Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janicas, Rita de Cassia Silva Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Narchi, Nádia Zanon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072
Resumo: Objetivo: comparar o desempenho clínico de discentes de Enfermagem em cenários de aprendizagem com e sem debriefing em um centro de simulação. Método: estudo longitudinal, prospectivo, de intervenção, randomizado em crossover, de abordagem quantitativa, do tipo antes e depois, com população composta por 120 discentes de Enfermagem dispostos aleatoriamente em grupo experimental e de controle. As fases da pesquisa incluíram ministração de aula teórica e prática demonstrativa sobre imunização infantil; primeiro exame de desempenho clínico, que serviu de medida basal; randomização; realização de cenários com debriefing pelo grupo experimental e sem debriefing pelo grupo-controle; segundo exame de desempenho clínico, de intervenção; troca de grupos ou crossover; terceiro exame de desempenho clínico. Resultados: constatou-se que o debriefing foi eficaz para melhorar a atuação dos alunos nos exames de desempenho clínico, pois houve melhora no desempenho do grupo experimental tanto em relação ao exame de medida basal quanto em comparação com o grupo controle no exame de desempenho pós-intervenção e no terceiro exame, após o crossover (p <0,001). Conclusão: o uso de cenários com debriefing constitui estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem.
id USP-38_892d55b77c20ecd9f7b9004e86de6cc2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184072
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefingEvaluation of nursing students’ learning using realistic scenarios with and without debriefingEvaluación del aprendizaje de estudiantes de enfermería utilizando escenarios realísticos con y sin debriefingNursing Education; Learning; Simulation Training; Debriefing; Educational Technology; Patient SimulationEducación en Enfermería; Aprendizaje; Entrenamiento de Simulación; Debriefing; Tecnología educativa; Simulación del PacienteEducação em Enfermagem; Aprendizagem; Treinamento de Simulação; Debriefing; Tecnologia Educacional; Simulação do Paciente Objetivo: comparar o desempenho clínico de discentes de Enfermagem em cenários de aprendizagem com e sem debriefing em um centro de simulação. Método: estudo longitudinal, prospectivo, de intervenção, randomizado em crossover, de abordagem quantitativa, do tipo antes e depois, com população composta por 120 discentes de Enfermagem dispostos aleatoriamente em grupo experimental e de controle. As fases da pesquisa incluíram ministração de aula teórica e prática demonstrativa sobre imunização infantil; primeiro exame de desempenho clínico, que serviu de medida basal; randomização; realização de cenários com debriefing pelo grupo experimental e sem debriefing pelo grupo-controle; segundo exame de desempenho clínico, de intervenção; troca de grupos ou crossover; terceiro exame de desempenho clínico. Resultados: constatou-se que o debriefing foi eficaz para melhorar a atuação dos alunos nos exames de desempenho clínico, pois houve melhora no desempenho do grupo experimental tanto em relação ao exame de medida basal quanto em comparação com o grupo controle no exame de desempenho pós-intervenção e no terceiro exame, após o crossover (p <0,001). Conclusão: o uso de cenários com debriefing constitui estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem. Objetivo: comparar el desempeño clínico de discentes de enfermería en escenarios de aprendizaje con y sin debriefing en un centro de simulación. Método: estudio longitudinal, prospectivo, de intervención, aleatorio en crossover, de enfoque cuantitativo, del tipo antes y después, con población compuesta por 120 discentes de enfermería dispuestos aleatoriamente en un grupo experimental y en un grupo control. Las etapas de la investigación incluyeron la impartición de clase teórica y práctica demostrativa acerca de la inmunización infantil; primer examen de desempeño clínico, que sirvió de medida basal; aleatorización; realización de escenarios con debriefing por el grupo experimental y sin debriefing por el grupo control; segundo examen de desempeño clínico, de intervención; grupos cruzados o crossover y, por último, tercer examen de desempeño clínico. Resultados: se constató que el debriefing fue eficaz para mejorar la actuación de los alumnos en los exámenes de desempeño clínico, ya que hubo mejora en el desempeño del grupo experimental tanto respecto al examen de medida basal como en comparación con el grupo control en el examen de desempeño posintervención y en el tercer examen, tras el crossover (p <0,001). Conclusión: el uso de escenarios con debriefing constituye una estrategia facilitadora del proceso enseñanza-aprendizaje durante el grado de enfermería. Objective: to compare the clinical performance of nursing students in learning scenarios with and without debriefing in a simulation center. Method: a longitudinal, prospective, interventional, crossover randomized study, with a quantitative approach and before-and-after type, with a population composed of 120 nursing students distributed randomly between experimental and control group. The study phases included theoretical and demonstrative practice on child immunization; first Clinical Performance Test, which served as baseline measurement; randomization; scenarios with debriefing for the experimental group and without debriefing for the control group, according to clinical performance/intervention examination; exchange of groups or crossover; third Clinical Performance Test. Results: debriefing was proven to be effective in improving the performance of the students in the clinical exams, because improvement in the performance of the experimental group both in relation to the baseline measurement examination and in comparison with the control group in the post-intervention performance examination and in the third examination, after crossover (p<0.001). Conclusion: the use of scenarios with debriefing constitutes a strategy facilitating the teaching-learning process in the undergraduate nursing course. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18407210.1590/1518-8345.2936.3187Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3187Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3187Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e31871518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072/170505https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072/170506https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072/170507Copyright (c) 2021 RLAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessJanicas, Rita de Cassia Silva Vieira Narchi, Nádia Zanon 2021-04-09T17:01:50Zoai:revistas.usp.br:article/184072Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-04-09T17:01:50Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing
Evaluation of nursing students’ learning using realistic scenarios with and without debriefing
Evaluación del aprendizaje de estudiantes de enfermería utilizando escenarios realísticos con y sin debriefing
title Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing
spellingShingle Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing
Janicas, Rita de Cassia Silva Vieira
Nursing Education; Learning; Simulation Training; Debriefing; Educational Technology; Patient Simulation
Educación en Enfermería; Aprendizaje; Entrenamiento de Simulación; Debriefing; Tecnología educativa; Simulación del Paciente
Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Treinamento de Simulação; Debriefing; Tecnologia Educacional; Simulação do Paciente
title_short Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing
title_full Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing
title_fullStr Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing
title_sort Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing
author Janicas, Rita de Cassia Silva Vieira
author_facet Janicas, Rita de Cassia Silva Vieira
Narchi, Nádia Zanon
author_role author
author2 Narchi, Nádia Zanon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janicas, Rita de Cassia Silva Vieira
Narchi, Nádia Zanon
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing Education; Learning; Simulation Training; Debriefing; Educational Technology; Patient Simulation
Educación en Enfermería; Aprendizaje; Entrenamiento de Simulación; Debriefing; Tecnología educativa; Simulación del Paciente
Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Treinamento de Simulação; Debriefing; Tecnologia Educacional; Simulação do Paciente
topic Nursing Education; Learning; Simulation Training; Debriefing; Educational Technology; Patient Simulation
Educación en Enfermería; Aprendizaje; Entrenamiento de Simulación; Debriefing; Tecnología educativa; Simulación del Paciente
Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Treinamento de Simulação; Debriefing; Tecnologia Educacional; Simulação do Paciente
description Objetivo: comparar o desempenho clínico de discentes de Enfermagem em cenários de aprendizagem com e sem debriefing em um centro de simulação. Método: estudo longitudinal, prospectivo, de intervenção, randomizado em crossover, de abordagem quantitativa, do tipo antes e depois, com população composta por 120 discentes de Enfermagem dispostos aleatoriamente em grupo experimental e de controle. As fases da pesquisa incluíram ministração de aula teórica e prática demonstrativa sobre imunização infantil; primeiro exame de desempenho clínico, que serviu de medida basal; randomização; realização de cenários com debriefing pelo grupo experimental e sem debriefing pelo grupo-controle; segundo exame de desempenho clínico, de intervenção; troca de grupos ou crossover; terceiro exame de desempenho clínico. Resultados: constatou-se que o debriefing foi eficaz para melhorar a atuação dos alunos nos exames de desempenho clínico, pois houve melhora no desempenho do grupo experimental tanto em relação ao exame de medida basal quanto em comparação com o grupo controle no exame de desempenho pós-intervenção e no terceiro exame, após o crossover (p <0,001). Conclusão: o uso de cenários com debriefing constitui estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072
10.1590/1518-8345.2936.3187
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.2936.3187
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072/170505
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072/170506
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072/170507
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 RLAE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 RLAE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3187
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3187
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3187
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222855080706048