Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072 |
Resumo: | Objetivo: comparar o desempenho clínico de discentes de Enfermagem em cenários de aprendizagem com e sem debriefing em um centro de simulação. Método: estudo longitudinal, prospectivo, de intervenção, randomizado em crossover, de abordagem quantitativa, do tipo antes e depois, com população composta por 120 discentes de Enfermagem dispostos aleatoriamente em grupo experimental e de controle. As fases da pesquisa incluíram ministração de aula teórica e prática demonstrativa sobre imunização infantil; primeiro exame de desempenho clínico, que serviu de medida basal; randomização; realização de cenários com debriefing pelo grupo experimental e sem debriefing pelo grupo-controle; segundo exame de desempenho clínico, de intervenção; troca de grupos ou crossover; terceiro exame de desempenho clínico. Resultados: constatou-se que o debriefing foi eficaz para melhorar a atuação dos alunos nos exames de desempenho clínico, pois houve melhora no desempenho do grupo experimental tanto em relação ao exame de medida basal quanto em comparação com o grupo controle no exame de desempenho pós-intervenção e no terceiro exame, após o crossover (p <0,001). Conclusão: o uso de cenários com debriefing constitui estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem. |
id |
USP-38_892d55b77c20ecd9f7b9004e86de6cc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/184072 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefingEvaluation of nursing students’ learning using realistic scenarios with and without debriefingEvaluación del aprendizaje de estudiantes de enfermería utilizando escenarios realísticos con y sin debriefingNursing Education; Learning; Simulation Training; Debriefing; Educational Technology; Patient SimulationEducación en Enfermería; Aprendizaje; Entrenamiento de Simulación; Debriefing; Tecnología educativa; Simulación del PacienteEducação em Enfermagem; Aprendizagem; Treinamento de Simulação; Debriefing; Tecnologia Educacional; Simulação do Paciente Objetivo: comparar o desempenho clínico de discentes de Enfermagem em cenários de aprendizagem com e sem debriefing em um centro de simulação. Método: estudo longitudinal, prospectivo, de intervenção, randomizado em crossover, de abordagem quantitativa, do tipo antes e depois, com população composta por 120 discentes de Enfermagem dispostos aleatoriamente em grupo experimental e de controle. As fases da pesquisa incluíram ministração de aula teórica e prática demonstrativa sobre imunização infantil; primeiro exame de desempenho clínico, que serviu de medida basal; randomização; realização de cenários com debriefing pelo grupo experimental e sem debriefing pelo grupo-controle; segundo exame de desempenho clínico, de intervenção; troca de grupos ou crossover; terceiro exame de desempenho clínico. Resultados: constatou-se que o debriefing foi eficaz para melhorar a atuação dos alunos nos exames de desempenho clínico, pois houve melhora no desempenho do grupo experimental tanto em relação ao exame de medida basal quanto em comparação com o grupo controle no exame de desempenho pós-intervenção e no terceiro exame, após o crossover (p <0,001). Conclusão: o uso de cenários com debriefing constitui estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem. Objetivo: comparar el desempeño clínico de discentes de enfermería en escenarios de aprendizaje con y sin debriefing en un centro de simulación. Método: estudio longitudinal, prospectivo, de intervención, aleatorio en crossover, de enfoque cuantitativo, del tipo antes y después, con población compuesta por 120 discentes de enfermería dispuestos aleatoriamente en un grupo experimental y en un grupo control. Las etapas de la investigación incluyeron la impartición de clase teórica y práctica demostrativa acerca de la inmunización infantil; primer examen de desempeño clínico, que sirvió de medida basal; aleatorización; realización de escenarios con debriefing por el grupo experimental y sin debriefing por el grupo control; segundo examen de desempeño clínico, de intervención; grupos cruzados o crossover y, por último, tercer examen de desempeño clínico. Resultados: se constató que el debriefing fue eficaz para mejorar la actuación de los alumnos en los exámenes de desempeño clínico, ya que hubo mejora en el desempeño del grupo experimental tanto respecto al examen de medida basal como en comparación con el grupo control en el examen de desempeño posintervención y en el tercer examen, tras el crossover (p <0,001). Conclusión: el uso de escenarios con debriefing constituye una estrategia facilitadora del proceso enseñanza-aprendizaje durante el grado de enfermería. Objective: to compare the clinical performance of nursing students in learning scenarios with and without debriefing in a simulation center. Method: a longitudinal, prospective, interventional, crossover randomized study, with a quantitative approach and before-and-after type, with a population composed of 120 nursing students distributed randomly between experimental and control group. The study phases included theoretical and demonstrative practice on child immunization; first Clinical Performance Test, which served as baseline measurement; randomization; scenarios with debriefing for the experimental group and without debriefing for the control group, according to clinical performance/intervention examination; exchange of groups or crossover; third Clinical Performance Test. Results: debriefing was proven to be effective in improving the performance of the students in the clinical exams, because improvement in the performance of the experimental group both in relation to the baseline measurement examination and in comparison with the control group in the post-intervention performance examination and in the third examination, after crossover (p<0.001). Conclusion: the use of scenarios with debriefing constitutes a strategy facilitating the teaching-learning process in the undergraduate nursing course. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18407210.1590/1518-8345.2936.3187Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3187Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3187Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e31871518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072/170505https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072/170506https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072/170507Copyright (c) 2021 RLAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessJanicas, Rita de Cassia Silva Vieira Narchi, Nádia Zanon 2021-04-09T17:01:50Zoai:revistas.usp.br:article/184072Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-04-09T17:01:50Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing Evaluation of nursing students’ learning using realistic scenarios with and without debriefing Evaluación del aprendizaje de estudiantes de enfermería utilizando escenarios realísticos con y sin debriefing |
title |
Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing Janicas, Rita de Cassia Silva Vieira Nursing Education; Learning; Simulation Training; Debriefing; Educational Technology; Patient Simulation Educación en Enfermería; Aprendizaje; Entrenamiento de Simulación; Debriefing; Tecnología educativa; Simulación del Paciente Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Treinamento de Simulação; Debriefing; Tecnologia Educacional; Simulação do Paciente |
title_short |
Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing |
title_full |
Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem utilizando-se cenários realísticos com e sem debriefing |
author |
Janicas, Rita de Cassia Silva Vieira |
author_facet |
Janicas, Rita de Cassia Silva Vieira Narchi, Nádia Zanon |
author_role |
author |
author2 |
Narchi, Nádia Zanon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janicas, Rita de Cassia Silva Vieira Narchi, Nádia Zanon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing Education; Learning; Simulation Training; Debriefing; Educational Technology; Patient Simulation Educación en Enfermería; Aprendizaje; Entrenamiento de Simulación; Debriefing; Tecnología educativa; Simulación del Paciente Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Treinamento de Simulação; Debriefing; Tecnologia Educacional; Simulação do Paciente |
topic |
Nursing Education; Learning; Simulation Training; Debriefing; Educational Technology; Patient Simulation Educación en Enfermería; Aprendizaje; Entrenamiento de Simulación; Debriefing; Tecnología educativa; Simulación del Paciente Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Treinamento de Simulação; Debriefing; Tecnologia Educacional; Simulação do Paciente |
description |
Objetivo: comparar o desempenho clínico de discentes de Enfermagem em cenários de aprendizagem com e sem debriefing em um centro de simulação. Método: estudo longitudinal, prospectivo, de intervenção, randomizado em crossover, de abordagem quantitativa, do tipo antes e depois, com população composta por 120 discentes de Enfermagem dispostos aleatoriamente em grupo experimental e de controle. As fases da pesquisa incluíram ministração de aula teórica e prática demonstrativa sobre imunização infantil; primeiro exame de desempenho clínico, que serviu de medida basal; randomização; realização de cenários com debriefing pelo grupo experimental e sem debriefing pelo grupo-controle; segundo exame de desempenho clínico, de intervenção; troca de grupos ou crossover; terceiro exame de desempenho clínico. Resultados: constatou-se que o debriefing foi eficaz para melhorar a atuação dos alunos nos exames de desempenho clínico, pois houve melhora no desempenho do grupo experimental tanto em relação ao exame de medida basal quanto em comparação com o grupo controle no exame de desempenho pós-intervenção e no terceiro exame, após o crossover (p <0,001). Conclusão: o uso de cenários com debriefing constitui estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072 10.1590/1518-8345.2936.3187 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.2936.3187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072/170505 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072/170506 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184072/170507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 RLAE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 RLAE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3187 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3187 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3187 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222855080706048 |