Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16047 |
Resumo: | Através de um instrumento de avaliação de conhecimentos, as autoras testaram a capacidade de compreensão e memorização de dez grupos de diabéticos atendidos por uma equipe multiprofissional que atua no ambulatório do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. A avaliação incluiu temas diversos que faziam parte das atividades do programa educacional. Somente um grupo de pacientes apresentou índices de acerto considerados adequados. Analisados individualmente, diabéticos jovens, motivados e com bom nível de compreensão obtiveram melhores resultados. Conclui-se que a avaliação possibilitou identificar pacientes que necessitam de reforços nas diversas áreas de conhecimento permitindo a programação de atividades específicas para os mesmos. |
id |
USP-38_8c87c1acf40b11759b64288a7855c584 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16047 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinarEvaluación de los conocimientos teóricos de los diabéticos en un programa interdisciplinarEvaluation of diabetes carriers theoretical knowledge in an interdisciplinary programdiabetesassessmentinterdisciplinaryeducationknowledgediabetesevaluacióneducaciónconocimientodiabetesavaliaçãointerdisciplinariedadeeducaçãoconhecimentoAtravés de um instrumento de avaliação de conhecimentos, as autoras testaram a capacidade de compreensão e memorização de dez grupos de diabéticos atendidos por uma equipe multiprofissional que atua no ambulatório do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. A avaliação incluiu temas diversos que faziam parte das atividades do programa educacional. Somente um grupo de pacientes apresentou índices de acerto considerados adequados. Analisados individualmente, diabéticos jovens, motivados e com bom nível de compreensão obtiveram melhores resultados. Conclui-se que a avaliação possibilitou identificar pacientes que necessitam de reforços nas diversas áreas de conhecimento permitindo a programação de atividades específicas para os mesmos.Using an instrument of evaluation of theoretical knowledge, the authors have assessed the capacity of understanding and memorizing often groups of diabetes' carriers that were being followed by a multiprofessional team from the ambulatory of the HURNP. The evaluation included the discussion of a variety of subjects which were part of the activities of an Educational Program. Only one group of patients showed a satisfactory performance. Individual analysis showed that young diabetes' carriers, that were motivated and had good level of understanding, had a better performance. It was concluded that the evaluation allows the selection of patients that need specific reinforcement and that a plan of activities can be elaborated according to the tested subjects.A través de un instrumento de evaluación, los autores testaron la comprensión y memorización de diez grupos de diabéticos atendidos por un equipo multiprofesional con, respecto a temas diversos con ellos discutidos durante las actividades de un programa educacional. Solamente un grupo de pacientes obtuvo índices de acierto considerados adecuados. Analizados individualmente diabéticos jóvenes, motivados y con buen nivel de comprensión alcanzaron mejores resultados. Se concluye que la evaluación permitió seleccionar pacientes a los cuales los refuerzos en las diversas áreas de conocimiento testadas deben ser planeadas.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1995-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1604710.1590/S0104-11691995000200011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 2 (1995); 145-164Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 2 (1995); 145-164Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 2 (1995); 145-1641518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16047/17617AImeida, Henriqueta Galvanin Guidio deTakahashi, Olga ChizueHaddad, Maria do Carmo LourençoGuariente, Helena Dantas de MenezesOliveira, Maria Leocádia deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T18:44:36Zoai:revistas.usp.br:article/16047Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T18:44:36Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar Evaluación de los conocimientos teóricos de los diabéticos en un programa interdisciplinar Evaluation of diabetes carriers theoretical knowledge in an interdisciplinary program |
title |
Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar |
spellingShingle |
Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar AImeida, Henriqueta Galvanin Guidio de diabetes assessment interdisciplinary education knowledge diabetes evaluación educación conocimiento diabetes avaliação interdisciplinariedade educação conhecimento |
title_short |
Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar |
title_full |
Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar |
title_fullStr |
Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar |
title_sort |
Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar |
author |
AImeida, Henriqueta Galvanin Guidio de |
author_facet |
AImeida, Henriqueta Galvanin Guidio de Takahashi, Olga Chizue Haddad, Maria do Carmo Lourenço Guariente, Helena Dantas de Menezes Oliveira, Maria Leocádia de |
author_role |
author |
author2 |
Takahashi, Olga Chizue Haddad, Maria do Carmo Lourenço Guariente, Helena Dantas de Menezes Oliveira, Maria Leocádia de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AImeida, Henriqueta Galvanin Guidio de Takahashi, Olga Chizue Haddad, Maria do Carmo Lourenço Guariente, Helena Dantas de Menezes Oliveira, Maria Leocádia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diabetes assessment interdisciplinary education knowledge diabetes evaluación educación conocimiento diabetes avaliação interdisciplinariedade educação conhecimento |
topic |
diabetes assessment interdisciplinary education knowledge diabetes evaluación educación conocimiento diabetes avaliação interdisciplinariedade educação conhecimento |
description |
Através de um instrumento de avaliação de conhecimentos, as autoras testaram a capacidade de compreensão e memorização de dez grupos de diabéticos atendidos por uma equipe multiprofissional que atua no ambulatório do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. A avaliação incluiu temas diversos que faziam parte das atividades do programa educacional. Somente um grupo de pacientes apresentou índices de acerto considerados adequados. Analisados individualmente, diabéticos jovens, motivados e com bom nível de compreensão obtiveram melhores resultados. Conclui-se que a avaliação possibilitou identificar pacientes que necessitam de reforços nas diversas áreas de conhecimento permitindo a programação de atividades específicas para os mesmos. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16047 10.1590/S0104-11691995000200011 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16047 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11691995000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16047/17617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 2 (1995); 145-164 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 2 (1995); 145-164 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 2 (1995); 145-164 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222846330339328 |