Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AImeida, Henriqueta Galvanin Guidio de
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Takahashi, Olga Chizue, Haddad, Maria do Carmo Lourenço, Guariente, Helena Dantas de Menezes, Oliveira, Maria Leocádia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16047
Resumo: Através de um instrumento de avaliação de conhecimentos, as autoras testaram a capacidade de compreensão e memorização de dez grupos de diabéticos atendidos por uma equipe multiprofissional que atua no ambulatório do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. A avaliação incluiu temas diversos que faziam parte das atividades do programa educacional. Somente um grupo de pacientes apresentou índices de acerto considerados adequados. Analisados individualmente, diabéticos jovens, motivados e com bom nível de compreensão obtiveram melhores resultados. Conclui-se que a avaliação possibilitou identificar pacientes que necessitam de reforços nas diversas áreas de conhecimento permitindo a programação de atividades específicas para os mesmos.
id USP-38_8c87c1acf40b11759b64288a7855c584
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16047
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinarEvaluación de los conocimientos teóricos de los diabéticos en un programa interdisciplinarEvaluation of diabetes carriers theoretical knowledge in an interdisciplinary programdiabetesassessmentinterdisciplinaryeducationknowledgediabetesevaluacióneducaciónconocimientodiabetesavaliaçãointerdisciplinariedadeeducaçãoconhecimentoAtravés de um instrumento de avaliação de conhecimentos, as autoras testaram a capacidade de compreensão e memorização de dez grupos de diabéticos atendidos por uma equipe multiprofissional que atua no ambulatório do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. A avaliação incluiu temas diversos que faziam parte das atividades do programa educacional. Somente um grupo de pacientes apresentou índices de acerto considerados adequados. Analisados individualmente, diabéticos jovens, motivados e com bom nível de compreensão obtiveram melhores resultados. Conclui-se que a avaliação possibilitou identificar pacientes que necessitam de reforços nas diversas áreas de conhecimento permitindo a programação de atividades específicas para os mesmos.Using an instrument of evaluation of theoretical knowledge, the authors have assessed the capacity of understanding and memorizing often groups of diabetes' carriers that were being followed by a multiprofessional team from the ambulatory of the HURNP. The evaluation included the discussion of a variety of subjects which were part of the activities of an Educational Program. Only one group of patients showed a satisfactory performance. Individual analysis showed that young diabetes' carriers, that were motivated and had good level of understanding, had a better performance. It was concluded that the evaluation allows the selection of patients that need specific reinforcement and that a plan of activities can be elaborated according to the tested subjects.A través de un instrumento de evaluación, los autores testaron la comprensión y memorización de diez grupos de diabéticos atendidos por un equipo multiprofesional con, respecto a temas diversos con ellos discutidos durante las actividades de un programa educacional. Solamente un grupo de pacientes obtuvo índices de acierto considerados adecuados. Analizados individualmente diabéticos jóvenes, motivados y con buen nivel de comprensión alcanzaron mejores resultados. Se concluye que la evaluación permitió seleccionar pacientes a los cuales los refuerzos en las diversas áreas de conocimiento testadas deben ser planeadas.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1995-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1604710.1590/S0104-11691995000200011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 2 (1995); 145-164Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 2 (1995); 145-164Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 2 (1995); 145-1641518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16047/17617AImeida, Henriqueta Galvanin Guidio deTakahashi, Olga ChizueHaddad, Maria do Carmo LourençoGuariente, Helena Dantas de MenezesOliveira, Maria Leocádia deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T18:44:36Zoai:revistas.usp.br:article/16047Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T18:44:36Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar
Evaluación de los conocimientos teóricos de los diabéticos en un programa interdisciplinar
Evaluation of diabetes carriers theoretical knowledge in an interdisciplinary program
title Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar
spellingShingle Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar
AImeida, Henriqueta Galvanin Guidio de
diabetes
assessment
interdisciplinary
education
knowledge
diabetes
evaluación
educación
conocimiento
diabetes
avaliação
interdisciplinariedade
educação
conhecimento
title_short Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar
title_full Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar
title_fullStr Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar
title_full_unstemmed Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar
title_sort Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar
author AImeida, Henriqueta Galvanin Guidio de
author_facet AImeida, Henriqueta Galvanin Guidio de
Takahashi, Olga Chizue
Haddad, Maria do Carmo Lourenço
Guariente, Helena Dantas de Menezes
Oliveira, Maria Leocádia de
author_role author
author2 Takahashi, Olga Chizue
Haddad, Maria do Carmo Lourenço
Guariente, Helena Dantas de Menezes
Oliveira, Maria Leocádia de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv AImeida, Henriqueta Galvanin Guidio de
Takahashi, Olga Chizue
Haddad, Maria do Carmo Lourenço
Guariente, Helena Dantas de Menezes
Oliveira, Maria Leocádia de
dc.subject.por.fl_str_mv diabetes
assessment
interdisciplinary
education
knowledge
diabetes
evaluación
educación
conocimiento
diabetes
avaliação
interdisciplinariedade
educação
conhecimento
topic diabetes
assessment
interdisciplinary
education
knowledge
diabetes
evaluación
educación
conocimiento
diabetes
avaliação
interdisciplinariedade
educação
conhecimento
description Através de um instrumento de avaliação de conhecimentos, as autoras testaram a capacidade de compreensão e memorização de dez grupos de diabéticos atendidos por uma equipe multiprofissional que atua no ambulatório do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. A avaliação incluiu temas diversos que faziam parte das atividades do programa educacional. Somente um grupo de pacientes apresentou índices de acerto considerados adequados. Analisados individualmente, diabéticos jovens, motivados e com bom nível de compreensão obtiveram melhores resultados. Conclui-se que a avaliação possibilitou identificar pacientes que necessitam de reforços nas diversas áreas de conhecimento permitindo a programação de atividades específicas para os mesmos.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16047
10.1590/S0104-11691995000200011
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16047
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691995000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16047/17617
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 3 n. 2 (1995); 145-164
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 Núm. 2 (1995); 145-164
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 3 No. 2 (1995); 145-164
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222846330339328