Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nietsche, Elisabeta Albertina
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Backes, Vânia Marli Schubert, Colomé, Clara Leonida Marques, Ceratti, Rodrigo do Nascimento, Ferraz, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2091
Resumo: Estudo realizado com os docentes de dezesseis Cursos de Enfermagem das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, com objetivo de identificar as tecnologias assistenciais, educacionais e gerenciais que vêm sendo utilizadas e/ou produzidas em sua práxis profissional nas disciplinas profissionalizantes. Este texto apresenta um recorte da investigação realizada e centra-se nas concepções das diferentes tipologias de tecnologias abordadas pelos docentes. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas fechadas e abertas e, após, foram categorizados e analisados, apoiados nos referenciais metodológicos de análise de conteúdo. Ficou evidenciado que a maioria dos docentes apresentou concepção conceitual restrita a respeito da temática, manifestando dificuldades para produção e utilização de tecnologias e sugerindo formas de assessoramento para suprir as dificuldades na perspectiva de melhoria da práxis profissional.
id USP-38_937a879e7f5f6415973b222871ad94f4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2091
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagemTecnologías educacionales, asistenciales y gerenciales: una reflexión a partir de la concepción de los docentes de enfermeríaEducation, care and management technologies: a reflection based on nursing teachers' conceptiontecnologiaenfermagemeducaçãotecnologia educacionaltecnologíaenfermeríaeducacióntecnología educacionaltechnologynursingeducationeducational technologyEstudo realizado com os docentes de dezesseis Cursos de Enfermagem das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, com objetivo de identificar as tecnologias assistenciais, educacionais e gerenciais que vêm sendo utilizadas e/ou produzidas em sua práxis profissional nas disciplinas profissionalizantes. Este texto apresenta um recorte da investigação realizada e centra-se nas concepções das diferentes tipologias de tecnologias abordadas pelos docentes. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas fechadas e abertas e, após, foram categorizados e analisados, apoiados nos referenciais metodológicos de análise de conteúdo. Ficou evidenciado que a maioria dos docentes apresentou concepção conceitual restrita a respeito da temática, manifestando dificuldades para produção e utilização de tecnologias e sugerindo formas de assessoramento para suprir as dificuldades na perspectiva de melhoria da práxis profissional.This study involved the teachers of sixteen Nursing Courses at Higher Education Institutions in the State of Rio Grande do Sul and aimed to identify the care, education and management technologies that are used and/or produced in their professional praxis in professionalizing subjects. This text presents a research extract and focuses on the conceptions about the different types of technologies the teachers approached. Data were collected through a questionnaire with closed and open questions and later analyzed according to the methodological framework of content analysis. The study revealed that most teachers presented a restricted concept of the theme, manifesting difficulties for technology use and production and suggesting ways of support to overcome these difficulties, with a view to improving professional praxis.Este estudio fue realizado con los docentes de dieciséis Cursos de Enfermería de las Instituciones de Enseñanza Superior del Estado de Rio Grande do Sul, con objeto de identificar las tecnologías asistenciales, educacionales y gerenciales que han sido usadas y/o producidas en su praxis profesional en las disciplinas profesionalizantes. Este texto presenta un recorte de la investigación realizada y enfoca las concepciones de las diferentes tipologías de tecnologías aproximadas por los docentes. Los datos fueron colectados a través de un cuestionario con preguntas cerradas y abiertas y después analizados, con base en los referenciales metodológicos de análisis de contenido. El estudio evidenció que la mayoría de los docentes presentó una concepción restricta respecto a la temática, manifestando dificultades para la producción y utilización de tecnologías y sugiriendo formas de asesoramiento para suplir las dificultades en la perspectiva de mejorar la praxis profesional.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/209110.1590/S0104-11692005000300009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 3 (2005); 344-352Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 3 (2005); 344-352Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 3 (2005); 344-3521518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2091/2177Nietsche, Elisabeta AlbertinaBackes, Vânia Marli SchubertColomé, Clara Leonida MarquesCeratti, Rodrigo do NascimentoFerraz, Fabianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:39:00Zoai:revistas.usp.br:article/2091Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:39Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem
Tecnologías educacionales, asistenciales y gerenciales: una reflexión a partir de la concepción de los docentes de enfermería
Education, care and management technologies: a reflection based on nursing teachers' conception
title Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem
spellingShingle Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem
Nietsche, Elisabeta Albertina
tecnologia
enfermagem
educação
tecnologia educacional
tecnología
enfermería
educación
tecnología educacional
technology
nursing
education
educational technology
title_short Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem
title_full Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem
title_fullStr Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem
title_full_unstemmed Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem
title_sort Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem
author Nietsche, Elisabeta Albertina
author_facet Nietsche, Elisabeta Albertina
Backes, Vânia Marli Schubert
Colomé, Clara Leonida Marques
Ceratti, Rodrigo do Nascimento
Ferraz, Fabiane
author_role author
author2 Backes, Vânia Marli Schubert
Colomé, Clara Leonida Marques
Ceratti, Rodrigo do Nascimento
Ferraz, Fabiane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nietsche, Elisabeta Albertina
Backes, Vânia Marli Schubert
Colomé, Clara Leonida Marques
Ceratti, Rodrigo do Nascimento
Ferraz, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia
enfermagem
educação
tecnologia educacional
tecnología
enfermería
educación
tecnología educacional
technology
nursing
education
educational technology
topic tecnologia
enfermagem
educação
tecnologia educacional
tecnología
enfermería
educación
tecnología educacional
technology
nursing
education
educational technology
description Estudo realizado com os docentes de dezesseis Cursos de Enfermagem das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, com objetivo de identificar as tecnologias assistenciais, educacionais e gerenciais que vêm sendo utilizadas e/ou produzidas em sua práxis profissional nas disciplinas profissionalizantes. Este texto apresenta um recorte da investigação realizada e centra-se nas concepções das diferentes tipologias de tecnologias abordadas pelos docentes. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas fechadas e abertas e, após, foram categorizados e analisados, apoiados nos referenciais metodológicos de análise de conteúdo. Ficou evidenciado que a maioria dos docentes apresentou concepção conceitual restrita a respeito da temática, manifestando dificuldades para produção e utilização de tecnologias e sugerindo formas de assessoramento para suprir as dificuldades na perspectiva de melhoria da práxis profissional.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2091
10.1590/S0104-11692005000300009
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2091
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692005000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2091/2177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 3 (2005); 344-352
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 3 (2005); 344-352
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 3 (2005); 344-352
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222840657543168