Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogo, Ana Luisa Petersen
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pedro, Eva Néri Rubim, Silva, Ana Paula Scheffer Schell da, Alves, Elcilene Andreine Terra Durgante, Valli, Gabriela Petró
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109037
Resumo: Estudo exploratório quantitativo que teve como objetivo descrever a utilização de tecnologias educacionais digitais (TED) no ensino de enfermagem em Instituições de Ensino Superior (IES). Amostra constituída por dez coordenadores e 55 professores de cursos de Enfermagem do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que houve apoio para desenvolvimento de TED em 90% das Instituições, das quais 77,8% têm setores especializados na produção de material. Três (30%) cursos de graduação oferecem disciplina a distância e 47,3% dos professores fizeram curso de qualificação. O recurso mais usado pelos professores em aula é o vídeo (82,4%). Concluiu-se que as IES oferecem infraestrutura tecnológica e/ou pedagógica para o atendimento da demanda crescente no uso da informática no ensino, no entanto, ações em educação a distância ainda são limitadas no ensino da Enfermagem, destacando o uso das TED no ensino presencial.
id UFRGS-2_109ae4f42de1828593a9d629394e9ded
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109037
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cogo, Ana Luisa PetersenPedro, Eva Néri RubimSilva, Ana Paula Scheffer Schell daAlves, Elcilene Andreine Terra DurganteValli, Gabriela Petró2015-01-17T02:14:22Z20130717-2079http://hdl.handle.net/10183/109037000916659Estudo exploratório quantitativo que teve como objetivo descrever a utilização de tecnologias educacionais digitais (TED) no ensino de enfermagem em Instituições de Ensino Superior (IES). Amostra constituída por dez coordenadores e 55 professores de cursos de Enfermagem do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que houve apoio para desenvolvimento de TED em 90% das Instituições, das quais 77,8% têm setores especializados na produção de material. Três (30%) cursos de graduação oferecem disciplina a distância e 47,3% dos professores fizeram curso de qualificação. O recurso mais usado pelos professores em aula é o vídeo (82,4%). Concluiu-se que as IES oferecem infraestrutura tecnológica e/ou pedagógica para o atendimento da demanda crescente no uso da informática no ensino, no entanto, ações em educação a distância ainda são limitadas no ensino da Enfermagem, destacando o uso das TED no ensino presencial.Quantitative exploratory study aimed to describe the use of digital educational technologies (DET) on nursing education in Under Graduation Institutions (UGI). Sample constituted of ten coordinators and 55 teachers of Nursing Courses in the State of Rio Grande do Sul. Data were analyzed using descriptive statistics. The results showed that there was support for development of DET in 90% of the Institutions, of which 77.8% have specialized sectors in the production of material. Three (30%) under graduation programs offer distance courses and 47.3% of the teachers have qualification course. The feature most used by teachers in class is the video (82.4%). It was concluded that UGI offer technological infrastructure and/or pedagogic to meet the growing demand in the use of computers in teaching, however, actions in education at distance are still limited in the teaching of nursing, highlighting the use of DET in classroom teaching.Estudio exploratorio cuantitativo cuyo objetivo fue describir la utilización de tecnologías educacionales digitales (TED) en la enseñanza de Enfermería en Instituciones de Educación Superior (IES). Muestra constituida por diez coordinadores y 55 profesores de cursos de Enfermería del Estado de Rio Grande do Sul. Los datos fueron analizados utilizando estadística descriptiva. Los resultados muestran que hubo apoyo para desarrollo de TED en 90% de las Instituciones, de las cuales 77,8% tienen sectores especializados en la producción de material. Tres (30%) cursos de graduación ofrecen asignaturas a distancia y 47,3% de los profesores hicieron curso de cualificación. El recurso más usado por los profesores en clase es el vídeo (82,4%). Se concluyó que las IES ofrecen infraestructura tecnológica y/o pedagógica para atender la demanda creciente en el uso de la informática en la enseñanza, sin embargo, acciones en educación a distancia aún son limitadas en la enseñanza de la Enfermería, destacando el uso de las TED en la enseñanza presencial.application/pdfporCiencia y Enfermeria. Concepción. Vol. 19, n. 3 (2013), p. 21-29Educação em enfermagemEnsino a distânciaTecnologia educacionalEducationNursingEducational technologyEducationDistanceInternetEducación en EnfermeríaTecnología educacionalEducación a distanciaInternetUtilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagemUse of digital educational technologies in nursing education, The Utilización de tecnologías educacionales digitales en la enseñanza de enfermería Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916659.pdf000916659.pdfTexto completoapplication/pdf118171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109037/1/000916659.pdf6cf78102d2893dfba94d51be873722aaMD51TEXT000916659.pdf.txt000916659.pdf.txtExtracted Texttext/plain27629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109037/2/000916659.pdf.txt091a94f28fbf320064959aa16346f3ffMD52THUMBNAIL000916659.pdf.jpg000916659.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109037/3/000916659.pdf.jpgdfd86e4733ba95be6b344f770fc36b02MD5310183/1090372021-12-06 05:37:27.710137oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109037Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:37:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Use of digital educational technologies in nursing education, The
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Utilización de tecnologías educacionales digitales en la enseñanza de enfermería
title Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem
spellingShingle Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem
Cogo, Ana Luisa Petersen
Educação em enfermagem
Ensino a distância
Tecnologia educacional
Education
Nursing
Educational technology
Education
Distance
Internet
Educación en Enfermería
Tecnología educacional
Educación a distancia
Internet
title_short Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem
title_full Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem
title_fullStr Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem
title_full_unstemmed Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem
title_sort Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem
author Cogo, Ana Luisa Petersen
author_facet Cogo, Ana Luisa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Alves, Elcilene Andreine Terra Durgante
Valli, Gabriela Petró
author_role author
author2 Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Alves, Elcilene Andreine Terra Durgante
Valli, Gabriela Petró
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Alves, Elcilene Andreine Terra Durgante
Valli, Gabriela Petró
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Ensino a distância
Tecnologia educacional
topic Educação em enfermagem
Ensino a distância
Tecnologia educacional
Education
Nursing
Educational technology
Education
Distance
Internet
Educación en Enfermería
Tecnología educacional
Educación a distancia
Internet
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Nursing
Educational technology
Education
Distance
Internet
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en Enfermería
Tecnología educacional
Educación a distancia
Internet
description Estudo exploratório quantitativo que teve como objetivo descrever a utilização de tecnologias educacionais digitais (TED) no ensino de enfermagem em Instituições de Ensino Superior (IES). Amostra constituída por dez coordenadores e 55 professores de cursos de Enfermagem do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que houve apoio para desenvolvimento de TED em 90% das Instituições, das quais 77,8% têm setores especializados na produção de material. Três (30%) cursos de graduação oferecem disciplina a distância e 47,3% dos professores fizeram curso de qualificação. O recurso mais usado pelos professores em aula é o vídeo (82,4%). Concluiu-se que as IES oferecem infraestrutura tecnológica e/ou pedagógica para o atendimento da demanda crescente no uso da informática no ensino, no entanto, ações em educação a distância ainda são limitadas no ensino da Enfermagem, destacando o uso das TED no ensino presencial.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-17T02:14:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109037
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0717-2079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916659
identifier_str_mv 0717-2079
000916659
url http://hdl.handle.net/10183/109037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciencia y Enfermeria. Concepción. Vol. 19, n. 3 (2013), p. 21-29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109037/1/000916659.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109037/2/000916659.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109037/3/000916659.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6cf78102d2893dfba94d51be873722aa
091a94f28fbf320064959aa16346f3ff
dfd86e4733ba95be6b344f770fc36b02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224862835933184