Os principios do Sistema Unico de Saude estudados a partir da analise de similitude
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76070 |
Resumo: | OBJETIVOS: analisar e comparar a incorporação dos princípios ético-doutrinários e organizativos nas representações sociais do Sistema Único de Saúde, entre profissionais de saúde. MÉTODO: estudo fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado com 125 sujeitos, em oito instituições de saúde do Rio de Janeiro. Aplicou-se a Técnica de Evocações Livres ao termo indutor "SUS", sendo essas analisadas com as técnicas do Quadro de Quatro Casas e análise de similitude. RESULTADOS: identificou-se que as representações sociais dos profissionais variam segundo o nível de escolaridade e que aqueles de nível superior representam um subgrupo responsável pelo processo de mudança representacional identificado. Tal resultado pôde ser confirmado através da análise de similitude. CONCLUSÃO: existe um processo de mudança representacional em curso, no qual se verificou que os profissionais incorporaram os princípios do SUS nas suas construções simbólicas. A análise de similitude se mostrou uma técnica proveitosa para a pesquisa em enfermagem. |
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Os principios do Sistema Unico de Saude estudados a partir da analise de similitude Los principios del Sistema Unico de la Salud Brasileno estudiados a partir del analisis de similitud The principles of the Brazilian Unified Health System, studied based on similitude analysis OBJETIVOS: analisar e comparar a incorporação dos princípios ético-doutrinários e organizativos nas representações sociais do Sistema Único de Saúde, entre profissionais de saúde. MÉTODO: estudo fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado com 125 sujeitos, em oito instituições de saúde do Rio de Janeiro. Aplicou-se a Técnica de Evocações Livres ao termo indutor "SUS", sendo essas analisadas com as técnicas do Quadro de Quatro Casas e análise de similitude. RESULTADOS: identificou-se que as representações sociais dos profissionais variam segundo o nível de escolaridade e que aqueles de nível superior representam um subgrupo responsável pelo processo de mudança representacional identificado. Tal resultado pôde ser confirmado através da análise de similitude. CONCLUSÃO: existe um processo de mudança representacional em curso, no qual se verificou que os profissionais incorporaram os princípios do SUS nas suas construções simbólicas. A análise de similitude se mostrou uma técnica proveitosa para a pesquisa em enfermagem. OBJECTIVES: to analyze and compare the incorporation of the ethical-doctrinal and organizational principles into the social representations of the Unified Health System (SUS) among health professionals. METHOD: a study grounded in Social Representations Theory, undertaken with 125 subjects, in eight health institutions in Rio de Janeiro. The free word association technique was applied to the induction term "SUS", the words evoked being analyzed using the techniques of the Vergès matrix and similitude analysis. RESULTS: it was identified that the professionals' social representations vary depending on their level of education, and that those with higher education represent a subgroup responsible for the process of representational change identified. This result was confirmed through similitude analysis. CONCLUSION: a process of representational change is ongoing, in which it was ascertained that the professionals incorporated the principles of the SUS into their symbolic constructions. The similitude analysis was shown to be a fruitful technique for research in nursing. OBJETIVOS: analizar y comparar la incorporación de principios éticos doctrinarios y organizativos en las representaciones sociales del Sistema Único de Salud (SUS), entre profesionales de la salud. MÉTODO: se trata de estudio fundamentado en la Teoría de las Representaciones Sociales, realizado con 125 sujetos, en ocho instituciones de salud de Rio de Janeiro. Se aplicó la Técnica de Evocaciones Libres al término inductor "SUS", siendo estas analizadas con las técnicas del Cuadro de Cuatro Casas y el análisis de similitud. RESULTADOS: se identificó que las representaciones sociales de los profesionales varían según el nivel de escolaridad y que aquellos de nivel superior representan un subgrupo responsable por el proceso de cambio de representación identificado. Este resultado puede ser confirmado a través del análisis de similitud. CONCLUSIÓN: existe un proceso de cambio de representación en curso en el cual se verificó que los profesionales incorporaron los principios del SUS en sus construcciones simbólicas. El análisis de similitud se mostró una técnica provechosa para la investigación en enfermería. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/7607010.1590/0104-1169.2925.2395Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 22 n. 1 (2014); 59-67Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 Núm. 1 (2014); 59-67Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 No. 1 (2014); 59-671518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76070/79796https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76070/79797https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76070/79798Pontes, Ana Paula Munhen de Oliveira, Denize Cristina de Gomes, Antonio Marcos Tosoli info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-10T18:53:40Zoai:revistas.usp.br:article/76070Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2014-03-10T18:53:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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