Educational intervention performed by nurses for blood pressure control: a systematic review with meta-analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Lariza Martins
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Guedes, Maria Vilaní Cavalcante, Borges, José Wicto Pereira, Silva, Grazielle Roberta Freitas da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212087
Resumo: Objetivo: avaliar o efeito da intervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial em pessoas com hipertensão arterial, comparada com cuidado habitual. Método: revisão sistemática com metanálise de ensaios clínicos randomizados realizada em seis bases de dados. Foram incluídos estudos em que a intervenção educativa foi realizada pelo enfermeiro à pessoa com hipertensão arterial. O risco de viés foi avaliado pela Risk of Bias Tool, a metanálise no software Review Manager e a certeza da evidência no sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Resultados: foram encontrados 1692 estudos, revisados por pares, e oito artigos foram incluídos na metanálise. A metanálise foi calculada para o desfecho pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, em subgrupo por tempo e por tipo de execução da intervenção. Para a intervenção educativa presencial, realizada de modo individual combinada com atividade de grupo, a estimativa de efeito foi de -12.41 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -16.91 a -7.91, p<0.00001) para pressão arterial sistólica e -5.40 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -7.98 a -2.82, p<0.0001) para pressão arterial diastólica, com certeza da evidência alta. Conclusão: a intervenção educativa realizada pelo enfermeiro, de modo individual combinada com atividade de grupo, apresenta efeito clínico e estatisticamente significativo. Registro PROSPERO: CRD42021282707.
id USP-38_a1fa2c1d3af06543570dbfba99a3719b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/212087
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Educational intervention performed by nurses for blood pressure control: a systematic review with meta-analysisIntervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial: revisão sistemática com metanáliseIntervención educativa realizada por enfermeros para el control de la presión arterial: revisión sistemática con metaanálisisHypertension; Nursing; Health Education; Primary Health Care; Systematic Review; Meta-AnalysisHipertensión; Enfermería; Educación para la Salud; Atención Primaria de Salud; Revisión Sistemática; MetaanálisisHipertensão; Enfermagem; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Revisão Sistemática; MetanáliseObjetivo: avaliar o efeito da intervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial em pessoas com hipertensão arterial, comparada com cuidado habitual. Método: revisão sistemática com metanálise de ensaios clínicos randomizados realizada em seis bases de dados. Foram incluídos estudos em que a intervenção educativa foi realizada pelo enfermeiro à pessoa com hipertensão arterial. O risco de viés foi avaliado pela Risk of Bias Tool, a metanálise no software Review Manager e a certeza da evidência no sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Resultados: foram encontrados 1692 estudos, revisados por pares, e oito artigos foram incluídos na metanálise. A metanálise foi calculada para o desfecho pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, em subgrupo por tempo e por tipo de execução da intervenção. Para a intervenção educativa presencial, realizada de modo individual combinada com atividade de grupo, a estimativa de efeito foi de -12.41 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -16.91 a -7.91, p<0.00001) para pressão arterial sistólica e -5.40 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -7.98 a -2.82, p<0.0001) para pressão arterial diastólica, com certeza da evidência alta. Conclusão: a intervenção educativa realizada pelo enfermeiro, de modo individual combinada com atividade de grupo, apresenta efeito clínico e estatisticamente significativo. Registro PROSPERO: CRD42021282707.Objetivo: evaluar el efecto de la intervención educativa que realizan los enfermeros para controlar la presión arterial en personas con hipertensión arterial, en comparación con los cuidados habituales. Método: revisión sistemática con metaanálisis de ensayos clínicos aleatorizados realizada en seis bases de datos. Se incluyeron estudios en los cuales el enfermero llevó a cabo la intervención educativa en la persona con hipertensión arterial. El riesgo de sesgo se evaluó mediante la herramienta Risk of Bias Tool, el metaanálisis se hizo utilizando el software Review Manager y la certeza de la evidencia se calculó usando el sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Resultados: se encontraron 1692 estudios revisados por pares y se incluyeron ocho artículos en el metaanálisis. El metaanálisis se calculó para el resultado presión arterial sistólica y presión arterial diastólica, subagrupados por tiempo y tipo de implementación de la intervención. Para la intervención educativa presencial, realizada d forma individual combinada con actividad grupal, la estimativa del efecto fue -12,41 mmHg (Intervalo de Confianza 95%, -16,91 a -7,91, p<0,00001) para la presión sistólica y -5,40 mmHg (Intervalo 95% Confianza, -7,98 a -2,82, p<0,0001) para la presión diastólica, con certeza de evidencia alta. Conclusión: a intervención educativa realizada por el enfermero, de forma individual combinada con la actividad grupal, tiene efecto clínico y estadísticamente significativo. Registro PROSPERO: CRD42021282707.Objective: to assess the effect of an educational intervention performed by nurses for blood pressure control in people with arterial hypertension, when compared to usual care. Method: a systematic review with meta-analysis of randomized clinical trials, conducted in six databases. The studies included were those in which an educational intervention was performed by nurses on people with arterial hypertension. The risk of bias was assessed by means of the Risk of Bias Tool, the meta-analysis was performed in the Review Manager software and certainty of the evidence was calculated in the Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation system. Results: a total of 1,692 studies were found, which were peer-reviewed, including eight of them in the meta-analysis. The meta-analysis was calculated for the “systolic blood pressure” and diastolic blood pressure” outcomes, in subgroups by time and by intervention performance type. For the in-person educational intervention, performed individually combined with a group activity, the effect estimate was -12.41 mmHg (95% Confidence Interval: from -16.91 to -7.91, p<0,00001) for systolic pressure and -5.40 mmHg (95% Confidence Interval: from -7.98 to -2.82, p<0,00001) for diastolic pressure, with high certainty of evidence. Conclusion: the educational intervention performed by nurses, individually and combined with a group activity, presents a statistically significant clinical effect. PROSPERO registration No.: CRD42021282707.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2023-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/21208710.1590/1518-8345.6648.3931Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3931Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3931Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e39311518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212087/194233https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212087/194234https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212087/194235https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Lariza Martins Guedes, Maria Vilaní Cavalcante Borges, José Wicto Pereira Silva, Grazielle Roberta Freitas da 2023-05-16T13:33:24Zoai:revistas.usp.br:article/212087Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2023-05-16T13:33:24Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educational intervention performed by nurses for blood pressure control: a systematic review with meta-analysis
Intervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial: revisão sistemática com metanálise
Intervención educativa realizada por enfermeros para el control de la presión arterial: revisión sistemática con metaanálisis
title Educational intervention performed by nurses for blood pressure control: a systematic review with meta-analysis
spellingShingle Educational intervention performed by nurses for blood pressure control: a systematic review with meta-analysis
Falcão, Lariza Martins
Hypertension; Nursing; Health Education; Primary Health Care; Systematic Review; Meta-Analysis
Hipertensión; Enfermería; Educación para la Salud; Atención Primaria de Salud; Revisión Sistemática; Metaanálisis
Hipertensão; Enfermagem; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Revisão Sistemática; Metanálise
title_short Educational intervention performed by nurses for blood pressure control: a systematic review with meta-analysis
title_full Educational intervention performed by nurses for blood pressure control: a systematic review with meta-analysis
title_fullStr Educational intervention performed by nurses for blood pressure control: a systematic review with meta-analysis
title_full_unstemmed Educational intervention performed by nurses for blood pressure control: a systematic review with meta-analysis
title_sort Educational intervention performed by nurses for blood pressure control: a systematic review with meta-analysis
author Falcão, Lariza Martins
author_facet Falcão, Lariza Martins
Guedes, Maria Vilaní Cavalcante
Borges, José Wicto Pereira
Silva, Grazielle Roberta Freitas da
author_role author
author2 Guedes, Maria Vilaní Cavalcante
Borges, José Wicto Pereira
Silva, Grazielle Roberta Freitas da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Lariza Martins
Guedes, Maria Vilaní Cavalcante
Borges, José Wicto Pereira
Silva, Grazielle Roberta Freitas da
dc.subject.por.fl_str_mv Hypertension; Nursing; Health Education; Primary Health Care; Systematic Review; Meta-Analysis
Hipertensión; Enfermería; Educación para la Salud; Atención Primaria de Salud; Revisión Sistemática; Metaanálisis
Hipertensão; Enfermagem; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Revisão Sistemática; Metanálise
topic Hypertension; Nursing; Health Education; Primary Health Care; Systematic Review; Meta-Analysis
Hipertensión; Enfermería; Educación para la Salud; Atención Primaria de Salud; Revisión Sistemática; Metaanálisis
Hipertensão; Enfermagem; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Revisão Sistemática; Metanálise
description Objetivo: avaliar o efeito da intervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial em pessoas com hipertensão arterial, comparada com cuidado habitual. Método: revisão sistemática com metanálise de ensaios clínicos randomizados realizada em seis bases de dados. Foram incluídos estudos em que a intervenção educativa foi realizada pelo enfermeiro à pessoa com hipertensão arterial. O risco de viés foi avaliado pela Risk of Bias Tool, a metanálise no software Review Manager e a certeza da evidência no sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Resultados: foram encontrados 1692 estudos, revisados por pares, e oito artigos foram incluídos na metanálise. A metanálise foi calculada para o desfecho pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, em subgrupo por tempo e por tipo de execução da intervenção. Para a intervenção educativa presencial, realizada de modo individual combinada com atividade de grupo, a estimativa de efeito foi de -12.41 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -16.91 a -7.91, p<0.00001) para pressão arterial sistólica e -5.40 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -7.98 a -2.82, p<0.0001) para pressão arterial diastólica, com certeza da evidência alta. Conclusão: a intervenção educativa realizada pelo enfermeiro, de modo individual combinada com atividade de grupo, apresenta efeito clínico e estatisticamente significativo. Registro PROSPERO: CRD42021282707.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212087
10.1590/1518-8345.6648.3931
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212087
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.6648.3931
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212087/194233
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212087/194234
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212087/194235
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3931
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3931
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3931
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222857531228160