O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1354 |
Resumo: | As autoras tiveram como objetivo conhecer a percepção sobre criança, de alunas do 4º semestre de graduação em enfermagem de uma Universidade Pública Brasileira. Para tanto solicitaram às alunas que escrevessem acerca de sua percepção sobre crianças, no primeiro e último dias de atividades acadêmicas na disciplina de Enfermagem Pediátrica. Utilizando a abordagem qualitativa, analisaram os relatos, identificando os seguintes núcleos temáticos: "ser pequeno, frágil e inocente", "ser humano cidadão", "ser humano em fase de desenvolvimento", "ser que se diverte", "O ambiente e a formação da criança" e a "interação da criança com o adulto". Os resultados mostram que, inicialmente, as alunas percebiam a criança como ser frágil, imaturo e despreparado para enfrentar a vida, necessitando da proteção do adulto. Ao final da disciplina passam a ver a criança como um ser em fase de desenvolvimento, como cidadão e com os mesmos direitos do adulto. |
id |
USP-38_a32972fd64c2f57831d9fe39b7897740 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1354 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagemEl ser niño: percepción de alumnas de un curso de pregrado de enfermeríaPerception of children by nursing undergraduate studentspercepção de criançaalunas de enfermagempercepción del niñoalumnas de enfermeríaperception of childrennursing studentsAs autoras tiveram como objetivo conhecer a percepção sobre criança, de alunas do 4º semestre de graduação em enfermagem de uma Universidade Pública Brasileira. Para tanto solicitaram às alunas que escrevessem acerca de sua percepção sobre crianças, no primeiro e último dias de atividades acadêmicas na disciplina de Enfermagem Pediátrica. Utilizando a abordagem qualitativa, analisaram os relatos, identificando os seguintes núcleos temáticos: "ser pequeno, frágil e inocente", "ser humano cidadão", "ser humano em fase de desenvolvimento", "ser que se diverte", "O ambiente e a formação da criança" e a "interação da criança com o adulto". Os resultados mostram que, inicialmente, as alunas percebiam a criança como ser frágil, imaturo e despreparado para enfrentar a vida, necessitando da proteção do adulto. Ao final da disciplina passam a ver a criança como um ser em fase de desenvolvimento, como cidadão e com os mesmos direitos do adulto.The purpose of the present study was to determine the perception of children by nursing undergraduate students in a Brazilian Public University. The students were asked to write about their perception of children on the first and last day of their academic activities in pediatric nursing. Using a qualitative approach, the authors analyzed the reports and identified the following thematic nuclei: "a small, fragile and innocent being", "citizen human being", "human being in the developmental phase", "a being who has fun", "the environment and child training", and "interaction of children with adults". Results show that at first the students perceived children as fragile, immature beings unprepared to face life and needing adult protection. At the end of the course, they started to see children as developing beings and as citizens with the same rights as adults.Las autoras tuvieron como objetivo conocer la percepción sobre el ser niño, que tienen las alumnas del cuarto semestre de pregrado en enfermería de una Universidad Pública Brasileña. Para esto solicitaron a las alumnas que escribieran acerca de su percepción sobre el niño, en el primero y último día de actividades académicas de la disciplina de enfermería pediatrica. Utilizando un abordaje cualitativo, analizaron los relatos, identificando los siguientes núcleos temáticos: "ser pequeño, frágil e inocente", "ser humano ciudadano", "ser humano en fase de desarrollo", "ser que se divierte", "El ambiente y la formación del niño" y la "interacción del niño con el adulto". Los resultados muestran que inicialmente las alumnas percibían al niño como ser frágil, inmaduro y no preparado para enfrentar la vida, necesitando de la protección del adulto. Al final de la disciplina pasan a ver al niño, como un ser en fase de desarollo, como ciudadano y con los mismos derechos del adulto.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/135410.1590/S0104-11691999000100010Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 7 n. 1 (1999); 75-83Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 Núm. 1 (1999); 75-83Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 No. 1 (1999); 75-831518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1354/1382Gaíva, Maria Aparecida MunhozPaião, Mara Regina Ribeiro Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:09:09Zoai:revistas.usp.br:article/1354Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:09:09Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem El ser niño: percepción de alumnas de un curso de pregrado de enfermería Perception of children by nursing undergraduate students |
title |
O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem Gaíva, Maria Aparecida Munhoz percepção de criança alunas de enfermagem percepción del niño alumnas de enfermería perception of children nursing students |
title_short |
O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem |
title_full |
O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem |
title_sort |
O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem |
author |
Gaíva, Maria Aparecida Munhoz |
author_facet |
Gaíva, Maria Aparecida Munhoz Paião, Mara Regina Ribeiro Souza |
author_role |
author |
author2 |
Paião, Mara Regina Ribeiro Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaíva, Maria Aparecida Munhoz Paião, Mara Regina Ribeiro Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
percepção de criança alunas de enfermagem percepción del niño alumnas de enfermería perception of children nursing students |
topic |
percepção de criança alunas de enfermagem percepción del niño alumnas de enfermería perception of children nursing students |
description |
As autoras tiveram como objetivo conhecer a percepção sobre criança, de alunas do 4º semestre de graduação em enfermagem de uma Universidade Pública Brasileira. Para tanto solicitaram às alunas que escrevessem acerca de sua percepção sobre crianças, no primeiro e último dias de atividades acadêmicas na disciplina de Enfermagem Pediátrica. Utilizando a abordagem qualitativa, analisaram os relatos, identificando os seguintes núcleos temáticos: "ser pequeno, frágil e inocente", "ser humano cidadão", "ser humano em fase de desenvolvimento", "ser que se diverte", "O ambiente e a formação da criança" e a "interação da criança com o adulto". Os resultados mostram que, inicialmente, as alunas percebiam a criança como ser frágil, imaturo e despreparado para enfrentar a vida, necessitando da proteção do adulto. Ao final da disciplina passam a ver a criança como um ser em fase de desenvolvimento, como cidadão e com os mesmos direitos do adulto. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1354 10.1590/S0104-11691999000100010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1354 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11691999000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1354/1382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 7 n. 1 (1999); 75-83 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 Núm. 1 (1999); 75-83 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 No. 1 (1999); 75-83 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222836751597568 |