O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaíva, Maria Aparecida Munhoz
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Paião, Mara Regina Ribeiro Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1354
Resumo: As autoras tiveram como objetivo conhecer a percepção sobre criança, de alunas do 4º semestre de graduação em enfermagem de uma Universidade Pública Brasileira. Para tanto solicitaram às alunas que escrevessem acerca de sua percepção sobre crianças, no primeiro e último dias de atividades acadêmicas na disciplina de Enfermagem Pediátrica. Utilizando a abordagem qualitativa, analisaram os relatos, identificando os seguintes núcleos temáticos: "ser pequeno, frágil e inocente", "ser humano cidadão", "ser humano em fase de desenvolvimento", "ser que se diverte", "O ambiente e a formação da criança" e a "interação da criança com o adulto". Os resultados mostram que, inicialmente, as alunas percebiam a criança como ser frágil, imaturo e despreparado para enfrentar a vida, necessitando da proteção do adulto. Ao final da disciplina passam a ver a criança como um ser em fase de desenvolvimento, como cidadão e com os mesmos direitos do adulto.
id USP-38_a32972fd64c2f57831d9fe39b7897740
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1354
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagemEl ser niño: percepción de alumnas de un curso de pregrado de enfermeríaPerception of children by nursing undergraduate studentspercepção de criançaalunas de enfermagempercepción del niñoalumnas de enfermeríaperception of childrennursing studentsAs autoras tiveram como objetivo conhecer a percepção sobre criança, de alunas do 4º semestre de graduação em enfermagem de uma Universidade Pública Brasileira. Para tanto solicitaram às alunas que escrevessem acerca de sua percepção sobre crianças, no primeiro e último dias de atividades acadêmicas na disciplina de Enfermagem Pediátrica. Utilizando a abordagem qualitativa, analisaram os relatos, identificando os seguintes núcleos temáticos: "ser pequeno, frágil e inocente", "ser humano cidadão", "ser humano em fase de desenvolvimento", "ser que se diverte", "O ambiente e a formação da criança" e a "interação da criança com o adulto". Os resultados mostram que, inicialmente, as alunas percebiam a criança como ser frágil, imaturo e despreparado para enfrentar a vida, necessitando da proteção do adulto. Ao final da disciplina passam a ver a criança como um ser em fase de desenvolvimento, como cidadão e com os mesmos direitos do adulto.The purpose of the present study was to determine the perception of children by nursing undergraduate students in a Brazilian Public University. The students were asked to write about their perception of children on the first and last day of their academic activities in pediatric nursing. Using a qualitative approach, the authors analyzed the reports and identified the following thematic nuclei: "a small, fragile and innocent being", "citizen human being", "human being in the developmental phase", "a being who has fun", "the environment and child training", and "interaction of children with adults". Results show that at first the students perceived children as fragile, immature beings unprepared to face life and needing adult protection. At the end of the course, they started to see children as developing beings and as citizens with the same rights as adults.Las autoras tuvieron como objetivo conocer la percepción sobre el ser niño, que tienen las alumnas del cuarto semestre de pregrado en enfermería de una Universidad Pública Brasileña. Para esto solicitaron a las alumnas que escribieran acerca de su percepción sobre el niño, en el primero y último día de actividades académicas de la disciplina de enfermería pediatrica. Utilizando un abordaje cualitativo, analizaron los relatos, identificando los siguientes núcleos temáticos: "ser pequeño, frágil e inocente", "ser humano ciudadano", "ser humano en fase de desarrollo", "ser que se divierte", "El ambiente y la formación del niño" y la "interacción del niño con el adulto". Los resultados muestran que inicialmente las alumnas percibían al niño como ser frágil, inmaduro y no preparado para enfrentar la vida, necesitando de la protección del adulto. Al final de la disciplina pasan a ver al niño, como un ser en fase de desarollo, como ciudadano y con los mismos derechos del adulto.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/135410.1590/S0104-11691999000100010Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 7 n. 1 (1999); 75-83Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 Núm. 1 (1999); 75-83Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 No. 1 (1999); 75-831518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1354/1382Gaíva, Maria Aparecida MunhozPaião, Mara Regina Ribeiro Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:09:09Zoai:revistas.usp.br:article/1354Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:09:09Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem
El ser niño: percepción de alumnas de un curso de pregrado de enfermería
Perception of children by nursing undergraduate students
title O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem
spellingShingle O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem
Gaíva, Maria Aparecida Munhoz
percepção de criança
alunas de enfermagem
percepción del niño
alumnas de enfermería
perception of children
nursing students
title_short O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem
title_full O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem
title_fullStr O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem
title_sort O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem
author Gaíva, Maria Aparecida Munhoz
author_facet Gaíva, Maria Aparecida Munhoz
Paião, Mara Regina Ribeiro Souza
author_role author
author2 Paião, Mara Regina Ribeiro Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaíva, Maria Aparecida Munhoz
Paião, Mara Regina Ribeiro Souza
dc.subject.por.fl_str_mv percepção de criança
alunas de enfermagem
percepción del niño
alumnas de enfermería
perception of children
nursing students
topic percepção de criança
alunas de enfermagem
percepción del niño
alumnas de enfermería
perception of children
nursing students
description As autoras tiveram como objetivo conhecer a percepção sobre criança, de alunas do 4º semestre de graduação em enfermagem de uma Universidade Pública Brasileira. Para tanto solicitaram às alunas que escrevessem acerca de sua percepção sobre crianças, no primeiro e último dias de atividades acadêmicas na disciplina de Enfermagem Pediátrica. Utilizando a abordagem qualitativa, analisaram os relatos, identificando os seguintes núcleos temáticos: "ser pequeno, frágil e inocente", "ser humano cidadão", "ser humano em fase de desenvolvimento", "ser que se diverte", "O ambiente e a formação da criança" e a "interação da criança com o adulto". Os resultados mostram que, inicialmente, as alunas percebiam a criança como ser frágil, imaturo e despreparado para enfrentar a vida, necessitando da proteção do adulto. Ao final da disciplina passam a ver a criança como um ser em fase de desenvolvimento, como cidadão e com os mesmos direitos do adulto.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1354
10.1590/S0104-11691999000100010
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1354
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691999000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1354/1382
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 7 n. 1 (1999); 75-83
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 Núm. 1 (1999); 75-83
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 No. 1 (1999); 75-83
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222836751597568