A vinheta como estratégia de coleta de dados de pesquisa em enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1776 |
Resumo: | Com o objetivo de detectar, quantificar e analisar o uso da vinheta como estratégia de coleta de dados, investigou-se, nos sistemas MEDLINE e LILACS, no período de 1966 a 2000, como tem sido utilizada essa estratégia para coletar dados de pesquisa. Foram localizados 582 trabalhos de pesquisa e, desses, 57 (9,8%) foram publicados em periódicos de enfermagem ou continham estudos sobre os profissionais e/ou alunos de enfermagem; sendo que 4 (7%) foram publicados na década de 80; 49 (86%) na de 90 e 4 (7%) em 2000. As propostas identificadas nos estudos foram: explorar atitude/comportamento 20 (35,1%); explorar conhecimento/atitude/ comportamento 14 (24,6%); avaliação 12 (21,1%); explorar nível de conhecimento 6 (10,5%); estudo metodológico 3 (5,3%) e atribuição de responsabilidade 2 (3,5%). O tema prevalente foi assistência de enfermagem. Os EUA apresentaram 34 (59,6%) publicações e o Reino Unido 16 (28,1%). Foi encontrado um trabalho realizado na América Latina. |
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A vinheta como estratégia de coleta de dados de pesquisa em enfermagemThe vignette as a strategy for data collection in nursing researchLa viñeta como estrategia de recolección de datos de investigación en enfermeríaresearchnursingmethodologyinvestigaciónenfermeríametodologíapesquisaenfermagemmetodologiaCom o objetivo de detectar, quantificar e analisar o uso da vinheta como estratégia de coleta de dados, investigou-se, nos sistemas MEDLINE e LILACS, no período de 1966 a 2000, como tem sido utilizada essa estratégia para coletar dados de pesquisa. Foram localizados 582 trabalhos de pesquisa e, desses, 57 (9,8%) foram publicados em periódicos de enfermagem ou continham estudos sobre os profissionais e/ou alunos de enfermagem; sendo que 4 (7%) foram publicados na década de 80; 49 (86%) na de 90 e 4 (7%) em 2000. As propostas identificadas nos estudos foram: explorar atitude/comportamento 20 (35,1%); explorar conhecimento/atitude/ comportamento 14 (24,6%); avaliação 12 (21,1%); explorar nível de conhecimento 6 (10,5%); estudo metodológico 3 (5,3%) e atribuição de responsabilidade 2 (3,5%). O tema prevalente foi assistência de enfermagem. Os EUA apresentaram 34 (59,6%) publicações e o Reino Unido 16 (28,1%). Foi encontrado um trabalho realizado na América Latina.With a view to verifying, quantifying and analyzing the use of vignettes as a strategy for data collection, the authors investigated how this strategy has been used for research data collection, in the MEDLINE and LILACS systems, in the period from 1966 to 2000. Five hundred eighty-two research works were found, 57 (9.8%) of which were published in nursing journals or contained studies about nursing professionals and/or students. Among these, 4 (7.0%) were published in the 1980s; 49 (86%) in the 1990s and 4 (7.0%) in 2000. The study proposals were: to explore attitude/behavior 20 (35.1%); to explore knowledge/attitude/behavior 14 (24.6%); to evaluate 12 (21.1%); to explore knowledge level 6 (10.5%); to conduct methodological studies 3 (5.3%) and to attribute responsibility 2 (3.5%). The prevailing theme was nursing care. The United States of America presented 34 (59.6%) publications, while the United Kingdom presented 16 (28.1%). One work was found which originated from Latin America.Con el objetivo de detectar, cuantificar y analizar el uso de la viñeta como una estrategia en la recolección de datos, se buscó en los sistemas MEDLINE y LILACS, en el periodo comprendido entre 1996 y 2000, como ha sido utilizada esta estrategia para recolectar datos de investigación. Se encontraron 582 trabajos de investigación y de estos, 57 (9.8%) fueron publicados en periódicos de enfermería o estudiaban los profesionales y/o alumnos de enfermería; siendo que 4 (7%) fueron publicados en la década de 80; 49 (86%) en la de 90 y 4 (7%) en 2000. Las propuestas indicadas en los estudios fueron: explorar actitud/comportamiento 20 (35,1%); explorar conocimiento/actitud/comportamiento 14 (24.6%); evaluación 12 (21.1%); explorar nivel de conocimiento 6 (10.5%); estudio metodológico 3 (5.3%) y atribución de responsabilidad 2 (3.5%). El tema prevalente fue atención de enfermería. Los EE.UU presentaron 34 (59.6%) publicaciones y el Reino Unido 16 (28.1%). Solo se encontró un trabajo en América Latina.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/177610.1590/S0104-11692003000300014Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 3 (2003); 357-363Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 3 (2003); 357-363Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 3 (2003); 357-3631518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1776/1821Galante, Anderson CleytonAranha, Joslene AndradeBeraldo, LúciaPelá, Nilza Teresa Rotteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T16:59:48Zoai:revistas.usp.br:article/1776Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T16:59:48Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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