Narrativas como técnica de pesquisa em enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1675 |
Resumo: | O texto apresenta a narrativa como possibilidade de abordagem para pesquisas na enfermagem, especialmente como técnica de coleta e análise de dados, destacando seus aspectos teóricos e práticos. Inclui uma revisão do conceito de narrativa, por meio da compreensão dos autores de diferentes áreas do conhecimento: filosofia, antropologia, lingüística e enfermagem. Quanto ao aspecto prático de sua aplicação na pesquisa, introduz três diferentes tipos de narrativas, identificadas a partir das histórias que as pessoas contam: narrativas breves, narrativas de vivências e narrativas populares. Inclui, também, formas de apresentação das narrativas em textos científicos e seu processo de interpretação. Destaca que as narrativas criam um campo de ação coletiva e permitem aos profissionais de saúde a construção de conhecimento alicerçado na experiência das pessoas. |
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Narrativas como técnica de pesquisa em enfermagemNarrations as a nursing research techniqueLa narración como técnica de investigación en enfermeriapesquisa em enfermagempesquisa metodológica em enfermageminvestigación en enfermeríametodología de investigaciónnarrativas personalesnursing researchresearch methodologypersonal narrativesO texto apresenta a narrativa como possibilidade de abordagem para pesquisas na enfermagem, especialmente como técnica de coleta e análise de dados, destacando seus aspectos teóricos e práticos. Inclui uma revisão do conceito de narrativa, por meio da compreensão dos autores de diferentes áreas do conhecimento: filosofia, antropologia, lingüística e enfermagem. Quanto ao aspecto prático de sua aplicação na pesquisa, introduz três diferentes tipos de narrativas, identificadas a partir das histórias que as pessoas contam: narrativas breves, narrativas de vivências e narrativas populares. Inclui, também, formas de apresentação das narrativas em textos científicos e seu processo de interpretação. Destaca que as narrativas criam um campo de ação coletiva e permitem aos profissionais de saúde a construção de conhecimento alicerçado na experiência das pessoas.The text introduces the narrations as a possibility of approach in nursing research, specially as a technique of data collection and analysis, emphasizing its theoretical and practical aspects. A review of the narrative concept is included, through the understanding of authors from different knowledge areas: philosophy, anthropology, linguistics and nursing. With respect to the practical aspect of its application to research, three different types of narrative are introduced, identified based on the accounts rendered by individuals: short narrations, narrations of lived experiences, and popular narrations. The study also includes ways to present the narratives in scientific texts and their process of interpretation. Authors highlight that the narrations create a field of collective action, allowing health professionals to build up knowledge based on the individuals' experience.El texto presenta a la narración como posibilidad de abordaje para investigaciones en enfermería, especialmente como técnica de recolección y análisis de datos, destacando sus aspectos teóricos y prácticos. Incluye una revisión del concepto de narrativa evidenciando que viene siendo comprendida por autores de diferentes áreas de conocimiento: filosofía, antropología, lingüística y enfermería. En cuanto al aspecto práctico de su aplicación en investigación, incluye tres diferentes tipos de narraciones, identificadas a partir de las historias que las personas cuentan: narraciones breves, narraciones de vivencias, y narraciones populares. Incluye también formas de presentación de las narraciones en textos científicos y en procesos de interpretación de los mismos. Destaca que las narraciones crean un campo de acción colectiva y permiten a los profesionales de la salud una construcción de conocimiento próximo a las experiencias de las personas.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/167510.1590/S0104-11692002000300017Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 3 (2002); 423-432Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 3 (2002); 423-432Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 3 (2002); 423-4321518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1675/1720Silva, Denise Guerreiro Vieira daTrentini, Mercedesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:07:24Zoai:revistas.usp.br:article/1675Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:07:24Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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