ENFERMAGEM COMPREENDIDA COMO VOCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM AS ATITUDES DOS ENFERMEIROS FRENTE ÀS CONDIÇÕES DE TRABALHO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1621 |
Resumo: | A proposta é refletir sobre a enfermagem enquanto trabalho, afastando sua concepção amplamente aceita que a identifica a uma atividade de ajuda, sendo que tal concepção poderia ser fator dificultante para o enfrentamento e transformação das condições de trabalho. Tenta situar na história o contexto em que é elaborado o modelo vocacional/religioso e identificar nas falas de alunos do primeiro e quarto ano de um curso de Graduação em Enfermagem as manifestações daquela concepção, apontando para a necessidade da atividade docente ser permeada pela concepção da enfermagem/trabalho. |
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ENFERMAGEM COMPREENDIDA COMO VOCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM AS ATITUDES DOS ENFERMEIROS FRENTE ÀS CONDIÇÕES DE TRABALHONURSING UNDERSTOOD AS A VOCATION AND ITS RELATIONS TO NURSES' ATTITUDES TOWARDS WORK CONDITIONSENFERMERÍA COMPRENDIDA COMO VOCACIÓN Y SU RELACIÓN CON LAS ACTITUDES DE LOS ENFERMEROS FRENTE A LAS CONDICIONES DE TRABAJOenfermagemtrabalhoenfermeríatrabajonursingworkA proposta é refletir sobre a enfermagem enquanto trabalho, afastando sua concepção amplamente aceita que a identifica a uma atividade de ajuda, sendo que tal concepção poderia ser fator dificultante para o enfrentamento e transformação das condições de trabalho. Tenta situar na história o contexto em que é elaborado o modelo vocacional/religioso e identificar nas falas de alunos do primeiro e quarto ano de um curso de Graduação em Enfermagem as manifestações daquela concepção, apontando para a necessidade da atividade docente ser permeada pela concepção da enfermagem/trabalho.This study aimed at reflecting about nursing as job by disconsidering the widely accepted conception that identifies it as an assistance activity for that conception might hinder actions towards coping with and changing work conditions. The study attempted to place in history the context in which the vocational/religious model was elaborated as well as to identify the manifestations of that conception in the discourse of Nursing freshmen and seniors, pointing out the fact that the teaching activity must be permeated by the conception of nursing/work.La propuesta es reflexionar sobre la enfermería como trabajo, alejando su concepción ampliamente aceptada. que la identifica como una actividad de ayuda, siendo que tal concepción podría ser un factor que dificulta el enfrentamiento y la transformación de las condiciones de trabajo. Él trabajo intenta situar en la historia el contexto en que es elaborado el modelo vocacional/religioso e identificar en los discursos de los alumnos de pregrado de enfermería las manifestaciones de aquella concepción, apuntando para la necesidad de la actividad docente estar influenciada por la concepción de la enfermería/trabajo.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2001-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/162110.1590/S0104-11692001000600013Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 9 n. 6 (2001); 76-82Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 Núm. 6 (2001); 76-82Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 No. 6 (2001); 76-821518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1621/1666Rodrigues, Rosa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:45:24Zoai:revistas.usp.br:article/1621Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:45:24Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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