Teoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rosa Maria
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Zanetti, Maria Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1522
Resumo: Este estudo identifica como os enfermeiros docentes e assistenciais vivenciam a relação entre o ensino e o mercado de trabalho na enfermagem. Os dados foram coletados mediante a realização de entrevistas e de análise de documentos. Na análise utilizamos categorias metodológicas e de conteúdo. Evidenciamos que o ensino está distante da prática assistencial pautando-se em conteúdos que nela não encontram correspondência; existe uma defasagem entre o que se ensina na graduação e a incorporação de novas tecnologias, práticas e saberes. Aponta-se a retomada das reflexões sobre o ensino da enfermagem a fim de aproximar o espaço de ensino e o trabalho assistencial.
id USP-38_b87628d83b6a5ac3c530231db0ce7016
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1522
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Teoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalhoNursing care theory and practice: teaching and the labor marketTeoría y práctica asistencial en enfermería: la enseñanza y el mercado de trabajonursingteachingworkenfermeríaenseñanzatrabajoenfermagemensinotrabalhoEste estudo identifica como os enfermeiros docentes e assistenciais vivenciam a relação entre o ensino e o mercado de trabalho na enfermagem. Os dados foram coletados mediante a realização de entrevistas e de análise de documentos. Na análise utilizamos categorias metodológicas e de conteúdo. Evidenciamos que o ensino está distante da prática assistencial pautando-se em conteúdos que nela não encontram correspondência; existe uma defasagem entre o que se ensina na graduação e a incorporação de novas tecnologias, práticas e saberes. Aponta-se a retomada das reflexões sobre o ensino da enfermagem a fim de aproximar o espaço de ensino e o trabalho assistencial.El estudio identifica como los enfermeros docentes y asistenciales viven la relación entre la enseñanza y el mercado de trabajo en enfermería. La recolección de los datos se hizo mediante la realización de entrevistas y análisis de documentos. Para el análisis se utilizaron categorías metodológicas y de contenido. Se evidenció que la enseñanza está distante de la práctica asistencial y basada en contenidos que no corresponden con la práctica. Existe una diferencia entre lo que se enseña en el pregrado y la incorporación de nuevas tecnologías, prácticas y saberes. Se resalta la necesidad de retomar las reflexiones sobre la enseñanza en enfermería con el fin de aproximar el espacio de la enseñanza y el trabajo asistencial.This study identifies how faculty nurses and clinical nurses experience the relationship between teaching and the labor market in Nursing. Data were collected by means of interviews and documentary analysis. Methodological and content categories were utilized for analysis. It became evident that teaching is far from the clinical practice and that it is based on contents which do not have correspondents; there is a phase displacement between what is taught in undergraduation and the incorporation of new technologies, practices and knowledge. Action towards reflections about nursing teaching in order to approach it to clinical work areas is pointed out.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/152210.1590/S0104-11692000000600015Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 6 (2000); 102-109Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 6 (2000); 102-109Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 6 (2000); 102-1091518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1522/1563Rodrigues, Rosa MariaZanetti, Maria Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:36:26Zoai:revistas.usp.br:article/1522Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:36:26Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalho
Nursing care theory and practice: teaching and the labor market
Teoría y práctica asistencial en enfermería: la enseñanza y el mercado de trabajo
title Teoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalho
spellingShingle Teoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalho
Rodrigues, Rosa Maria
nursing
teaching
work
enfermería
enseñanza
trabajo
enfermagem
ensino
trabalho
title_short Teoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalho
title_full Teoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalho
title_fullStr Teoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalho
title_full_unstemmed Teoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalho
title_sort Teoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalho
author Rodrigues, Rosa Maria
author_facet Rodrigues, Rosa Maria
Zanetti, Maria Lúcia
author_role author
author2 Zanetti, Maria Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rosa Maria
Zanetti, Maria Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv nursing
teaching
work
enfermería
enseñanza
trabajo
enfermagem
ensino
trabalho
topic nursing
teaching
work
enfermería
enseñanza
trabajo
enfermagem
ensino
trabalho
description Este estudo identifica como os enfermeiros docentes e assistenciais vivenciam a relação entre o ensino e o mercado de trabalho na enfermagem. Os dados foram coletados mediante a realização de entrevistas e de análise de documentos. Na análise utilizamos categorias metodológicas e de conteúdo. Evidenciamos que o ensino está distante da prática assistencial pautando-se em conteúdos que nela não encontram correspondência; existe uma defasagem entre o que se ensina na graduação e a incorporação de novas tecnologias, práticas e saberes. Aponta-se a retomada das reflexões sobre o ensino da enfermagem a fim de aproximar o espaço de ensino e o trabalho assistencial.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1522
10.1590/S0104-11692000000600015
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1522
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692000000600015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1522/1563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 6 (2000); 102-109
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 6 (2000); 102-109
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 6 (2000); 102-109
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222837771862016