Fatores que influenciam a participação do pessoal de enfermagem na educação contínua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores Peña, Yolanda
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Alonso Castillo, Magdalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2298
Resumo: O propósito do estudo foi determinar o efeito dos fatores pessoais, profissionais e as orientações motivacionais na participação do pessoal de enfermagem na educação continuada em duas instituições de saúde, uma pública e outra privada. O desenho foi descritivo, comparativo e correlacional. Amostragem probabilística, aleatoria, límite de erro de estimação 0.05, nível de confiança 95%. Participaram 105 sujeitos da instituição privada e 200 sujetos da pública. Aplicaram-se dois instrumentos: Escala de Razões de Participação (ERP) e instrumento de Participação na Educação Continuada (PEC). A consistência interna dos instrumentos foi aceitável. Dos fatores pessoales, encontrou-se que a renda económica tem efeito na participação (p=.007). O nível acadêmico (p=.004) e a posição laboral (p=.005) são fatores profissionais prognósticos da participação na educação continuada. Das orientações motivacionais, o fator de desenvolvimento e melhora profissional mostrou efeito significativo (p=.05) na participação. A instituição laboral, seja pública ou privada, não teve efeito significativo.
id USP-38_b01f6e5e4eb498994c374bb660449ab5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2298
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Fatores que influenciam a participação do pessoal de enfermagem na educação contínuaFactors influencing nursing staff members' participation in continuing educationFactores que influyen en la participación del personal de enfermería en la educación continuaeducação continuada em enfermagemenfermagemeducación continua en enfermeríaenfermeríaeducationnursingcontinuingO propósito do estudo foi determinar o efeito dos fatores pessoais, profissionais e as orientações motivacionais na participação do pessoal de enfermagem na educação continuada em duas instituições de saúde, uma pública e outra privada. O desenho foi descritivo, comparativo e correlacional. Amostragem probabilística, aleatoria, límite de erro de estimação 0.05, nível de confiança 95%. Participaram 105 sujeitos da instituição privada e 200 sujetos da pública. Aplicaram-se dois instrumentos: Escala de Razões de Participação (ERP) e instrumento de Participação na Educação Continuada (PEC). A consistência interna dos instrumentos foi aceitável. Dos fatores pessoales, encontrou-se que a renda económica tem efeito na participação (p=.007). O nível acadêmico (p=.004) e a posição laboral (p=.005) são fatores profissionais prognósticos da participação na educação continuada. Das orientações motivacionais, o fator de desenvolvimento e melhora profissional mostrou efeito significativo (p=.05) na participação. A instituição laboral, seja pública ou privada, não teve efeito significativo.The purpose was to determine the effect of personal and professional factors, as well as motivational orientations, on the participation of nursing staff in continuing education at two health institutions, one public and another private. Descriptive, comparative, correlational design. Probabilistic sampling, random estimation, error limit 0.05, confidence level 95%. Participants were 105 subjects from the private institution and 200 subjects from the public institution. Two instruments were applied: Scale of Reasons for Participation (SRP) and instrument of Participation in Continuing Education (PCE). The internal consistency of the instruments was acceptable. Among personal factors, the income demonstrated effect on the participation (p=.007) in continuing education. Academic level (p=.004) and staff position (p=.005) are professional factors that predict participation in continuing education, as well as the development factor and professional enhancement among motivational orientations (p=.005). The labor institution, whether private or public, did not show any significant effect.El propósito fue determinar el efecto de los factores personales, profesionales y orientaciones motivacionales sobre la participación del personal de enfermería en educación continua en dos instituciones de salud, pública y privada. Diseño descriptivo, comparativo y correlacional. Muestreo probabilístico, aleatorio, límite de error de estimación 0.05, nivel de confianza 95%. Participaron 105 sujetos de la institución privada y 200 sujetos de la pública. Se aplicaron dos instrumentos: Escala de Razones de Participación (ERP) e instrumento de Participación en Educación Continua (PEC). La consistencia interna de los instrumentos fue aceptable. De los factores personales se encontró que el ingreso económico tiene efecto sobre la participación (p=.007). El nivel académico (p=.004) y puesto que ocupa (p=.005) son factores profesionales predictores. De las orientaciones motivacionales el factor de desarrollo y mejora profesional mostró efecto significativo (p=.05) en la participación en educación continua. La institución laboral sea pública o privada no mostró efecto significativo.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/229810.1590/S0104-11692006000300002Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 3 (2006); 309-315Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 3 (2006); 309-315Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 3 (2006); 309-3151518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2298/2429https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2298/2430Flores Peña, YolandaAlonso Castillo, Magdalenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:08:10Zoai:revistas.usp.br:article/2298Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:08:10Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que influenciam a participação do pessoal de enfermagem na educação contínua
Factors influencing nursing staff members' participation in continuing education
Factores que influyen en la participación del personal de enfermería en la educación continua
title Fatores que influenciam a participação do pessoal de enfermagem na educação contínua
spellingShingle Fatores que influenciam a participação do pessoal de enfermagem na educação contínua
Flores Peña, Yolanda
educação continuada em enfermagem
enfermagem
educación continua en enfermería
enfermería
education
nursing
continuing
title_short Fatores que influenciam a participação do pessoal de enfermagem na educação contínua
title_full Fatores que influenciam a participação do pessoal de enfermagem na educação contínua
title_fullStr Fatores que influenciam a participação do pessoal de enfermagem na educação contínua
title_full_unstemmed Fatores que influenciam a participação do pessoal de enfermagem na educação contínua
title_sort Fatores que influenciam a participação do pessoal de enfermagem na educação contínua
author Flores Peña, Yolanda
author_facet Flores Peña, Yolanda
Alonso Castillo, Magdalena
author_role author
author2 Alonso Castillo, Magdalena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores Peña, Yolanda
Alonso Castillo, Magdalena
dc.subject.por.fl_str_mv educação continuada em enfermagem
enfermagem
educación continua en enfermería
enfermería
education
nursing
continuing
topic educação continuada em enfermagem
enfermagem
educación continua en enfermería
enfermería
education
nursing
continuing
description O propósito do estudo foi determinar o efeito dos fatores pessoais, profissionais e as orientações motivacionais na participação do pessoal de enfermagem na educação continuada em duas instituições de saúde, uma pública e outra privada. O desenho foi descritivo, comparativo e correlacional. Amostragem probabilística, aleatoria, límite de erro de estimação 0.05, nível de confiança 95%. Participaram 105 sujeitos da instituição privada e 200 sujetos da pública. Aplicaram-se dois instrumentos: Escala de Razões de Participação (ERP) e instrumento de Participação na Educação Continuada (PEC). A consistência interna dos instrumentos foi aceitável. Dos fatores pessoales, encontrou-se que a renda económica tem efeito na participação (p=.007). O nível acadêmico (p=.004) e a posição laboral (p=.005) são fatores profissionais prognósticos da participação na educação continuada. Das orientações motivacionais, o fator de desenvolvimento e melhora profissional mostrou efeito significativo (p=.05) na participação. A instituição laboral, seja pública ou privada, não teve efeito significativo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2298
10.1590/S0104-11692006000300002
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2298
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692006000300002
dc.language.iso.fl_str_mv eng
spa
language eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2298/2429
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2298/2430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 3 (2006); 309-315
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 3 (2006); 309-315
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 3 (2006); 309-315
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222841490112512