Programa para fortalecer fatores protetores que limitam o consumo de tabaco e álcool entre estudantes de educação média
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1969 |
Resumo: | Adolescent-oriented programs indicate that the most effective interventions to prevent tobacco and alcohol consumption include social ability training. This article reports on an educational intervention aimed at strengthening protective factors, self-esteem and assertiveness, applying primary prevention channels, based on the Multi-Component Motivational Stages theoretical model and Social Learning Theory. Measurements were made before and after the intervention. Results: we verified increased self-esteem scores with Me=63.1 at first measurement and Me=84.38 at the end of the intervention. A significant increase in assertiveness occurred after the intervention, with Me rising from 60 to 81.2 (p |
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Programa para fortalecer fatores protetores que limitam o consumo de tabaco e álcool entre estudantes de educação médiaProtective factor promotion program with a view to limiting tobacco and alcohol consumption among secundary studentsPrograma para fortalecer factores protectores que limitan el consumo de tabaco y alcohol en estudiantes de educación mediaself-esteemassertivenessstudentsecondary educationtobaccoalcoholnursingautoestimaasertividadestudianteeducación mediatabacoalcoholenfermeríaautoestimaassertividadeestudanteeducação médiatabacoálcoolenfermagemAdolescent-oriented programs indicate that the most effective interventions to prevent tobacco and alcohol consumption include social ability training. This article reports on an educational intervention aimed at strengthening protective factors, self-esteem and assertiveness, applying primary prevention channels, based on the Multi-Component Motivational Stages theoretical model and Social Learning Theory. Measurements were made before and after the intervention. Results: we verified increased self-esteem scores with Me=63.1 at first measurement and Me=84.38 at the end of the intervention. A significant increase in assertiveness occurred after the intervention, with Me rising from 60 to 81.2 (pOs programas dirigidos aos adolescentes indicam que as intervenções mais efetivas para prevenir o consumo de tabaco e álcool incluem treinamento das habilidades sociais. No presente estudo desenvolveu-se uma intervenção educativa destinada a fortalecer os fatores protetores, autoestima e assertividade, aplicando canais de prevenção primária. O Modelo de Etapas Motivacionais de Componentes Múltiplos e a Teoria do Aprendizado Social proporcionam sustento teórico no presente estudo. Foram realizadas mensurações antes e depois de ter concluído a intervenção. Resultados: encontrou um aumento de autoestima com Me = 63.1 na primeira mensuração Me=84.38 ao final da intervenção. No nível de assertividade se aperfeiçoou significativamente de Me=60 a 81.2 ao finalizar a intervenção no grupo experimental (pLos programas dirigidos a adolescentes indican que las intervenciones más efectivas para prevenir el consumo de tabaco y alcohol incluyen entrenamiento en habilidades sociales. En el presente estudio se desarrolló una intervención educativa encaminada a fortalecer los factores protectores autoestima y asertividad, aplicando canales de prevención primaria. El Modelo de Etapas Motivacionales de Componentes Múltiples y la Teoría del Aprendizaje Social brindan sustento teórico al presente estudio. Se realizaron dos mediciones, antes, y después de haber concluido la intervención. Resultados: se encontró un incremento de autoestima de Me=63.14 en la primer medición a Me=84.38 al finalizar la intervención. El nivel de asertividad se incrementó significativamente de Me=60.09 a 81.26 al finalizar la intervención en el grupo experimental (pUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/196910.1590/S0104-11692004000700005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 (2004): Número Especial; 324-332Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 (2004): Número Especial; 324-332Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 (2004): Número Especial; 324-3321518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1969/2043Esparza Almanza, Santiaga EnriquetaPillon, Sandra Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:56:39Zoai:revistas.usp.br:article/1969Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:56:39Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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