A comunicação visual nas escalas optométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Rosane Arruda
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2388
Resumo: A comunicação que ocorre por meio da visão envolve o aprendizado visual, que depende da integridade ocular; daí a relevância da avaliação da sua acuidade. Um dos métodos para a verificação da acuidade visual em pré-escolares é a escala de figuras, formada por optótipos. Para identificar o optótipo, a criança precisa conhecer a figura em análise. Dada a importância da comunicação visual, durante o processo de construção das escalas de figuras, apresenta-se um estudo bibliográfico analítico, objetivando refletir sobre os princípios de construção dessas tabelas. Considera-se o desenho inserido como optótipo uma expressão simbólica não-verbal do corpo e/ou do ambiente, construído mediante captação de experiências pelo indivíduo. Contesta-se o uso indiscriminado das figuras, pois, conforme se entende, deve haver um conhecimento prévio. Apesar da subjetividade dos optótipos, as escalas continuam válidas, desde que se adequem as figuras àquelas do universo das crianças a serem examinadas.
id USP-38_b4bff3ce818f76690f9c55ac6fcab613
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2388
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A comunicação visual nas escalas optométricasLa comunicación visual en las escalas optométricasThe visual communication in the optonometric scalescommunicationocular healthvision tests - methodscomunicaciónsalud ocularpruebas de visión - metodoscomunicaçãosaúde oculartestes visuais - métodosA comunicação que ocorre por meio da visão envolve o aprendizado visual, que depende da integridade ocular; daí a relevância da avaliação da sua acuidade. Um dos métodos para a verificação da acuidade visual em pré-escolares é a escala de figuras, formada por optótipos. Para identificar o optótipo, a criança precisa conhecer a figura em análise. Dada a importância da comunicação visual, durante o processo de construção das escalas de figuras, apresenta-se um estudo bibliográfico analítico, objetivando refletir sobre os princípios de construção dessas tabelas. Considera-se o desenho inserido como optótipo uma expressão simbólica não-verbal do corpo e/ou do ambiente, construído mediante captação de experiências pelo indivíduo. Contesta-se o uso indiscriminado das figuras, pois, conforme se entende, deve haver um conhecimento prévio. Apesar da subjetividade dos optótipos, as escalas continuam válidas, desde que se adequem as figuras àquelas do universo das crianças a serem examinadas.Communication through vision involves visual apprenticeship that demands ocular integrity, which results in the importance of the evaluation of visual acuity. The scale of images, formed by optotypes, is a method for the verification of visual acuity in kindergarten children. To identify the optotype the child needs to know the image in analysis. Given the importance of visual communication during the process of construction of the scale of images, one presents a bibliographic, analytical study aiming at thinking about the principles for the construction of those tables. One considers the draw inserted as an optotype as a non-verbal symbolic expression of the body and/or of the environment constructed based on the caption of experiences by the individual. One contests the indiscriminate use of images, for one understands that there must be previous knowledge. Despite the subjectivity of the optotypes, the scales continue valid if one adapts images to those of the universe of the children to be examined.La comunicación que ocurre a través de la visión abarca el aprendizaje visual que depende de la integridad ocular, por eso es relevante la evaluación de su acuidad. La escala de figuras, formada por optotipos, es un método usado para verificar la acuidad visual en preescolares. Para identificar el opto-tipo, el niño necesita conocer la figura en análisis. Debido a la importancia de la comunicación visual durante el proceso de construcción de las escalas de figuras, se presenta un estudio bibliográfico analítico, cuyo objetivo es el de reflexionar sobre los principios de construcción de estas tablas. El dibujo inserido como opto-tipo se considera una expresión no verbal del cuerpo y/o del ambiente, construido mediante captación de experiencias por el individuo. Se cuestiona el uso indiscriminado de las figuras, pues conforme se entiende debe existir un conocimiento previo de las mismas. A pesar de la subjetividad de los optotipos, las escalas siguen siendo válidas, siempre que se adecuen las figuras o sea aquellas del universo de los niños que serán examinados.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/238810.1590/S0104-11692006000600021Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 6 (2006); 968-971Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 6 (2006); 968-971Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 6 (2006); 968-9711518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2388/2626https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2388/2627Dantas, Rosane ArrudaPagliuca, Lorita Marlena Freitaginfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:17:51Zoai:revistas.usp.br:article/2388Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:17:51Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação visual nas escalas optométricas
La comunicación visual en las escalas optométricas
The visual communication in the optonometric scales
title A comunicação visual nas escalas optométricas
spellingShingle A comunicação visual nas escalas optométricas
Dantas, Rosane Arruda
communication
ocular health
vision tests - methods
comunicación
salud ocular
pruebas de visión - metodos
comunicação
saúde ocular
testes visuais - métodos
title_short A comunicação visual nas escalas optométricas
title_full A comunicação visual nas escalas optométricas
title_fullStr A comunicação visual nas escalas optométricas
title_full_unstemmed A comunicação visual nas escalas optométricas
title_sort A comunicação visual nas escalas optométricas
author Dantas, Rosane Arruda
author_facet Dantas, Rosane Arruda
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
author_role author
author2 Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Rosane Arruda
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
dc.subject.por.fl_str_mv communication
ocular health
vision tests - methods
comunicación
salud ocular
pruebas de visión - metodos
comunicação
saúde ocular
testes visuais - métodos
topic communication
ocular health
vision tests - methods
comunicación
salud ocular
pruebas de visión - metodos
comunicação
saúde ocular
testes visuais - métodos
description A comunicação que ocorre por meio da visão envolve o aprendizado visual, que depende da integridade ocular; daí a relevância da avaliação da sua acuidade. Um dos métodos para a verificação da acuidade visual em pré-escolares é a escala de figuras, formada por optótipos. Para identificar o optótipo, a criança precisa conhecer a figura em análise. Dada a importância da comunicação visual, durante o processo de construção das escalas de figuras, apresenta-se um estudo bibliográfico analítico, objetivando refletir sobre os princípios de construção dessas tabelas. Considera-se o desenho inserido como optótipo uma expressão simbólica não-verbal do corpo e/ou do ambiente, construído mediante captação de experiências pelo indivíduo. Contesta-se o uso indiscriminado das figuras, pois, conforme se entende, deve haver um conhecimento prévio. Apesar da subjetividade dos optótipos, as escalas continuam válidas, desde que se adequem as figuras àquelas do universo das crianças a serem examinadas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2388
10.1590/S0104-11692006000600021
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2388
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692006000600021
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2388/2626
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2388/2627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 6 (2006); 968-971
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 6 (2006); 968-971
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 6 (2006); 968-971
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444185455099904