A contribuição da dança do ventre para a educação corporal, saúde física e mental de mulheres que freqüentam uma academia de ginástica e dança
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2020 |
Resumo: | O estudo teve por objetivo investigar os benefícios da dança do ventre para a saúde de mulheres que freqüentam uma academia de dança do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo. Os referenciais foram a experiência dos pesquisadores e outras literaturas da área de dança. A amostra foi constituída por 12 mulheres com faixa etária de 16 a 40 anos, que praticavam dança do ventre há mais de três meses, às quais foi aplicado um questionário com perguntas abertas. A análise foi feita por meio dos conteúdos das respostas, o que possibilitou a conclusão de que a dança do ventre é um método que traz benefícios para a educação integral e leva à valorização da vida, melhorando a saúde e a qualidade de vida dessas mulheres. |
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A contribuição da dança do ventre para a educação corporal, saúde física e mental de mulheres que freqüentam uma academia de ginástica e dançaLa contribución de la danza del vientre para la educación corporal, salud física y mental de mujeres que van a la academia de gimnasia y danzaThe contribution of belly dance to body education, physical and mental health of women who go to the gym or dancedanzasaludsalud de las mujeresdancinghealthwomen's healthdançasaúdesaúde da mulherO estudo teve por objetivo investigar os benefícios da dança do ventre para a saúde de mulheres que freqüentam uma academia de dança do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo. Os referenciais foram a experiência dos pesquisadores e outras literaturas da área de dança. A amostra foi constituída por 12 mulheres com faixa etária de 16 a 40 anos, que praticavam dança do ventre há mais de três meses, às quais foi aplicado um questionário com perguntas abertas. A análise foi feita por meio dos conteúdos das respostas, o que possibilitou a conclusão de que a dança do ventre é um método que traz benefícios para a educação integral e leva à valorização da vida, melhorando a saúde e a qualidade de vida dessas mulheres.This qualitative study aimed to examine the benefits of belly dance for the health of women who go to a gym in the interior of São Paulo state, Brazil and was based on the researchers' experience and other literature on dancing. The references were the experience of the researcher and other literature on the dance area. The sample consisted of 12 women from 16 to 40 years of age who practiced belly dance for more than three months, who received a questionnaire with open questions. The analysis of their answers demonstrated that belly dance is beneficial for an integral education that values life, improving these women's health and quality of life.La finalidad de este estudio fue investigar los beneficios de la danza del vientre para la salud de mujeres que van a una academia de danza en el interior de la provincia de São Paulo. Se trata de un estudio cualitativo. Los referenciales fueron la experiencia de los investigadores y otras literaturas del área de la danza. La muestra fue constituida por 12 mujeres con edad entre 16 y 40 años, que practicaban danza del vientre hace más de tres meses, a las cuales fue aplicado un cuestionario con preguntas abiertas. El análisis de las respuestas demostró que la danza del vientre trae beneficios para la educación integral, que resulta en la valoración de la vida, mejorando la salud y la calidad de vida de estas mujeres.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/202010.1590/S0104-11692005000200017Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 2 (2005); 243-248Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 2 (2005); 243-248Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 2 (2005); 243-2481518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2020/2099Abrão, Ana Carla PetoPedrão, Luiz Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:20:06Zoai:revistas.usp.br:article/2020Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:20:06Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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