Percepções de estudantes de enfermagem sobre o ambiente de aprendizagem clínica e saúde mental: um estudo multicêntrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200311 |
Resumo: | Objetivo: este estudo teve como objetivo avaliar as percepções dos estudantes de Enfermagem das universidades públicas de três países da União Europeia sobre saúde mental e ambientes de aprendizagem clínica, tema pouco investigado na literatura. Método: a coleta de dados ocorreu por meio de um formulário de dados demográficos, a Escala Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem e o Mental Health Continuum Short Form. Um total de 571 participantes da Turquia, Lituânia e Portugal foram incluídos no estudo. Resultados: houve uma diferença significativa entre os três grupos em relação ao ambiente de aprendizagem clínica e estado de saúde mental (p <0,001). A supervisão foi o elemento mais valorizado. Os estudantes portugueses apresentaram a média mais elevada nos escores do Mental Health Continuum Short Form e Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem (p<0,001). Idade, sexo e saúde mental influíram nos escores do Ambiente de Aprendizagem Clínico, Supervisão e Professor de Enfermagem. Conclusão: os resultados indicaram que os escores do Mental Health Continuum Short Form e Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem obtidos pelos estudantes de Enfermagem portugueses foram mais elevados. Revelou-se também que as percepções dos alunos sobre o ambiente de aprendizagem clínica foram afetadas pela idade e sexo, e que suas percepções sobre saúde mental foram influenciadas pelos escores da escala Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem. |
id |
USP-38_bdfdc7773df04273d2d312da845e8270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/200311 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de estudantes de enfermagem sobre o ambiente de aprendizagem clínica e saúde mental: um estudo multicêntricoPercepciones de estudiantes de enfermería sobre el Ambiente de Aprendizaje Clínico y la salud mental: estudio multicéntricoNursing students’ perceptions on clinical learning environment and mental health: a multicenter studyEducation; Students; Clinical; Learning; Environment; Mental Health.Educación; Estudiantes; Clínica; Aprendizaje; Ambiente; Salud Mental.Educação; Estudantes; Clínica; Aprendizagem; Meio Ambiente; Saúde Mental.Objetivo: este estudo teve como objetivo avaliar as percepções dos estudantes de Enfermagem das universidades públicas de três países da União Europeia sobre saúde mental e ambientes de aprendizagem clínica, tema pouco investigado na literatura. Método: a coleta de dados ocorreu por meio de um formulário de dados demográficos, a Escala Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem e o Mental Health Continuum Short Form. Um total de 571 participantes da Turquia, Lituânia e Portugal foram incluídos no estudo. Resultados: houve uma diferença significativa entre os três grupos em relação ao ambiente de aprendizagem clínica e estado de saúde mental (p <0,001). A supervisão foi o elemento mais valorizado. Os estudantes portugueses apresentaram a média mais elevada nos escores do Mental Health Continuum Short Form e Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem (p<0,001). Idade, sexo e saúde mental influíram nos escores do Ambiente de Aprendizagem Clínico, Supervisão e Professor de Enfermagem. Conclusão: os resultados indicaram que os escores do Mental Health Continuum Short Form e Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem obtidos pelos estudantes de Enfermagem portugueses foram mais elevados. Revelou-se também que as percepções dos alunos sobre o ambiente de aprendizagem clínica foram afetadas pela idade e sexo, e que suas percepções sobre saúde mental foram influenciadas pelos escores da escala Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem.Objective: this study aimed at evaluating the perceptions of Nursing students from public universities in three European Union countries on mental health and clinical learning environments, a topic that has been rarely investigated in the literature. Method: data collection took place using a demographic data form, the Clinical Learning Environment, Supervision and Nurse Teacher Scale, and the Mental Health Continuum Short Form. A total of 571 participants from Turkey, Lithuania and Portugal were included in the study. Results: there was a significant difference among the three groups regarding clinical learning environment and mental health status (p<.001). Supervision was the most valued element. The Portuguese students presented the highest mean in the Mental Health Continuum Short Form and Clinical Learning Environment, Supervision and Nurse Teacher Scale scores (p<.001). Age, gender and mental health were effective in the Clinical Learning Environment, Supervision and Nurse Teacher Scale scores. Conclusion: the results indicated that the Mental Health Continuum Short Form and Clinical Learning Environment, Supervision and Nurse Teacher Scale scores obtained by the Portuguese Nursing students were higher. It was also revealed that the students’ perceptions on the clinical learning environment were affected by age and gender, and that their perceptions on mental health were influenced by the Clinical Learning Environment, Supervision and Nurse Teacher scale scores.Objetivo: este estudio tuvo como objetivo evaluar las percepciones de estudiantes de enfermería de universidades públicas de tres países de la Unión Europea sobre la salud mental y los Ambientes de Aprendizaje Clínico, tema poco estudiado en la literatura. Método: la recolección de datos se realizó mediante un formulario de datos demográficos, la Escala de Evaluación de Ambiente de Aprendizaje Clínico, Supervisión y Profesor de Enfermería y el Mental Health Continuum Short Form. Se incluyeron en el estudio un total de 571 participantes de Turquía, Lituania y Portugal. Resultados: hubo una diferencia significativa entre los tres grupos con respecto al Ambiente de Aprendizaje Clínico y al estado de salud mental (p < 0,001). La supervisión fue el elemento más valorado. Los estudiantes portugueses obtuvieron los puntajes promedio más altos en el Mental Health Continuum Short Form y Ambiente de Aprendizaje Clínico, Supervisión y Profesor de Enfermería (p<0,001). La edad, el sexo y la salud mental influyeron en los puntajes de Ambiente de Aprendizaje Clínico, Supervisión y Profesor de Enfermería. Conclusión: los resultados indicaron que los estudiantes de Enfermería portugueses obtuvieron los puntajes más altos en el Mental Health Continuum Short Form y Ambiente de Aprendizaje Clínico, Supervisión y Profesor de Enfermería. También se reveló que las percepciones de los estudiantes sobre el Ambiente de Aprendizaje Clínico se vieron afectadas por la edad y el género, y que sus percepciones sobre la salud mental fueron influenciadas por los puntajes de la escala de evaluación de Ambiente de Aprendizaje Clínico, Supervisión y Profesor de Enfermería.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/20031110.1590/1518-8345.5577.3581Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3581Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3581Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e35811518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200311/184531https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200311/184532https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200311/184533https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKaraduman, Gul Sahin Bakir, Gizem Kubat Sim-Sim, Maria Margarida Santana Fialho Basak, Tulay Goktas, Sonay Skarbalienė, Aelita Brasaitė-Abromė, IndrėLopes, Manuel José 2022-07-22T12:57:49Zoai:revistas.usp.br:article/200311Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-07-22T12:57:49Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de estudantes de enfermagem sobre o ambiente de aprendizagem clínica e saúde mental: um estudo multicêntrico Percepciones de estudiantes de enfermería sobre el Ambiente de Aprendizaje Clínico y la salud mental: estudio multicéntrico Nursing students’ perceptions on clinical learning environment and mental health: a multicenter study |
title |
Percepções de estudantes de enfermagem sobre o ambiente de aprendizagem clínica e saúde mental: um estudo multicêntrico |
spellingShingle |
Percepções de estudantes de enfermagem sobre o ambiente de aprendizagem clínica e saúde mental: um estudo multicêntrico Karaduman, Gul Sahin Education; Students; Clinical; Learning; Environment; Mental Health. Educación; Estudiantes; Clínica; Aprendizaje; Ambiente; Salud Mental. Educação; Estudantes; Clínica; Aprendizagem; Meio Ambiente; Saúde Mental. |
title_short |
Percepções de estudantes de enfermagem sobre o ambiente de aprendizagem clínica e saúde mental: um estudo multicêntrico |
title_full |
Percepções de estudantes de enfermagem sobre o ambiente de aprendizagem clínica e saúde mental: um estudo multicêntrico |
title_fullStr |
Percepções de estudantes de enfermagem sobre o ambiente de aprendizagem clínica e saúde mental: um estudo multicêntrico |
title_full_unstemmed |
Percepções de estudantes de enfermagem sobre o ambiente de aprendizagem clínica e saúde mental: um estudo multicêntrico |
title_sort |
Percepções de estudantes de enfermagem sobre o ambiente de aprendizagem clínica e saúde mental: um estudo multicêntrico |
author |
Karaduman, Gul Sahin |
author_facet |
Karaduman, Gul Sahin Bakir, Gizem Kubat Sim-Sim, Maria Margarida Santana Fialho Basak, Tulay Goktas, Sonay Skarbalienė, Aelita Brasaitė-Abromė, Indrė Lopes, Manuel José |
author_role |
author |
author2 |
Bakir, Gizem Kubat Sim-Sim, Maria Margarida Santana Fialho Basak, Tulay Goktas, Sonay Skarbalienė, Aelita Brasaitė-Abromė, Indrė Lopes, Manuel José |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karaduman, Gul Sahin Bakir, Gizem Kubat Sim-Sim, Maria Margarida Santana Fialho Basak, Tulay Goktas, Sonay Skarbalienė, Aelita Brasaitė-Abromė, Indrė Lopes, Manuel José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education; Students; Clinical; Learning; Environment; Mental Health. Educación; Estudiantes; Clínica; Aprendizaje; Ambiente; Salud Mental. Educação; Estudantes; Clínica; Aprendizagem; Meio Ambiente; Saúde Mental. |
topic |
Education; Students; Clinical; Learning; Environment; Mental Health. Educación; Estudiantes; Clínica; Aprendizaje; Ambiente; Salud Mental. Educação; Estudantes; Clínica; Aprendizagem; Meio Ambiente; Saúde Mental. |
description |
Objetivo: este estudo teve como objetivo avaliar as percepções dos estudantes de Enfermagem das universidades públicas de três países da União Europeia sobre saúde mental e ambientes de aprendizagem clínica, tema pouco investigado na literatura. Método: a coleta de dados ocorreu por meio de um formulário de dados demográficos, a Escala Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem e o Mental Health Continuum Short Form. Um total de 571 participantes da Turquia, Lituânia e Portugal foram incluídos no estudo. Resultados: houve uma diferença significativa entre os três grupos em relação ao ambiente de aprendizagem clínica e estado de saúde mental (p <0,001). A supervisão foi o elemento mais valorizado. Os estudantes portugueses apresentaram a média mais elevada nos escores do Mental Health Continuum Short Form e Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem (p<0,001). Idade, sexo e saúde mental influíram nos escores do Ambiente de Aprendizagem Clínico, Supervisão e Professor de Enfermagem. Conclusão: os resultados indicaram que os escores do Mental Health Continuum Short Form e Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem obtidos pelos estudantes de Enfermagem portugueses foram mais elevados. Revelou-se também que as percepções dos alunos sobre o ambiente de aprendizagem clínica foram afetadas pela idade e sexo, e que suas percepções sobre saúde mental foram influenciadas pelos escores da escala Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200311 10.1590/1518-8345.5577.3581 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200311 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.5577.3581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200311/184531 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200311/184532 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200311/184533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3581 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3581 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3581 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222856860139520 |