Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Wesley Soares de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Braga, Hévila Ferreira Gomes Medeiros, Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão, Melo, Emanuella Silva Joventino, Monteiro, Flávia Paula Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160
Resumo: Objetivo: avaliar junto a experts o desempenho funcional e a qualidade técnica do software educativo Wise Infant Development®. Método: pesquisa metodológica que seguiu o processo de avaliação de softwares conforme as normas ISO/IEC 25010 e NBR ISO-IEC 14598-6. O desempenho funcional do software foi avaliado por grupo de experts enfermeiros e a qualidade técnica por experts da tecnologia da informação. Para a análise estatística, empregou-se o Índice de Validade de Conteúdo e o teste Binomial. Resultados: em ambos os grupos de experts, a concordância foi maior que 70%, indicando que o software é adequado e pertinente ao que foi proposto em todas as suas características avaliadas: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade. A tecnologia recebeu sugestões para seu aperfeiçoamento, as quais foram aceitas. Conclusão: o software Wise Infant Development® foi bem avaliado pelos experts, podendo contribuir para o ensino sobre desenvolvimento do lactente, tanto na graduação em enfermagem quanto nas capacitações profissionais.
id USP-38_c0dc389b41cd528db211efe879382108
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/228160
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionaisSoftware evaluation on infant development to support teaching and professional trainingEvaluación de un software sobre el desarrollo del lactante que contribuye a la enseñanza y la capacitación profesionalPediatric Nursing; Child development; Nursing education; Software; Educational Technology; Validation StudyEnfermería Pediátrica; Desarrollo Infantil; Educación en Enfermería; Programas Informáticos; Tecnología Educacional; Estudio de ValidaciónEnfermagem Pediátrica; Desenvolvimento Infantil; Educação em Enfermagem; Software; Tecnologia Educacional; Estudo de ValidaçãoObjetivo: avaliar junto a experts o desempenho funcional e a qualidade técnica do software educativo Wise Infant Development®. Método: pesquisa metodológica que seguiu o processo de avaliação de softwares conforme as normas ISO/IEC 25010 e NBR ISO-IEC 14598-6. O desempenho funcional do software foi avaliado por grupo de experts enfermeiros e a qualidade técnica por experts da tecnologia da informação. Para a análise estatística, empregou-se o Índice de Validade de Conteúdo e o teste Binomial. Resultados: em ambos os grupos de experts, a concordância foi maior que 70%, indicando que o software é adequado e pertinente ao que foi proposto em todas as suas características avaliadas: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade. A tecnologia recebeu sugestões para seu aperfeiçoamento, as quais foram aceitas. Conclusão: o software Wise Infant Development® foi bem avaliado pelos experts, podendo contribuir para o ensino sobre desenvolvimento do lactente, tanto na graduação em enfermagem quanto nas capacitações profissionais.Objective: evaluate the functional performance and technical quality of the Wise Infant Development® educational software with experts. Method: methodological research that followed the software evaluation process according to the ISO/IEC 25010 and NBR ISO-IEC 14598-6 standards. The software’s functional performance was assessed by a group of nurse experts and its technical quality by information technology experts. The Content Validity Index and the Binomial test were used for statistical analysis. Results: in both expert groups, agreement was greater than 70%, indicating that the software is suitable and pertinent to what was proposed in all its evaluated characteristics: functional suitability, reliability, usability, performance efficiency, compatibility, security, maintainability, and portability. The technology received suggestions for improvement, which were accepted. Conclusion: the Wise Infant Development® software was well evaluated by the experts and could contribute to teaching about infant development, both in undergraduate nursing courses and in professional training.Objetivo: evaluar, junto con expertos, el desempeño funcional y la calidad técnica del software educativo Wise Infant Development®. Método: investigación metodológica que siguió el proceso de evaluación del software según las normas ISO/IEC 25010 y NBR ISO-IEC 14598-6. El desempeño funcional del software fue evaluado por un grupo de expertos en enfermería y la calidad técnica por expertos en tecnologías de la información. Para el análisis estadístico se utilizó el Índice de Validez de Contenido y la prueba Binomial. Resultados: la concordancia en los dos grupos de expertos fue superior al 70%, lo que indica que el software es adecuado y relevante para lo propuesto en todas las características evaluadas: adecuación funcional, confiabilidad, usabilidad, eficiencia en el desempeño, compatibilidad, seguridad, mantenibilidad y portabilidad. Los expertos realizaron sugerencias para mejorar la tecnología y fueron aceptadas. Conclusión: el software Wise Infant Development® fue bien evaluado por los expertos y puede contribuir a la enseñanza sobre el desarrollo del lactante, tanto en la carrera de enfermería como en la capacitación profesional.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2024-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/22816010.1590/1518-8345.7248.4285Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 32 (2024); e4285Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4285Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e42851518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160/206538https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160/206539https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160/206540Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Wesley Soares deBraga, Hévila Ferreira Gomes MedeirosCardoso, Maria Vera Lúcia Moreira LeitãoMelo, Emanuella Silva JoventinoMonteiro, Flávia Paula Magalhães2024-08-20T17:44:07Zoai:revistas.usp.br:article/228160Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2024-08-20T17:44:07Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais
Software evaluation on infant development to support teaching and professional training
Evaluación de un software sobre el desarrollo del lactante que contribuye a la enseñanza y la capacitación profesional
title Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais
spellingShingle Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais
Melo, Wesley Soares de
Pediatric Nursing; Child development; Nursing education; Software; Educational Technology; Validation Study
Enfermería Pediátrica; Desarrollo Infantil; Educación en Enfermería; Programas Informáticos; Tecnología Educacional; Estudio de Validación
Enfermagem Pediátrica; Desenvolvimento Infantil; Educação em Enfermagem; Software; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação
title_short Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais
title_full Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais
title_fullStr Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais
title_full_unstemmed Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais
title_sort Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais
author Melo, Wesley Soares de
author_facet Melo, Wesley Soares de
Braga, Hévila Ferreira Gomes Medeiros
Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Melo, Emanuella Silva Joventino
Monteiro, Flávia Paula Magalhães
author_role author
author2 Braga, Hévila Ferreira Gomes Medeiros
Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Melo, Emanuella Silva Joventino
Monteiro, Flávia Paula Magalhães
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Wesley Soares de
Braga, Hévila Ferreira Gomes Medeiros
Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Melo, Emanuella Silva Joventino
Monteiro, Flávia Paula Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Pediatric Nursing; Child development; Nursing education; Software; Educational Technology; Validation Study
Enfermería Pediátrica; Desarrollo Infantil; Educación en Enfermería; Programas Informáticos; Tecnología Educacional; Estudio de Validación
Enfermagem Pediátrica; Desenvolvimento Infantil; Educação em Enfermagem; Software; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação
topic Pediatric Nursing; Child development; Nursing education; Software; Educational Technology; Validation Study
Enfermería Pediátrica; Desarrollo Infantil; Educación en Enfermería; Programas Informáticos; Tecnología Educacional; Estudio de Validación
Enfermagem Pediátrica; Desenvolvimento Infantil; Educação em Enfermagem; Software; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação
description Objetivo: avaliar junto a experts o desempenho funcional e a qualidade técnica do software educativo Wise Infant Development®. Método: pesquisa metodológica que seguiu o processo de avaliação de softwares conforme as normas ISO/IEC 25010 e NBR ISO-IEC 14598-6. O desempenho funcional do software foi avaliado por grupo de experts enfermeiros e a qualidade técnica por experts da tecnologia da informação. Para a análise estatística, empregou-se o Índice de Validade de Conteúdo e o teste Binomial. Resultados: em ambos os grupos de experts, a concordância foi maior que 70%, indicando que o software é adequado e pertinente ao que foi proposto em todas as suas características avaliadas: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade. A tecnologia recebeu sugestões para seu aperfeiçoamento, as quais foram aceitas. Conclusão: o software Wise Infant Development® foi bem avaliado pelos experts, podendo contribuir para o ensino sobre desenvolvimento do lactente, tanto na graduação em enfermagem quanto nas capacitações profissionais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160
10.1590/1518-8345.7248.4285
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.7248.4285
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160/206538
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160/206539
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160/206540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 32 (2024); e4285
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4285
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4285
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444202736680960