Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160 |
Resumo: | Objetivo: avaliar junto a experts o desempenho funcional e a qualidade técnica do software educativo Wise Infant Development®. Método: pesquisa metodológica que seguiu o processo de avaliação de softwares conforme as normas ISO/IEC 25010 e NBR ISO-IEC 14598-6. O desempenho funcional do software foi avaliado por grupo de experts enfermeiros e a qualidade técnica por experts da tecnologia da informação. Para a análise estatística, empregou-se o Índice de Validade de Conteúdo e o teste Binomial. Resultados: em ambos os grupos de experts, a concordância foi maior que 70%, indicando que o software é adequado e pertinente ao que foi proposto em todas as suas características avaliadas: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade. A tecnologia recebeu sugestões para seu aperfeiçoamento, as quais foram aceitas. Conclusão: o software Wise Infant Development® foi bem avaliado pelos experts, podendo contribuir para o ensino sobre desenvolvimento do lactente, tanto na graduação em enfermagem quanto nas capacitações profissionais. |
id |
USP-38_c0dc389b41cd528db211efe879382108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/228160 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionaisSoftware evaluation on infant development to support teaching and professional trainingEvaluación de un software sobre el desarrollo del lactante que contribuye a la enseñanza y la capacitación profesionalPediatric Nursing; Child development; Nursing education; Software; Educational Technology; Validation StudyEnfermería Pediátrica; Desarrollo Infantil; Educación en Enfermería; Programas Informáticos; Tecnología Educacional; Estudio de ValidaciónEnfermagem Pediátrica; Desenvolvimento Infantil; Educação em Enfermagem; Software; Tecnologia Educacional; Estudo de ValidaçãoObjetivo: avaliar junto a experts o desempenho funcional e a qualidade técnica do software educativo Wise Infant Development®. Método: pesquisa metodológica que seguiu o processo de avaliação de softwares conforme as normas ISO/IEC 25010 e NBR ISO-IEC 14598-6. O desempenho funcional do software foi avaliado por grupo de experts enfermeiros e a qualidade técnica por experts da tecnologia da informação. Para a análise estatística, empregou-se o Índice de Validade de Conteúdo e o teste Binomial. Resultados: em ambos os grupos de experts, a concordância foi maior que 70%, indicando que o software é adequado e pertinente ao que foi proposto em todas as suas características avaliadas: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade. A tecnologia recebeu sugestões para seu aperfeiçoamento, as quais foram aceitas. Conclusão: o software Wise Infant Development® foi bem avaliado pelos experts, podendo contribuir para o ensino sobre desenvolvimento do lactente, tanto na graduação em enfermagem quanto nas capacitações profissionais.Objective: evaluate the functional performance and technical quality of the Wise Infant Development® educational software with experts. Method: methodological research that followed the software evaluation process according to the ISO/IEC 25010 and NBR ISO-IEC 14598-6 standards. The software’s functional performance was assessed by a group of nurse experts and its technical quality by information technology experts. The Content Validity Index and the Binomial test were used for statistical analysis. Results: in both expert groups, agreement was greater than 70%, indicating that the software is suitable and pertinent to what was proposed in all its evaluated characteristics: functional suitability, reliability, usability, performance efficiency, compatibility, security, maintainability, and portability. The technology received suggestions for improvement, which were accepted. Conclusion: the Wise Infant Development® software was well evaluated by the experts and could contribute to teaching about infant development, both in undergraduate nursing courses and in professional training.Objetivo: evaluar, junto con expertos, el desempeño funcional y la calidad técnica del software educativo Wise Infant Development®. Método: investigación metodológica que siguió el proceso de evaluación del software según las normas ISO/IEC 25010 y NBR ISO-IEC 14598-6. El desempeño funcional del software fue evaluado por un grupo de expertos en enfermería y la calidad técnica por expertos en tecnologías de la información. Para el análisis estadístico se utilizó el Índice de Validez de Contenido y la prueba Binomial. Resultados: la concordancia en los dos grupos de expertos fue superior al 70%, lo que indica que el software es adecuado y relevante para lo propuesto en todas las características evaluadas: adecuación funcional, confiabilidad, usabilidad, eficiencia en el desempeño, compatibilidad, seguridad, mantenibilidad y portabilidad. Los expertos realizaron sugerencias para mejorar la tecnología y fueron aceptadas. Conclusión: el software Wise Infant Development® fue bien evaluado por los expertos y puede contribuir a la enseñanza sobre el desarrollo del lactante, tanto en la carrera de enfermería como en la capacitación profesional.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2024-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/22816010.1590/1518-8345.7248.4285Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 32 (2024); e4285Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4285Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e42851518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160/206538https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160/206539https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160/206540Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Wesley Soares deBraga, Hévila Ferreira Gomes MedeirosCardoso, Maria Vera Lúcia Moreira LeitãoMelo, Emanuella Silva JoventinoMonteiro, Flávia Paula Magalhães2024-08-20T17:44:07Zoai:revistas.usp.br:article/228160Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2024-08-20T17:44:07Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais Software evaluation on infant development to support teaching and professional training Evaluación de un software sobre el desarrollo del lactante que contribuye a la enseñanza y la capacitación profesional |
title |
Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais |
spellingShingle |
Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais Melo, Wesley Soares de Pediatric Nursing; Child development; Nursing education; Software; Educational Technology; Validation Study Enfermería Pediátrica; Desarrollo Infantil; Educación en Enfermería; Programas Informáticos; Tecnología Educacional; Estudio de Validación Enfermagem Pediátrica; Desenvolvimento Infantil; Educação em Enfermagem; Software; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação |
title_short |
Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais |
title_full |
Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais |
title_fullStr |
Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais |
title_full_unstemmed |
Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais |
title_sort |
Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais |
author |
Melo, Wesley Soares de |
author_facet |
Melo, Wesley Soares de Braga, Hévila Ferreira Gomes Medeiros Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Melo, Emanuella Silva Joventino Monteiro, Flávia Paula Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Hévila Ferreira Gomes Medeiros Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Melo, Emanuella Silva Joventino Monteiro, Flávia Paula Magalhães |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Wesley Soares de Braga, Hévila Ferreira Gomes Medeiros Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Melo, Emanuella Silva Joventino Monteiro, Flávia Paula Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pediatric Nursing; Child development; Nursing education; Software; Educational Technology; Validation Study Enfermería Pediátrica; Desarrollo Infantil; Educación en Enfermería; Programas Informáticos; Tecnología Educacional; Estudio de Validación Enfermagem Pediátrica; Desenvolvimento Infantil; Educação em Enfermagem; Software; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação |
topic |
Pediatric Nursing; Child development; Nursing education; Software; Educational Technology; Validation Study Enfermería Pediátrica; Desarrollo Infantil; Educación en Enfermería; Programas Informáticos; Tecnología Educacional; Estudio de Validación Enfermagem Pediátrica; Desenvolvimento Infantil; Educação em Enfermagem; Software; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação |
description |
Objetivo: avaliar junto a experts o desempenho funcional e a qualidade técnica do software educativo Wise Infant Development®. Método: pesquisa metodológica que seguiu o processo de avaliação de softwares conforme as normas ISO/IEC 25010 e NBR ISO-IEC 14598-6. O desempenho funcional do software foi avaliado por grupo de experts enfermeiros e a qualidade técnica por experts da tecnologia da informação. Para a análise estatística, empregou-se o Índice de Validade de Conteúdo e o teste Binomial. Resultados: em ambos os grupos de experts, a concordância foi maior que 70%, indicando que o software é adequado e pertinente ao que foi proposto em todas as suas características avaliadas: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade. A tecnologia recebeu sugestões para seu aperfeiçoamento, as quais foram aceitas. Conclusão: o software Wise Infant Development® foi bem avaliado pelos experts, podendo contribuir para o ensino sobre desenvolvimento do lactente, tanto na graduação em enfermagem quanto nas capacitações profissionais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160 10.1590/1518-8345.7248.4285 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.7248.4285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160/206538 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160/206539 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228160/206540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 32 (2024); e4285 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4285 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4285 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444202736680960 |