A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Lenilde Duarte de
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Palha, Pedro Fredemir, Villa, Tereza Cristina Scatena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1304
Resumo: Este "paper" apresenta a utilização de obras da Literatura Brasileira em disciplinas vinculadas à área de Enfermagem em Saúde Pública, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-EERP/USP. Tem como objetivo o relato preliminar de uma experiência que visa sensibilizar o aluno do Curso da Graduação em Enfermagem, no que concerne a ampliação do "olhar" sobre a realidade, na qual se estabelecem as relações entre os homens e o processo saúde-doença, dentro da concepção de complexidade e singularidade do viver-adoecer humano considerando espaço e tempo. Em fase primária de execução, essa experiência vem se baseando metodologicamente nas concepções da Nova História (École des Analles) no paradigma da da complexidade (MORIN), no conceito de circularidade e do paradigma indiciário (GINZBURG).
id USP-38_ca02e79ba1e1134780114921dd113dd9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1304
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doençaThe brazilian literature in public health: the teaching of a "new look" about the health-illness processLiteratura en salud pública: enseñanza de una nueva visión sobre el proceso salud-enfermedadliteraturasaúde públicaensinoliteraturasalud públicaenseñanzaliteraturepublic healthteachingEste "paper" apresenta a utilização de obras da Literatura Brasileira em disciplinas vinculadas à área de Enfermagem em Saúde Pública, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-EERP/USP. Tem como objetivo o relato preliminar de uma experiência que visa sensibilizar o aluno do Curso da Graduação em Enfermagem, no que concerne a ampliação do "olhar" sobre a realidade, na qual se estabelecem as relações entre os homens e o processo saúde-doença, dentro da concepção de complexidade e singularidade do viver-adoecer humano considerando espaço e tempo. Em fase primária de execução, essa experiência vem se baseando metodologicamente nas concepções da Nova História (École des Analles) no paradigma da da complexidade (MORIN), no conceito de circularidade e do paradigma indiciário (GINZBURG).This paper presents the use of Brazilian literature in public health nursing courses at the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing.The goal is a preliminary report about experiences that intend to keep the students in touch in order to wide their view of reality, in which relationships between the men and health-illness process are established in the complexity and singularity of human being (ill and life) in each place and time. In the first stage, this experience is based on New History conceptual framework (Écolle des Annale ), in the complexity's paradigm (MORIN) and circularity concept and sign's paradigm (GINZBURG).Este artículo presenta el uso da Literatura Brasileña en las disciplinas del área de Enfermería en Salud Pública, en la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo-EERP/USP. Su objetivo es relatar en forma preliminar, una experiencia que sensibiliza el aluno de curso de pregrado de Enfermería con respecto a ampliar su visión de la realidad, en donde se establecen las relaciones entre las personas y el proceso salud-enfermedad, dentro de una concepción de complexidad y singularidad del vivir y enfermar del ser human, cosiderando espacio y tiempo. En su fase primaria de ejecución, esta experiencia se basó, metodológicamente en las concepciones de la nueva historia (Écolle des Annales), en el paradigma de la complejidad (MORIN), en el concepto de circularidad y el paradigma indiciário (GINZBURG).Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1998-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/130410.1590/S0104-11691998000300007Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 3 (1998); 55-60Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 3 (1998); 55-60Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 3 (1998); 55-601518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1304/1329Sá, Lenilde Duarte dePalha, Pedro FredemirVilla, Tereza Cristina Scatenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:03:48Zoai:revistas.usp.br:article/1304Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:03:48Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença
The brazilian literature in public health: the teaching of a "new look" about the health-illness process
Literatura en salud pública: enseñanza de una nueva visión sobre el proceso salud-enfermedad
title A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença
spellingShingle A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença
Sá, Lenilde Duarte de
literatura
saúde pública
ensino
literatura
salud pública
enseñanza
literature
public health
teaching
title_short A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença
title_full A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença
title_fullStr A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença
title_full_unstemmed A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença
title_sort A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença
author Sá, Lenilde Duarte de
author_facet Sá, Lenilde Duarte de
Palha, Pedro Fredemir
Villa, Tereza Cristina Scatena
author_role author
author2 Palha, Pedro Fredemir
Villa, Tereza Cristina Scatena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Lenilde Duarte de
Palha, Pedro Fredemir
Villa, Tereza Cristina Scatena
dc.subject.por.fl_str_mv literatura
saúde pública
ensino
literatura
salud pública
enseñanza
literature
public health
teaching
topic literatura
saúde pública
ensino
literatura
salud pública
enseñanza
literature
public health
teaching
description Este "paper" apresenta a utilização de obras da Literatura Brasileira em disciplinas vinculadas à área de Enfermagem em Saúde Pública, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-EERP/USP. Tem como objetivo o relato preliminar de uma experiência que visa sensibilizar o aluno do Curso da Graduação em Enfermagem, no que concerne a ampliação do "olhar" sobre a realidade, na qual se estabelecem as relações entre os homens e o processo saúde-doença, dentro da concepção de complexidade e singularidade do viver-adoecer humano considerando espaço e tempo. Em fase primária de execução, essa experiência vem se baseando metodologicamente nas concepções da Nova História (École des Analles) no paradigma da da complexidade (MORIN), no conceito de circularidade e do paradigma indiciário (GINZBURG).
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1304
10.1590/S0104-11691998000300007
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1304
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691998000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1304/1329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 3 (1998); 55-60
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 3 (1998); 55-60
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 3 (1998); 55-60
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444179371261952