A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1304 |
Resumo: | Este "paper" apresenta a utilização de obras da Literatura Brasileira em disciplinas vinculadas à área de Enfermagem em Saúde Pública, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-EERP/USP. Tem como objetivo o relato preliminar de uma experiência que visa sensibilizar o aluno do Curso da Graduação em Enfermagem, no que concerne a ampliação do "olhar" sobre a realidade, na qual se estabelecem as relações entre os homens e o processo saúde-doença, dentro da concepção de complexidade e singularidade do viver-adoecer humano considerando espaço e tempo. Em fase primária de execução, essa experiência vem se baseando metodologicamente nas concepções da Nova História (École des Analles) no paradigma da da complexidade (MORIN), no conceito de circularidade e do paradigma indiciário (GINZBURG). |
id |
USP-38_ca02e79ba1e1134780114921dd113dd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1304 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doençaThe brazilian literature in public health: the teaching of a "new look" about the health-illness processLiteratura en salud pública: enseñanza de una nueva visión sobre el proceso salud-enfermedadliteraturasaúde públicaensinoliteraturasalud públicaenseñanzaliteraturepublic healthteachingEste "paper" apresenta a utilização de obras da Literatura Brasileira em disciplinas vinculadas à área de Enfermagem em Saúde Pública, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-EERP/USP. Tem como objetivo o relato preliminar de uma experiência que visa sensibilizar o aluno do Curso da Graduação em Enfermagem, no que concerne a ampliação do "olhar" sobre a realidade, na qual se estabelecem as relações entre os homens e o processo saúde-doença, dentro da concepção de complexidade e singularidade do viver-adoecer humano considerando espaço e tempo. Em fase primária de execução, essa experiência vem se baseando metodologicamente nas concepções da Nova História (École des Analles) no paradigma da da complexidade (MORIN), no conceito de circularidade e do paradigma indiciário (GINZBURG).This paper presents the use of Brazilian literature in public health nursing courses at the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing.The goal is a preliminary report about experiences that intend to keep the students in touch in order to wide their view of reality, in which relationships between the men and health-illness process are established in the complexity and singularity of human being (ill and life) in each place and time. In the first stage, this experience is based on New History conceptual framework (Écolle des Annale ), in the complexity's paradigm (MORIN) and circularity concept and sign's paradigm (GINZBURG).Este artículo presenta el uso da Literatura Brasileña en las disciplinas del área de Enfermería en Salud Pública, en la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo-EERP/USP. Su objetivo es relatar en forma preliminar, una experiencia que sensibiliza el aluno de curso de pregrado de Enfermería con respecto a ampliar su visión de la realidad, en donde se establecen las relaciones entre las personas y el proceso salud-enfermedad, dentro de una concepción de complexidad y singularidad del vivir y enfermar del ser human, cosiderando espacio y tiempo. En su fase primaria de ejecución, esta experiencia se basó, metodológicamente en las concepciones de la nueva historia (Écolle des Annales), en el paradigma de la complejidad (MORIN), en el concepto de circularidad y el paradigma indiciário (GINZBURG).Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1998-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/130410.1590/S0104-11691998000300007Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 3 (1998); 55-60Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 3 (1998); 55-60Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 3 (1998); 55-601518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1304/1329Sá, Lenilde Duarte dePalha, Pedro FredemirVilla, Tereza Cristina Scatenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:03:48Zoai:revistas.usp.br:article/1304Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:03:48Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença The brazilian literature in public health: the teaching of a "new look" about the health-illness process Literatura en salud pública: enseñanza de una nueva visión sobre el proceso salud-enfermedad |
title |
A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença |
spellingShingle |
A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença Sá, Lenilde Duarte de literatura saúde pública ensino literatura salud pública enseñanza literature public health teaching |
title_short |
A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença |
title_full |
A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença |
title_fullStr |
A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença |
title_full_unstemmed |
A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença |
title_sort |
A literatura em saúde pública: o ensino de um "novo olhar" sobre o processo saúde-doença |
author |
Sá, Lenilde Duarte de |
author_facet |
Sá, Lenilde Duarte de Palha, Pedro Fredemir Villa, Tereza Cristina Scatena |
author_role |
author |
author2 |
Palha, Pedro Fredemir Villa, Tereza Cristina Scatena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Lenilde Duarte de Palha, Pedro Fredemir Villa, Tereza Cristina Scatena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura saúde pública ensino literatura salud pública enseñanza literature public health teaching |
topic |
literatura saúde pública ensino literatura salud pública enseñanza literature public health teaching |
description |
Este "paper" apresenta a utilização de obras da Literatura Brasileira em disciplinas vinculadas à área de Enfermagem em Saúde Pública, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-EERP/USP. Tem como objetivo o relato preliminar de uma experiência que visa sensibilizar o aluno do Curso da Graduação em Enfermagem, no que concerne a ampliação do "olhar" sobre a realidade, na qual se estabelecem as relações entre os homens e o processo saúde-doença, dentro da concepção de complexidade e singularidade do viver-adoecer humano considerando espaço e tempo. Em fase primária de execução, essa experiência vem se baseando metodologicamente nas concepções da Nova História (École des Analles) no paradigma da da complexidade (MORIN), no conceito de circularidade e do paradigma indiciário (GINZBURG). |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1304 10.1590/S0104-11691998000300007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1304 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11691998000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1304/1329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 3 (1998); 55-60 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 3 (1998); 55-60 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 3 (1998); 55-60 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444179371261952 |