Trajetória profissional na Estratégia Saúde da Família: em foco a contribuição dos cursos de especialização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4300 |
Resumo: | Trata-se de estudo de caso, com abordagem qualitativa, que teve por objetivo analisar a trajetória profissional dos egressos dos cursos de especialização em Saúde da Família, oferecidos pelo Polo Saúde da Família na Região Metropolitana de São Paulo (Polo-SF RMSP) (2002-2004), buscando identificar as contribuições do curso para a atuação desses profissionais na Estratégia Saúde da Família (ESF). A amosta foi composta por 11 ex-alunos. Os dados foram coletados através de questionário com questões semiabertas, durante os meses de dezembro de 2007 a março de 2008. Os resultados apontaram que seis ex-alunos não trabalham mais na ESF. Daqueles que trabalham, a maioria relata baixa identidade com a ESF. Participar do curso ocasionou transformações nas atividades diárias desses profissionais, embora persistam dificuldades para operar com os princípios da ESF. Conclui-se que o curso impactou positivamente a trajetória do profissional, embora represente modalidade de formação que visa complementar conhecimentos e habilidades necessários para atuação na ESF. |
id |
USP-38_cd72da1b27bbe2b12a1f1b9472c15877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4300 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetória profissional na Estratégia Saúde da Família: em foco a contribuição dos cursos de especialização Trayectoria profesional en la Estrategia Salud de la Familia: enfoque en la contribución de los cursos de especialización Professional trajectory in the Family Health Strategy: focus on the contribution of specialization programs Formação de Recursos HumanosSaúde da FamíliaEnsinoFormación de Recursos HumanosSalud de la FamiliaEnseñanzaHuman Resources FormationFamily HealthTeaching Trata-se de estudo de caso, com abordagem qualitativa, que teve por objetivo analisar a trajetória profissional dos egressos dos cursos de especialização em Saúde da Família, oferecidos pelo Polo Saúde da Família na Região Metropolitana de São Paulo (Polo-SF RMSP) (2002-2004), buscando identificar as contribuições do curso para a atuação desses profissionais na Estratégia Saúde da Família (ESF). A amosta foi composta por 11 ex-alunos. Os dados foram coletados através de questionário com questões semiabertas, durante os meses de dezembro de 2007 a março de 2008. Os resultados apontaram que seis ex-alunos não trabalham mais na ESF. Daqueles que trabalham, a maioria relata baixa identidade com a ESF. Participar do curso ocasionou transformações nas atividades diárias desses profissionais, embora persistam dificuldades para operar com os princípios da ESF. Conclui-se que o curso impactou positivamente a trajetória do profissional, embora represente modalidade de formação que visa complementar conhecimentos e habilidades necessários para atuação na ESF. This case study with a qualitative approach analyzes the professional trajectory of graduates from specialization programs in Family Health offered by the Family Health Center (FH-Center) in the metropolitan region of São Paulo, Brazil, between 2002 and 2004 identifies the contributions of this program to the performance of these professionals in the Family Health Strategy (FHS). The sample included 11 former students and data were collected through a questionnaire with semi-open questions from December 2007 to March 2008. The results revealed that six graduates no longer worked in the FHS and most of those still working in the FHS reported a low level of identification with the FHS. The program enabled changes in these professionals' daily practices, although some difficulties implementing the FHS principles into practice still remain. The conclusion is that the program positively impacted these professionals' trajectory, even though it represents a modality of training designed to complement knowledge and skills required by the FHS work. Se trata de estudio de caso, con abordaje cualitativo, que tuvo por objetivo analizar la trayectoria profesional de los egresados de los cursos de especialización en Salud de la Familia, ofrecidos por el Polo Salud de la Familia en la Región Metropolitana de Sao Paulo (Polo-SF RMSP) (2002-2004) buscando identificar las contribuciones del curso para la actuación de estos profesionales en la Estrategia Salud de la Familia (ESF). Los sujetos del estudio fueron 11 ex-alumnos. Los datos fueron recolectados a través de cuestionario con preguntas semi-abiertas, durante los meses de diciembre de 2007 a marzo de 2008. Los resultados apuntaron que seis ex-alumnos no trabajaban más en la ESF. De los que trabajaban, la mayoría relata baja identificación con la ESF. Participa r del curso ocasionó transformaciones en las actividades diarias de esos profesionales, a pesar de que persisten dificultades en operar con los principios de la ESF. Se concluye que el curso impactó positivamente la trayectoria del profesional, a pesar de que represente una modalidad de formación que tiene por objetivo complementar conocimientos y habilidades necesarias para actuación en la ESF. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/430010.1590/S0104-11692011000100020Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 1 (2011); 148-155 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 1 (2011); 148-155 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 1 (2011); 148-155 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4300/5491https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4300/5492https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4300/5493Silva, Tatiane Aparecida Moreira daFracolli, Lislaine AparecidaChiesa, Anna Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:39:42Zoai:revistas.usp.br:article/4300Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:39:42Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória profissional na Estratégia Saúde da Família: em foco a contribuição dos cursos de especialização Trayectoria profesional en la Estrategia Salud de la Familia: enfoque en la contribución de los cursos de especialización Professional trajectory in the Family Health Strategy: focus on the contribution of specialization programs |
title |
Trajetória profissional na Estratégia Saúde da Família: em foco a contribuição dos cursos de especialização |
spellingShingle |
Trajetória profissional na Estratégia Saúde da Família: em foco a contribuição dos cursos de especialização Silva, Tatiane Aparecida Moreira da Formação de Recursos Humanos Saúde da Família Ensino Formación de Recursos Humanos Salud de la Familia Enseñanza Human Resources Formation Family Health Teaching |
title_short |
Trajetória profissional na Estratégia Saúde da Família: em foco a contribuição dos cursos de especialização |
title_full |
Trajetória profissional na Estratégia Saúde da Família: em foco a contribuição dos cursos de especialização |
title_fullStr |
Trajetória profissional na Estratégia Saúde da Família: em foco a contribuição dos cursos de especialização |
title_full_unstemmed |
Trajetória profissional na Estratégia Saúde da Família: em foco a contribuição dos cursos de especialização |
title_sort |
Trajetória profissional na Estratégia Saúde da Família: em foco a contribuição dos cursos de especialização |
author |
Silva, Tatiane Aparecida Moreira da |
author_facet |
Silva, Tatiane Aparecida Moreira da Fracolli, Lislaine Aparecida Chiesa, Anna Maria |
author_role |
author |
author2 |
Fracolli, Lislaine Aparecida Chiesa, Anna Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tatiane Aparecida Moreira da Fracolli, Lislaine Aparecida Chiesa, Anna Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Recursos Humanos Saúde da Família Ensino Formación de Recursos Humanos Salud de la Familia Enseñanza Human Resources Formation Family Health Teaching |
topic |
Formação de Recursos Humanos Saúde da Família Ensino Formación de Recursos Humanos Salud de la Familia Enseñanza Human Resources Formation Family Health Teaching |
description |
Trata-se de estudo de caso, com abordagem qualitativa, que teve por objetivo analisar a trajetória profissional dos egressos dos cursos de especialização em Saúde da Família, oferecidos pelo Polo Saúde da Família na Região Metropolitana de São Paulo (Polo-SF RMSP) (2002-2004), buscando identificar as contribuições do curso para a atuação desses profissionais na Estratégia Saúde da Família (ESF). A amosta foi composta por 11 ex-alunos. Os dados foram coletados através de questionário com questões semiabertas, durante os meses de dezembro de 2007 a março de 2008. Os resultados apontaram que seis ex-alunos não trabalham mais na ESF. Daqueles que trabalham, a maioria relata baixa identidade com a ESF. Participar do curso ocasionou transformações nas atividades diárias desses profissionais, embora persistam dificuldades para operar com os princípios da ESF. Conclui-se que o curso impactou positivamente a trajetória do profissional, embora represente modalidade de formação que visa complementar conhecimentos e habilidades necessários para atuação na ESF. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4300 10.1590/S0104-11692011000100020 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4300 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692011000100020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4300/5491 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4300/5492 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4300/5493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 1 (2011); 148-155 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 1 (2011); 148-155 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 1 (2011); 148-155 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222845080436736 |