Emotional recognition for simulated clinical environment using unpleasant odors: quasi-experimental study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meska, Mateus Henrique Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mano, Leandro Yukio, Silva, Janaina Pereira, Pereira Junior, Gerson Alves, Mazzo, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178568
Resumo: Objetivo: comparar o efeito da exposição aos odores desagradáveis em ambiente clínico simulado nas emoções de estudantes de graduação de enfermagem. Método: estudo quase experimental. Participaram 24 estudantes de enfermagem, alocados em dois grupos, 12 no Grupo Intervenção com exposição aos odores desagradáveis e 12 no Grupo Controle sem exposição aos odores desagradáveis. Para simulação do odor desagradável de vômito, no Grupo Intervenção, foram utilizados alimentos fermentados: aveia cozida, leite coalhado, queijo parmesão estragado, ovo cru, sopa ervilha, uvas-passas e vinagre. Os participantes foram filmados e a análise das expressões faciais foi realizada em seis pontos críticos: abordagem pelo estudante; relato da queixa; avaliação clínica; e intercorrência, intervenção e reavaliação do paciente a partir do proposto pelo modelo Circumplex de reconhecimento de emoções. Resultados: verificou-se 83.215 emoções relacionadas aos seis pontos críticos. No ponto crítico do cenário proposto com exposição aos odores desagradáveis o grupo intervenção apresentou a emoção básica de tristeza e o grupo controle, raiva. Conclusão: infere-se que a inclusão de odores desagradáveis nos cenários simulados pode ampliar o desenvolvimento emocional de estudantes da área da saúde.
id USP-38_ce4e5b3f0aa88fe36d7f0fab318a470f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/178568
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Emotional recognition for simulated clinical environment using unpleasant odors: quasi-experimental studyReconhecimento de emoções para ambiente clínico simulado com uso de odores desagradáveis: estudo quase experimentalReconocimiento de emociones para ambiente clínico simulado con uso de olores desagradables: estudio cuasiexperimentalSimulaçãoSimulação de PacienteOdorantesEducaçãoEducação em EnfermagemEducação SuperiorSimulaciónSimulación de PacienteOdorantesEducaciónEducación en EnfermeríaEducación SuperiorSimulationPatient SimulationOdorantsEducationNursingHigherObjetivo: comparar o efeito da exposição aos odores desagradáveis em ambiente clínico simulado nas emoções de estudantes de graduação de enfermagem. Método: estudo quase experimental. Participaram 24 estudantes de enfermagem, alocados em dois grupos, 12 no Grupo Intervenção com exposição aos odores desagradáveis e 12 no Grupo Controle sem exposição aos odores desagradáveis. Para simulação do odor desagradável de vômito, no Grupo Intervenção, foram utilizados alimentos fermentados: aveia cozida, leite coalhado, queijo parmesão estragado, ovo cru, sopa ervilha, uvas-passas e vinagre. Os participantes foram filmados e a análise das expressões faciais foi realizada em seis pontos críticos: abordagem pelo estudante; relato da queixa; avaliação clínica; e intercorrência, intervenção e reavaliação do paciente a partir do proposto pelo modelo Circumplex de reconhecimento de emoções. Resultados: verificou-se 83.215 emoções relacionadas aos seis pontos críticos. No ponto crítico do cenário proposto com exposição aos odores desagradáveis o grupo intervenção apresentou a emoção básica de tristeza e o grupo controle, raiva. Conclusão: infere-se que a inclusão de odores desagradáveis nos cenários simulados pode ampliar o desenvolvimento emocional de estudantes da área da saúde.Objetivo: comparar el efecto de la exposición a los olores desagradables en ambiente clínico simulado en las emociones de estudiantes de grado de enfermería. Método: estudio cuasiexperimental. Participaron 24 estudiantes de enfermería, distribuidos en dos grupos, 12 en el Grupo Intervención con exposición a los olores desagradables y 12 en el Grupo Control sin exposición a los olores desagradables. Para simular el olor desagradable de vómito, en el grupo intervención, se utilizaron alimentos fermentados: avena cocida, leche cuajada, queso parmesano estropeado, huevo crudo, sopa de arvejas, uvas pasas y vinagre. Los participantes fueron filmados y las expresiones faciales se analizaron en relación con seis puntos críticos: abordaje por el estudiante; relato de la queja; evaluación clínica; e intercurrencia, intervención y reevaluación del paciente con base en lo propuesto por el modelo Circumplex de reconocimiento de emociones. Resultados: se verificaron 83.215 emociones relacionadas con los seis pontos críticos. En el punto crítico del escenario propuesto con exposición a los olores desagradables, el grupo intervención presentó la emoción básica tristeza; y el grupo control, rabia. Conclusión: se deduce que la inclusión de olores desagradables en los escenarios simulados puede ampliar el desarrollo emocional de estudiantes del área de la salud.Objective: to compare the effect of exposure to unpleasant odors in a simulated clinical environment on the emotions of undergraduate nursing students. Method: quasi-experimental study. A total of 24 nursing students participated the study, divided into two groups, 12 in the intervention group with exposure to unpleasant odors, and 12 in the control group without exposure to unpleasant odors. To simulate the unpleasant vomiting odor in intervention group, fermented foods were used: boiled oats, curdled milk, spoiled Parmesan cheese, raw egg, pea soup, raisins and vinegar. Participants were filmed and the facial expression analysis was performed at six critical points: student approach; report of the complaint; clinical evaluation; and patient occurrence, intervention and reevaluation based on what was proposed by the Circumplex model of emotions recognition. Results: a total of 83,215 emotions related to the six critical points were verified. At the critical point of the proposed scenario with exposure to unpleasant odors, the intervention group presented the basic emotion of sadness and the Control Group, anger. Conclusion: it is inferred that the inclusion of unpleasant odors in the simulated scenarios can broaden the emotional development of health students.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17856810.1590/1518-8345.2883.3248Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3248Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3248Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e32481518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178568/165301https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178568/165302https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178568/165303Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeska, Mateus Henrique Gonçalves Mano, Leandro Yukio Silva, Janaina Pereira Pereira Junior, Gerson Alves Mazzo, Alessandra 2021-05-17T16:12:51Zoai:revistas.usp.br:article/178568Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T16:12:51Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Emotional recognition for simulated clinical environment using unpleasant odors: quasi-experimental study
Reconhecimento de emoções para ambiente clínico simulado com uso de odores desagradáveis: estudo quase experimental
Reconocimiento de emociones para ambiente clínico simulado con uso de olores desagradables: estudio cuasiexperimental
title Emotional recognition for simulated clinical environment using unpleasant odors: quasi-experimental study
spellingShingle Emotional recognition for simulated clinical environment using unpleasant odors: quasi-experimental study
Meska, Mateus Henrique Gonçalves
Simulação
Simulação de Paciente
Odorantes
Educação
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Simulación
Simulación de Paciente
Odorantes
Educación
Educación en Enfermería
Educación Superior
Simulation
Patient Simulation
Odorants
Education
Nursing
Higher
title_short Emotional recognition for simulated clinical environment using unpleasant odors: quasi-experimental study
title_full Emotional recognition for simulated clinical environment using unpleasant odors: quasi-experimental study
title_fullStr Emotional recognition for simulated clinical environment using unpleasant odors: quasi-experimental study
title_full_unstemmed Emotional recognition for simulated clinical environment using unpleasant odors: quasi-experimental study
title_sort Emotional recognition for simulated clinical environment using unpleasant odors: quasi-experimental study
author Meska, Mateus Henrique Gonçalves
author_facet Meska, Mateus Henrique Gonçalves
Mano, Leandro Yukio
Silva, Janaina Pereira
Pereira Junior, Gerson Alves
Mazzo, Alessandra
author_role author
author2 Mano, Leandro Yukio
Silva, Janaina Pereira
Pereira Junior, Gerson Alves
Mazzo, Alessandra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meska, Mateus Henrique Gonçalves
Mano, Leandro Yukio
Silva, Janaina Pereira
Pereira Junior, Gerson Alves
Mazzo, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação
Simulação de Paciente
Odorantes
Educação
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Simulación
Simulación de Paciente
Odorantes
Educación
Educación en Enfermería
Educación Superior
Simulation
Patient Simulation
Odorants
Education
Nursing
Higher
topic Simulação
Simulação de Paciente
Odorantes
Educação
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Simulación
Simulación de Paciente
Odorantes
Educación
Educación en Enfermería
Educación Superior
Simulation
Patient Simulation
Odorants
Education
Nursing
Higher
description Objetivo: comparar o efeito da exposição aos odores desagradáveis em ambiente clínico simulado nas emoções de estudantes de graduação de enfermagem. Método: estudo quase experimental. Participaram 24 estudantes de enfermagem, alocados em dois grupos, 12 no Grupo Intervenção com exposição aos odores desagradáveis e 12 no Grupo Controle sem exposição aos odores desagradáveis. Para simulação do odor desagradável de vômito, no Grupo Intervenção, foram utilizados alimentos fermentados: aveia cozida, leite coalhado, queijo parmesão estragado, ovo cru, sopa ervilha, uvas-passas e vinagre. Os participantes foram filmados e a análise das expressões faciais foi realizada em seis pontos críticos: abordagem pelo estudante; relato da queixa; avaliação clínica; e intercorrência, intervenção e reavaliação do paciente a partir do proposto pelo modelo Circumplex de reconhecimento de emoções. Resultados: verificou-se 83.215 emoções relacionadas aos seis pontos críticos. No ponto crítico do cenário proposto com exposição aos odores desagradáveis o grupo intervenção apresentou a emoção básica de tristeza e o grupo controle, raiva. Conclusão: infere-se que a inclusão de odores desagradáveis nos cenários simulados pode ampliar o desenvolvimento emocional de estudantes da área da saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178568
10.1590/1518-8345.2883.3248
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178568
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.2883.3248
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178568/165301
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178568/165302
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178568/165303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3248
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3248
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3248
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222854321537024