Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sordi, Mara Regina Lemes De
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Bagnato, Maria Helena Salgado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1295
Resumo: A mudança da lógica da formação dos profissionais de saúde é uma exigência frente aos desafios da nova ordem mundial. O presente estudo busca problematizar as bases do ensino crítico-reflexivo na área e sua contribuição para uma inserção dos profissionais no mercado de trabalho. Esta inserção deve ser regida pela ética da cidadania coletiva e deve estar disposta a enfrentar de forma organizada os interesses do projeto neoliberal.
id USP-38_cf9c07c20980ca09b04383b848a6725c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1295
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do séculoSubsidies for a critical-reflexive professional formation in the health area and the challenge of the changing centurySubsidios para una formación profesional crítica-reflexiva en el área de la salud y el desafío del cámbio del sigloformação profissionalensino crítico-reflexivocidadaniaformación profesionalenseñanza crítico-reflexivaciudadaníaprofessional formationcritical-reflexive educationcitizenshipA mudança da lógica da formação dos profissionais de saúde é uma exigência frente aos desafios da nova ordem mundial. O presente estudo busca problematizar as bases do ensino crítico-reflexivo na área e sua contribuição para uma inserção dos profissionais no mercado de trabalho. Esta inserção deve ser regida pela ética da cidadania coletiva e deve estar disposta a enfrentar de forma organizada os interesses do projeto neoliberal.Change in the logic of health profissional formation is a demanding challenge for the new world order. The present study searches the problematical bases of reflexive-critical teaching in the area and its contribution for placing the profissional in the work market. This insertion must be regulated by the collective citizenship ethics and must also look forward to a confrontation, in an organized way, with the interests of the neoliberal project.El cambio de la lógica de la formación de los profesionales de la salud es una exigencia frente a los desafios del nuevo orden mundial. Este estudio busca problematizar las bases de la ensenãnza crítico-reflexiva en el área y su contribución para la inserción de los profesionales en el mercado de trabajo. Esta inserción debe ser regida por la ética de la ciudadanía colectiva y debe estar dispuesta a enfrentar de forma organizada los intereses del projecto neoliberal.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/129510.1590/S0104-11691998000200012Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 2 (1998); 83-88Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 2 (1998); 83-88Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 2 (1998); 83-881518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1295/1319Sordi, Mara Regina Lemes DeBagnato, Maria Helena Salgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:02:31Zoai:revistas.usp.br:article/1295Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:02:31Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século
Subsidies for a critical-reflexive professional formation in the health area and the challenge of the changing century
Subsidios para una formación profesional crítica-reflexiva en el área de la salud y el desafío del cámbio del siglo
title Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século
spellingShingle Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século
Sordi, Mara Regina Lemes De
formação profissional
ensino crítico-reflexivo
cidadania
formación profesional
enseñanza crítico-reflexiva
ciudadanía
professional formation
critical-reflexive education
citizenship
title_short Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século
title_full Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século
title_fullStr Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século
title_full_unstemmed Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século
title_sort Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século
author Sordi, Mara Regina Lemes De
author_facet Sordi, Mara Regina Lemes De
Bagnato, Maria Helena Salgado
author_role author
author2 Bagnato, Maria Helena Salgado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes De
Bagnato, Maria Helena Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv formação profissional
ensino crítico-reflexivo
cidadania
formación profesional
enseñanza crítico-reflexiva
ciudadanía
professional formation
critical-reflexive education
citizenship
topic formação profissional
ensino crítico-reflexivo
cidadania
formación profesional
enseñanza crítico-reflexiva
ciudadanía
professional formation
critical-reflexive education
citizenship
description A mudança da lógica da formação dos profissionais de saúde é uma exigência frente aos desafios da nova ordem mundial. O presente estudo busca problematizar as bases do ensino crítico-reflexivo na área e sua contribuição para uma inserção dos profissionais no mercado de trabalho. Esta inserção deve ser regida pela ética da cidadania coletiva e deve estar disposta a enfrentar de forma organizada os interesses do projeto neoliberal.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1295
10.1590/S0104-11691998000200012
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1295
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691998000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1295/1319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 2 (1998); 83-88
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 2 (1998); 83-88
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 2 (1998); 83-88
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222836366770176