Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1295 |
Resumo: | A mudança da lógica da formação dos profissionais de saúde é uma exigência frente aos desafios da nova ordem mundial. O presente estudo busca problematizar as bases do ensino crítico-reflexivo na área e sua contribuição para uma inserção dos profissionais no mercado de trabalho. Esta inserção deve ser regida pela ética da cidadania coletiva e deve estar disposta a enfrentar de forma organizada os interesses do projeto neoliberal. |
id |
USP-38_cf9c07c20980ca09b04383b848a6725c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1295 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do séculoSubsidies for a critical-reflexive professional formation in the health area and the challenge of the changing centurySubsidios para una formación profesional crítica-reflexiva en el área de la salud y el desafío del cámbio del sigloformação profissionalensino crítico-reflexivocidadaniaformación profesionalenseñanza crítico-reflexivaciudadaníaprofessional formationcritical-reflexive educationcitizenshipA mudança da lógica da formação dos profissionais de saúde é uma exigência frente aos desafios da nova ordem mundial. O presente estudo busca problematizar as bases do ensino crítico-reflexivo na área e sua contribuição para uma inserção dos profissionais no mercado de trabalho. Esta inserção deve ser regida pela ética da cidadania coletiva e deve estar disposta a enfrentar de forma organizada os interesses do projeto neoliberal.Change in the logic of health profissional formation is a demanding challenge for the new world order. The present study searches the problematical bases of reflexive-critical teaching in the area and its contribution for placing the profissional in the work market. This insertion must be regulated by the collective citizenship ethics and must also look forward to a confrontation, in an organized way, with the interests of the neoliberal project.El cambio de la lógica de la formación de los profesionales de la salud es una exigencia frente a los desafios del nuevo orden mundial. Este estudio busca problematizar las bases de la ensenãnza crítico-reflexiva en el área y su contribución para la inserción de los profesionales en el mercado de trabajo. Esta inserción debe ser regida por la ética de la ciudadanía colectiva y debe estar dispuesta a enfrentar de forma organizada los intereses del projecto neoliberal.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/129510.1590/S0104-11691998000200012Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 2 (1998); 83-88Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 2 (1998); 83-88Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 2 (1998); 83-881518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1295/1319Sordi, Mara Regina Lemes DeBagnato, Maria Helena Salgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:02:31Zoai:revistas.usp.br:article/1295Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:02:31Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século Subsidies for a critical-reflexive professional formation in the health area and the challenge of the changing century Subsidios para una formación profesional crítica-reflexiva en el área de la salud y el desafío del cámbio del siglo |
title |
Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século |
spellingShingle |
Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século Sordi, Mara Regina Lemes De formação profissional ensino crítico-reflexivo cidadania formación profesional enseñanza crítico-reflexiva ciudadanía professional formation critical-reflexive education citizenship |
title_short |
Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século |
title_full |
Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século |
title_fullStr |
Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século |
title_full_unstemmed |
Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século |
title_sort |
Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área da saúde: o desafio da virada do século |
author |
Sordi, Mara Regina Lemes De |
author_facet |
Sordi, Mara Regina Lemes De Bagnato, Maria Helena Salgado |
author_role |
author |
author2 |
Bagnato, Maria Helena Salgado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sordi, Mara Regina Lemes De Bagnato, Maria Helena Salgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação profissional ensino crítico-reflexivo cidadania formación profesional enseñanza crítico-reflexiva ciudadanía professional formation critical-reflexive education citizenship |
topic |
formação profissional ensino crítico-reflexivo cidadania formación profesional enseñanza crítico-reflexiva ciudadanía professional formation critical-reflexive education citizenship |
description |
A mudança da lógica da formação dos profissionais de saúde é uma exigência frente aos desafios da nova ordem mundial. O presente estudo busca problematizar as bases do ensino crítico-reflexivo na área e sua contribuição para uma inserção dos profissionais no mercado de trabalho. Esta inserção deve ser regida pela ética da cidadania coletiva e deve estar disposta a enfrentar de forma organizada os interesses do projeto neoliberal. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1295 10.1590/S0104-11691998000200012 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1295 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11691998000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1295/1319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 2 (1998); 83-88 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 2 (1998); 83-88 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 2 (1998); 83-88 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222836366770176 |