Reanimação cardiopulmonar para leigos: avaliação de vídeos sob a perspectiva do letramento digital em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Sara Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Leão-Cordeiro, Jacqueline Andréia Bernardes, Moraes, Katarinne Lima, Suzuki, Karina, Brasil, Virginia Visconde, Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200306
Resumo: Objetivo: analisar indicadores de qualidade e conteúdo técnico dos vídeos postados na plataforma YouTube, para leigos, sobre reanimação cardiopulmonar em adultos e sua produção audiovisual quanto aos princípios do letramento digital em saúde. Método: estudo descritivo, exploratório, que selecionou vídeos gravados entre dezembro de 2015 e abril de 2021. Foram analisados por indicadores da produção de material audiovisual, considerando as diretrizes da American Heart Association e os princípios do letramento digital em saúde. Foi realizada estatística descritiva e inferencial. Resultados: dos 121 vídeos analisados, 26 não atenderam qualquer indicador sobre ressuscitação cardiopulmonar; quatro atingiram 81% de conformidade; oito vídeos, 79%; nove vídeos, 69% e 74 vídeos de seis a 63%. De acordo com os princípios do letramento digital em saúde, um vídeo atendeu 85% dos indicadores; 81 vídeos atenderam de 50 a 80% e 39 vídeos, de 10 a 49%. Foi identificada correlação positiva entre letramento e ressuscitação cardiopulmonar. Conclusão: nenhum vídeo apresentou 100% de conformidade com as diretrizes da American Heart Association. A falta de mecanismos de fiscalização e controle sobre conteúdos relacionados à saúde permite a publicação de vídeos equivocados, que têm sido utilizados como aprendizado pelas pessoas e podem perder o maior objetivo que é salvar vidas.
id USP-38_cffd6a8023d43f56100dc9208650ae18
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/200306
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Reanimação cardiopulmonar para leigos: avaliação de vídeos sob a perspectiva do letramento digital em saúdeReanimación cardiopulmonar para legos: evaluación de videos desde la perspectiva de la alfabetización digital en saludCardiopulmonary resuscitation for lay people: Evaluation of videos from the perspective of digital health literacyReanimação Cardiopulmonar; Parada Cardiorrespiratória; Parada Cardiorrespiratória Extra-Hospitalar; Competência em Informação; Letramento em Saúde; Assistência Pré-Hospitalar.Reanimación Cardiopulmonar; Paro Cardíaco; Paro Cardíaco Extrahospitalario; Alfabetización Informacional; Alfabetización en Salud; Atención Prehospitalaria.Cardiopulmonary Resuscitation; Heart Arrest; Out-of-Hospital Cardiac Arrest; Information Literacy; Health Literacy; Prehospital Care.Objetivo: analisar indicadores de qualidade e conteúdo técnico dos vídeos postados na plataforma YouTube, para leigos, sobre reanimação cardiopulmonar em adultos e sua produção audiovisual quanto aos princípios do letramento digital em saúde. Método: estudo descritivo, exploratório, que selecionou vídeos gravados entre dezembro de 2015 e abril de 2021. Foram analisados por indicadores da produção de material audiovisual, considerando as diretrizes da American Heart Association e os princípios do letramento digital em saúde. Foi realizada estatística descritiva e inferencial. Resultados: dos 121 vídeos analisados, 26 não atenderam qualquer indicador sobre ressuscitação cardiopulmonar; quatro atingiram 81% de conformidade; oito vídeos, 79%; nove vídeos, 69% e 74 vídeos de seis a 63%. De acordo com os princípios do letramento digital em saúde, um vídeo atendeu 85% dos indicadores; 81 vídeos atenderam de 50 a 80% e 39 vídeos, de 10 a 49%. Foi identificada correlação positiva entre letramento e ressuscitação cardiopulmonar. Conclusão: nenhum vídeo apresentou 100% de conformidade com as diretrizes da American Heart Association. A falta de mecanismos de fiscalização e controle sobre conteúdos relacionados à saúde permite a publicação de vídeos equivocados, que têm sido utilizados como aprendizado pelas pessoas e podem perder o maior objetivo que é salvar vidas.Objetivo: analizar los indicadores de calidad y contenido técnico de los videos publicados en la plataforma YouTube, para legos, sobre reanimación cardiopulmonar en adultos y su producción audiovisual según los principios de la alfabetización digital en salud. Método: estudio descriptivo, exploratorio, que seleccionó videos grabados entre diciembre de 2015 y abril de 2021. Fueron analizados en función de los indicadores de producción de material audiovisual, considerando las directrices de la American Heart Association y los principios de la alfabetización digital en salud. Se realizó estadística descriptiva e inferencial. Resultados: de los 121 videos analizados, 26 no cumplieron con ninguno de los indicadores de reanimación cardiopulmonar; cuatro lograron un 81% de conformidad; ocho videos, 79%; nueve videos, 69% y 74 videos de seis a 63%. De acuerdo con los principios de la alfabetización digital en salud, un video cumplió con el 85% de los indicadores; 81 videos cumplieron del 50 al 80% y 39 videos del 10 al 49%. Se identificó una correlación positiva entre la alfabetización y la reanimación cardiopulmonar. Conclusión: ningún video cumplió el 100% de las directrices de la American Heart Association. La falta de mecanismos de supervisión y control sobre los contenidos relacionados con la salud permite la publicación de videos erróneos, que han sido utilizados como experiencia de aprendizaje por las personas y es probable que no cumplan con el principal objetivo, que es salvar vidas.Objective: to analyze the quality indicators and technical content of the videos for lay people posted on the YouTube platform, on cardiopulmonary resuscitation in adults and their audiovisual production regarding the principles of digital health literacy. Method: a descriptive and exploratory study, which selected videos recorded between December 2015 and April 2021. They were analyzed by indicators of the production of audiovisual material, considering the American Heart Association guidelines and the principles of digital health literacy. Descriptive and inferential statistics were performed. Results: of the 121 videos analyzed, 26 did not comply with any indicator on cardiopulmonary resuscitation, four reached 81% compliance, eight videos reached 79%, nine reached 69% and 74 videos, from 6% to 63%. According to the principles of digital health literacy, one video met 85% of the indicators, 81 met from 50% to 80% and 39, from 10% to 49%. A positive correlation was identified between literacy and cardiopulmonary resuscitation. Conclusion: no video presented 100% compliance with the American Heart Association guidelines. The absence of mechanisms for supervision and control over health-related contents allows for the posting of mistaken videos, which have been used as a learning method by people and can thus miss their greatest goal: save lives.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/20030610.1590/1518-8345.5623.3601Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3601Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3601Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e36011518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200306/184515https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200306/184514https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200306/184516https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilela, Sara Rodrigues Leão-Cordeiro, Jacqueline Andréia Bernardes Moraes, Katarinne Lima Suzuki, Karina Brasil, Virginia Visconde Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro 2022-07-22T11:36:36Zoai:revistas.usp.br:article/200306Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-07-22T11:36:36Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reanimação cardiopulmonar para leigos: avaliação de vídeos sob a perspectiva do letramento digital em saúde
Reanimación cardiopulmonar para legos: evaluación de videos desde la perspectiva de la alfabetización digital en salud
Cardiopulmonary resuscitation for lay people: Evaluation of videos from the perspective of digital health literacy
title Reanimação cardiopulmonar para leigos: avaliação de vídeos sob a perspectiva do letramento digital em saúde
spellingShingle Reanimação cardiopulmonar para leigos: avaliação de vídeos sob a perspectiva do letramento digital em saúde
Vilela, Sara Rodrigues
Reanimação Cardiopulmonar; Parada Cardiorrespiratória; Parada Cardiorrespiratória Extra-Hospitalar; Competência em Informação; Letramento em Saúde; Assistência Pré-Hospitalar.
Reanimación Cardiopulmonar; Paro Cardíaco; Paro Cardíaco Extrahospitalario; Alfabetización Informacional; Alfabetización en Salud; Atención Prehospitalaria.
Cardiopulmonary Resuscitation; Heart Arrest; Out-of-Hospital Cardiac Arrest; Information Literacy; Health Literacy; Prehospital Care.
title_short Reanimação cardiopulmonar para leigos: avaliação de vídeos sob a perspectiva do letramento digital em saúde
title_full Reanimação cardiopulmonar para leigos: avaliação de vídeos sob a perspectiva do letramento digital em saúde
title_fullStr Reanimação cardiopulmonar para leigos: avaliação de vídeos sob a perspectiva do letramento digital em saúde
title_full_unstemmed Reanimação cardiopulmonar para leigos: avaliação de vídeos sob a perspectiva do letramento digital em saúde
title_sort Reanimação cardiopulmonar para leigos: avaliação de vídeos sob a perspectiva do letramento digital em saúde
author Vilela, Sara Rodrigues
author_facet Vilela, Sara Rodrigues
Leão-Cordeiro, Jacqueline Andréia Bernardes
Moraes, Katarinne Lima
Suzuki, Karina
Brasil, Virginia Visconde
Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro
author_role author
author2 Leão-Cordeiro, Jacqueline Andréia Bernardes
Moraes, Katarinne Lima
Suzuki, Karina
Brasil, Virginia Visconde
Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Sara Rodrigues
Leão-Cordeiro, Jacqueline Andréia Bernardes
Moraes, Katarinne Lima
Suzuki, Karina
Brasil, Virginia Visconde
Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Reanimação Cardiopulmonar; Parada Cardiorrespiratória; Parada Cardiorrespiratória Extra-Hospitalar; Competência em Informação; Letramento em Saúde; Assistência Pré-Hospitalar.
Reanimación Cardiopulmonar; Paro Cardíaco; Paro Cardíaco Extrahospitalario; Alfabetización Informacional; Alfabetización en Salud; Atención Prehospitalaria.
Cardiopulmonary Resuscitation; Heart Arrest; Out-of-Hospital Cardiac Arrest; Information Literacy; Health Literacy; Prehospital Care.
topic Reanimação Cardiopulmonar; Parada Cardiorrespiratória; Parada Cardiorrespiratória Extra-Hospitalar; Competência em Informação; Letramento em Saúde; Assistência Pré-Hospitalar.
Reanimación Cardiopulmonar; Paro Cardíaco; Paro Cardíaco Extrahospitalario; Alfabetización Informacional; Alfabetización en Salud; Atención Prehospitalaria.
Cardiopulmonary Resuscitation; Heart Arrest; Out-of-Hospital Cardiac Arrest; Information Literacy; Health Literacy; Prehospital Care.
description Objetivo: analisar indicadores de qualidade e conteúdo técnico dos vídeos postados na plataforma YouTube, para leigos, sobre reanimação cardiopulmonar em adultos e sua produção audiovisual quanto aos princípios do letramento digital em saúde. Método: estudo descritivo, exploratório, que selecionou vídeos gravados entre dezembro de 2015 e abril de 2021. Foram analisados por indicadores da produção de material audiovisual, considerando as diretrizes da American Heart Association e os princípios do letramento digital em saúde. Foi realizada estatística descritiva e inferencial. Resultados: dos 121 vídeos analisados, 26 não atenderam qualquer indicador sobre ressuscitação cardiopulmonar; quatro atingiram 81% de conformidade; oito vídeos, 79%; nove vídeos, 69% e 74 vídeos de seis a 63%. De acordo com os princípios do letramento digital em saúde, um vídeo atendeu 85% dos indicadores; 81 vídeos atenderam de 50 a 80% e 39 vídeos, de 10 a 49%. Foi identificada correlação positiva entre letramento e ressuscitação cardiopulmonar. Conclusão: nenhum vídeo apresentou 100% de conformidade com as diretrizes da American Heart Association. A falta de mecanismos de fiscalização e controle sobre conteúdos relacionados à saúde permite a publicação de vídeos equivocados, que têm sido utilizados como aprendizado pelas pessoas e podem perder o maior objetivo que é salvar vidas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200306
10.1590/1518-8345.5623.3601
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200306
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.5623.3601
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200306/184515
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200306/184514
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200306/184516
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3601
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3601
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3601
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222856852799488