Simulação clínica para desenvolvimento de competência em enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Kleiton Gonçalves do, Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de, Alves, Mateus Goulart, Silva, Aline Roberta da, Dalri, Maria Célia Barcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186307
Resumo: Objetivo: identificar a efetividade da simulação clínica para desenvolvimento de competência quanto à ressuscitação cardiopulmonar em comparação com diferentes estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas na educação de graduandos em enfermagem. Método: revisão sistemática, realizada nas bases PubMed®/MEDLINE®, LILACS, Scopus, CINAHL e Web of Science. Utilizou-se o aplicativo Rayyan QCRI para seleção dos estudos, além dos instrumentos de avaliação da qualidade metodológica do Instituto Joanna Briggs e o Medical Education Research Study Quality Instrument. Resultados: identificaram-se 887 estudos, sendo que cinco compuseram a amostra final. Os estudos incluídos foram considerados de boa qualidade metodológica pelos instrumentos de avaliação. Todos apresentaram resultados estatisticamente mais significativos para desenvolver competência por meio da simulação clínica, quando comparados a outros métodos. Conclusão: a simulação clínica mostrou-se efetiva para o desenvolvimento de competência clínica na ressuscitação cardiopulmonar de estudantes em enfermagem.
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spelling Simulação clínica para desenvolvimento de competência em enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar: revisão sistemáticaSimulación clínica para desarrollar competencias en enfermería de la resucitación cardiopulmonar: revisión sistemáticaClinical simulation for nursing competence development in cardiopulmonary resuscitation: systematic reviewEstudantes de EnfermagemSimulaçãoEnsinoCompetência ClínicaRessuscitação CardiopulmonarAprendizagemEstudiantes de EnfermeríaSimulaciónEnseñanzaCompetencia ClinicaReanimación CardiopulmonarAprendizajeNursing StudentsSimulation TechniqueTeachingClinical CompetenceCardiopulmonary ResuscitationLearningObjetivo: identificar a efetividade da simulação clínica para desenvolvimento de competência quanto à ressuscitação cardiopulmonar em comparação com diferentes estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas na educação de graduandos em enfermagem. Método: revisão sistemática, realizada nas bases PubMed®/MEDLINE®, LILACS, Scopus, CINAHL e Web of Science. Utilizou-se o aplicativo Rayyan QCRI para seleção dos estudos, além dos instrumentos de avaliação da qualidade metodológica do Instituto Joanna Briggs e o Medical Education Research Study Quality Instrument. Resultados: identificaram-se 887 estudos, sendo que cinco compuseram a amostra final. Os estudos incluídos foram considerados de boa qualidade metodológica pelos instrumentos de avaliação. Todos apresentaram resultados estatisticamente mais significativos para desenvolver competência por meio da simulação clínica, quando comparados a outros métodos. Conclusão: a simulação clínica mostrou-se efetiva para o desenvolvimento de competência clínica na ressuscitação cardiopulmonar de estudantes em enfermagem.Objetivo: identificar la eficacia de la simulación clínica para desarrollar competencias de la resucitación cardiopulmonar en comparación con diferentes estrategias de enseñanza y aprendizaje que se utilizan en la educación de estudiantes de enfermería. Método: se trata de una revisión sistemática, realizada en las bases PubMed®/MEDLINE®, LILACS, Scopus, CINAHL y Web of Science. Se utilizó la aplicación Rayyan QCRI para seleccionar los estudios, además de los instrumentos de evaluación de la calidad metodológica del Instituto Joanna Briggs y el Medical Education Research Study Quality Instrument. Resultados: se identificaron 887 estudios de los cuales 5 compusieron la muestra final. Los instrumentos de evaluación reconocieron a los estudios incluidos como de buena calidad metodológica. Todos presentaron mejores resultados estadísticamente significativos para desarrollar competencias por medio de la simulación clínica, al ser comparados con otros métodos. Conclusión: la simulación clínica ha resultado eficaz para el desarrollo de competencias clínicas en la resucitación cardiopulmonar de los estudiantes de enfermería.Objective: to identify the effectiveness of clinical simulation for competence development regarding cardiopulmonary resuscitation in comparison with different teaching and learning strategies used in the education of nursing students. Method: systematic review, performed on the databases PubMed®/MEDLINE®, LILACS, Scopus, CINAHL and Web of Science. The Rayyan QCRI application was used to select the studies, in addition to the instruments for assessing the methodological quality of Joanna Briggs Institute and the Medical Education Research Study Quality Instrument. Results: a total of 887 studies were identified, and five we included in the final sample. The included studies had good methodological quality by the assessment instruments. All of them had statistically significant results to develop competence through clinical simulation, when compared to other methods. Conclusion: clinical simulation proved to be effective for the development of clinical competence in cardiopulmonary resuscitation of nursing students.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18630710.1590/1518-8345.4094.3391Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3391Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3391Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e33911518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186307/172005https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186307/172006https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186307/172007https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186307/172008Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Juliana da Silva Garcia Nascimento, Kleiton Gonçalves doOliveira, Jordana Luiza Gouvêa deAlves, Mateus Goulart Silva, Aline Roberta daDalri, Maria Célia Barcellos2021-05-28T18:13:50Zoai:revistas.usp.br:article/186307Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-28T18:13:50Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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