Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa eng |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353 |
Resumo: | Objetivo: analisar o efeito de um aplicativo no conhecimento deestudantes de Enfermagem sobre diabetes durante a pandemia daCOVID-19 bem como sua autoavaliação e satisfação. Método: estudoquase experimental realizado com 40 estudantes de Enfermagem daregião nordeste, Brasil. Foi utilizado o aplicativo E-MunDiabetes® paraavaliar o conhecimento dos participantes pré e pós-teste imediato eapós 15 dias, bem como a autoavaliação e a satisfação relacionadasao uso do aplicativo. A análise foi realizada por meio de estatísticadescritiva e inferencial (teste binomial, coeficiente de correlaçãointraclasse e teste de Wilcoxon). Resultados: a comparação dasmedianas de acertos nos três períodos relevou aumento significativono pós-teste. Os itens da autoavaliação e satisfação apresentaramíndice de concordância >80%, com índice de concordância total de96,3% e coeficiente de correlação intraclasse de 0,91. Conclusão:o aplicativo foi considerado satisfatório e promoveu aumentosignificativo do conhecimento dos estudantes, estando, portanto,adequado para o uso. |
id |
USP-38_d51b7c3cb593c61ca774f738f498c6b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/199353 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19Efecto de una app en el conocimiento de los estudiantes sobre diabetes durante la pandemia de COVID-19Effect of an app on students’ knowledge about diabetes during the COVID-19 pandemicCOVID-19; Diabetes Mellitus; Nursing; Students, Nursing; Mobile Applications; Educational Technology.COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Aplicaciones Móviles; Tecnología Educacional.COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional.Objetivo: analisar o efeito de um aplicativo no conhecimento deestudantes de Enfermagem sobre diabetes durante a pandemia daCOVID-19 bem como sua autoavaliação e satisfação. Método: estudoquase experimental realizado com 40 estudantes de Enfermagem daregião nordeste, Brasil. Foi utilizado o aplicativo E-MunDiabetes® paraavaliar o conhecimento dos participantes pré e pós-teste imediato eapós 15 dias, bem como a autoavaliação e a satisfação relacionadasao uso do aplicativo. A análise foi realizada por meio de estatísticadescritiva e inferencial (teste binomial, coeficiente de correlaçãointraclasse e teste de Wilcoxon). Resultados: a comparação dasmedianas de acertos nos três períodos relevou aumento significativono pós-teste. Os itens da autoavaliação e satisfação apresentaramíndice de concordância >80%, com índice de concordância total de96,3% e coeficiente de correlação intraclasse de 0,91. Conclusão:o aplicativo foi considerado satisfatório e promoveu aumentosignificativo do conhecimento dos estudantes, estando, portanto,adequado para o uso.Objetivo: analizar el efecto de una aplicación sobre el conocimientode estudiantes de Enfermería sobre diabetes durante la pandemiade COVID-19 y su autoevaluación y satisfacción. Método: estudiocuasiexperimental realizado con 40 estudiantes de Enfermería de laregión nordeste de Brasil. Se utilizó la aplicación E-MunDiabetes®para evaluar los conocimientos de los participantes pretest y postestinmediato y después de 15 días, así como la autoevaluación y lasatisfacción relacionada con el uso de la aplicación. El análisisse realizó mediante estadística descriptiva e inferencial (pruebabinomial, coeficiente de correlación intraclase y prueba de Wilcoxon).Resultados: la comparación de las medianas de aciertos en los tresperíodos reveló un aumento significativo en el postest. Los ítems deautoevaluación y satisfacción mostraron una tasa de acuerdo >80%,una tasa de acuerdo total del 96,3% y un coeficiente de correlaciónintraclase de 0,91. Conclusión: la aplicación fue consideradasatisfactoria y promovió un aumento significativo en el conocimientode los estudiantes, por lo tanto, es apta para ser utilizada.Objective: to analyze the effect of an app on Nursing students’knowledge about diabetes during the COVID-19 pandemic, as wellas their self-assessment and satisfaction level. Method: a quasiexperimentalstudy carried out with 40 Nursing students from theBrazilian Northeast region. The E-MunDiabetes® app was usedto assess the participants’ knowledge at the pre-test, immediatepost-test and after 15 days, as well as their self-assessment andsatisfaction level in relation to using the app. The analysis wasperformed by means of descriptive and inferential statistics (binomialtest, Intraclass Correlation Coefficient and Wilcoxon’s test). Results:the comparison of the medians of correct answers in the three periodsrevealed a significant increase in the post-test. The self-assessmentand satisfaction items presented an Agreement Index > 80%, witha total Agreement Index of 96.3% and an Intraclass CorrelationCoefficient of 0.91. Conclusion: the app was considered satisfactoryand promoted a significant increase in the students’ knowledge,therefore being suitable for its intended use.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19935310.1590/1518-8345.5798.3595Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3595Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3595Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e35951518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353/183407https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353/183409https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353/183408https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNegreiros, Francisca Diana da Silva Flor, Amanda Caboclo Cestari, Virna Ribeiro Feitosa Florêncio, Raquel Sampaio Moreira, Thereza Maria Magalhães 2022-06-24T18:25:13Zoai:revistas.usp.br:article/199353Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-06-24T18:25:13Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19 Efecto de una app en el conocimiento de los estudiantes sobre diabetes durante la pandemia de COVID-19 Effect of an app on students’ knowledge about diabetes during the COVID-19 pandemic |
title |
Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19 |
spellingShingle |
Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19 Negreiros, Francisca Diana da Silva COVID-19; Diabetes Mellitus; Nursing; Students, Nursing; Mobile Applications; Educational Technology. COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Aplicaciones Móviles; Tecnología Educacional. COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional. |
title_short |
Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19 |
title_full |
Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19 |
title_fullStr |
Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19 |
title_sort |
Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19 |
author |
Negreiros, Francisca Diana da Silva |
author_facet |
Negreiros, Francisca Diana da Silva Flor, Amanda Caboclo Cestari, Virna Ribeiro Feitosa Florêncio, Raquel Sampaio Moreira, Thereza Maria Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Flor, Amanda Caboclo Cestari, Virna Ribeiro Feitosa Florêncio, Raquel Sampaio Moreira, Thereza Maria Magalhães |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Negreiros, Francisca Diana da Silva Flor, Amanda Caboclo Cestari, Virna Ribeiro Feitosa Florêncio, Raquel Sampaio Moreira, Thereza Maria Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19; Diabetes Mellitus; Nursing; Students, Nursing; Mobile Applications; Educational Technology. COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Aplicaciones Móviles; Tecnología Educacional. COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional. |
topic |
COVID-19; Diabetes Mellitus; Nursing; Students, Nursing; Mobile Applications; Educational Technology. COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Aplicaciones Móviles; Tecnología Educacional. COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional. |
description |
Objetivo: analisar o efeito de um aplicativo no conhecimento deestudantes de Enfermagem sobre diabetes durante a pandemia daCOVID-19 bem como sua autoavaliação e satisfação. Método: estudoquase experimental realizado com 40 estudantes de Enfermagem daregião nordeste, Brasil. Foi utilizado o aplicativo E-MunDiabetes® paraavaliar o conhecimento dos participantes pré e pós-teste imediato eapós 15 dias, bem como a autoavaliação e a satisfação relacionadasao uso do aplicativo. A análise foi realizada por meio de estatísticadescritiva e inferencial (teste binomial, coeficiente de correlaçãointraclasse e teste de Wilcoxon). Resultados: a comparação dasmedianas de acertos nos três períodos relevou aumento significativono pós-teste. Os itens da autoavaliação e satisfação apresentaramíndice de concordância >80%, com índice de concordância total de96,3% e coeficiente de correlação intraclasse de 0,91. Conclusão:o aplicativo foi considerado satisfatório e promoveu aumentosignificativo do conhecimento dos estudantes, estando, portanto,adequado para o uso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353 10.1590/1518-8345.5798.3595 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.5798.3595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa eng |
language |
por spa eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353/183407 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353/183409 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353/183408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3595 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3595 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3595 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222856824487936 |