Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Luciana Mara Monti
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Scochi, Carmen Gracinda Silvan, Mello, Débora Falleiros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1646
Resumo: O estudo objetiva verificar a aquisição de conhecimento nas atividades de educação em saúde, mediada pela utilização de um jogo educativo sobre aleitamento materno e cuidados básicos com o recém-nascido, em alojamento conjunto. Estudo realizado em uma maternidade filantrópica de Ribeirão Preto-SP. Atividades educativas foram realizadas em grupo, coordenadas pela enfermeira, utilizando jogo de tabuleiro. Por meio de entrevista estruturada, orientada por um roteiro pré e pós-jogo, verificamos a aquisição de conhecimento, classificando as respostas em insuficiente (0-4), regular (5-9), bom (10-14) e ótimo (15-20). Do conhecimento prévio das mães, 16,7% de respostas foram ótimas, aumentando para 77,8% após participação da atividade educativa. Concluímos que o jogo constituiu estratégia adequada para facilitar troca de experiências entre puérperas e o desenvolvimento da educação em saúde por meio de atividades lúdico-pedagógicas.
id USP-38_d6697475fd0023cb1dbc1974fb69525b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1646
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativoHealth education of puerperas in neonatal rooming-in: acquisition of knowledge mediated by the use of an educational gameLa educación en salud de puérperas en alojamiento conjunto neonatal: la adquisición de conocimiento por intermedio de un juego educativoenfermagem materno-infantilalojamento conjuntoeducação em saúdejogos e brinquedosla lactancia del maternal-infantealojar-enla educación de saludel juegomaternal-infant nursingrooming-inhealth educationgame and toysO estudo objetiva verificar a aquisição de conhecimento nas atividades de educação em saúde, mediada pela utilização de um jogo educativo sobre aleitamento materno e cuidados básicos com o recém-nascido, em alojamento conjunto. Estudo realizado em uma maternidade filantrópica de Ribeirão Preto-SP. Atividades educativas foram realizadas em grupo, coordenadas pela enfermeira, utilizando jogo de tabuleiro. Por meio de entrevista estruturada, orientada por um roteiro pré e pós-jogo, verificamos a aquisição de conhecimento, classificando as respostas em insuficiente (0-4), regular (5-9), bom (10-14) e ótimo (15-20). Do conhecimento prévio das mães, 16,7% de respostas foram ótimas, aumentando para 77,8% após participação da atividade educativa. Concluímos que o jogo constituiu estratégia adequada para facilitar troca de experiências entre puérperas e o desenvolvimento da educação em saúde por meio de atividades lúdico-pedagógicas.The study aims at verifying knowledge acquisition through health education activities mediated by the use of an educational game on breast-feeding and basic care provided to the newborn, in rooming-in. Study accomplished at a philanthropic maternity of Ribeirão Preto-SP. Educational activities were accomplished in group, coordinated by the nurse, using board game. Through structured interview guided by a route before and after-game, the authors verified the knowledge acquisition, classifying the answers in insufficient (0-4), regular (5-9), good (10-14) and excellent (15-20). Of the mothers' previous knowledge, 16,7% of answers were excellent increasing for 77,8% after participation in the educational activity. They concluded that the game constituted in appropriate strategy to facilitate change of experiences between puerperas and the development of the health education through ludic-pedagogical activities.El estudio pretende verificar la adquisición de conocimiento en las actividades de educación en salud intermediadas por el uso de un juego educativo sobre lactancia materna y cuidados básicos con el recién nacido, en un alojamiento conjunto. El estudio se realizó en una maternidad filantrópica de Ribeirão Preto-SP. Las actividades educativas fueron realizadas en grupo, coordinadas por la enfermera, usando el juego en el tablero. A través de entrevista estructurada con una guía antes y después de-juego, verificamos la adquisición de conocimiento, clasificando las respuestas en insuficiente (0-4), regular (5-9), bueno (10-14) y excelente (15-20). 16,7% de respuestas fueron excelentes, aumentando para el 77,8% después de la participación en la actividad educativa. Concluimos que el juego constituyó una estrategia apropiada para facilitar el cambio de experiencias entre las puérperas y el desarrollo de la educación en salud a través de actividades lúdico-pedagógicas.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/164610.1590/S0104-11692002000200007Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 2 (2002); 166-171Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 2 (2002); 166-171Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 2 (2002); 166-1711518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1646/1691Fonseca, Luciana Mara MontiScochi, Carmen Gracinda SilvanMello, Débora Falleiros deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:04:41Zoai:revistas.usp.br:article/1646Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:04:41Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo
Health education of puerperas in neonatal rooming-in: acquisition of knowledge mediated by the use of an educational game
La educación en salud de puérperas en alojamiento conjunto neonatal: la adquisición de conocimiento por intermedio de un juego educativo
title Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo
spellingShingle Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo
Fonseca, Luciana Mara Monti
enfermagem materno-infantil
alojamento conjunto
educação em saúde
jogos e brinquedos
la lactancia del maternal-infante
alojar-en
la educación de salud
el juego
maternal-infant nursing
rooming-in
health education
game and toys
title_short Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo
title_full Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo
title_fullStr Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo
title_full_unstemmed Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo
title_sort Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo
author Fonseca, Luciana Mara Monti
author_facet Fonseca, Luciana Mara Monti
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Mello, Débora Falleiros de
author_role author
author2 Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Mello, Débora Falleiros de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Luciana Mara Monti
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Mello, Débora Falleiros de
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem materno-infantil
alojamento conjunto
educação em saúde
jogos e brinquedos
la lactancia del maternal-infante
alojar-en
la educación de salud
el juego
maternal-infant nursing
rooming-in
health education
game and toys
topic enfermagem materno-infantil
alojamento conjunto
educação em saúde
jogos e brinquedos
la lactancia del maternal-infante
alojar-en
la educación de salud
el juego
maternal-infant nursing
rooming-in
health education
game and toys
description O estudo objetiva verificar a aquisição de conhecimento nas atividades de educação em saúde, mediada pela utilização de um jogo educativo sobre aleitamento materno e cuidados básicos com o recém-nascido, em alojamento conjunto. Estudo realizado em uma maternidade filantrópica de Ribeirão Preto-SP. Atividades educativas foram realizadas em grupo, coordenadas pela enfermeira, utilizando jogo de tabuleiro. Por meio de entrevista estruturada, orientada por um roteiro pré e pós-jogo, verificamos a aquisição de conhecimento, classificando as respostas em insuficiente (0-4), regular (5-9), bom (10-14) e ótimo (15-20). Do conhecimento prévio das mães, 16,7% de respostas foram ótimas, aumentando para 77,8% após participação da atividade educativa. Concluímos que o jogo constituiu estratégia adequada para facilitar troca de experiências entre puérperas e o desenvolvimento da educação em saúde por meio de atividades lúdico-pedagógicas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1646
10.1590/S0104-11692002000200007
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1646
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692002000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1646/1691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 2 (2002); 166-171
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 2 (2002); 166-171
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 2 (2002); 166-171
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444181498822656