Fatores derivados dos laboratórios intra-hospitalares que provocam estresse nos estudantes de enfermagem
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17007 |
Resumo: | Estudo transversal, quantitativo, de correlação com análise descritiva, que teve como objetivo conhecer os fatores derivados dos laboratórios intra-hospitalares que incidem na aparição de estresse em 129 estudantes de Enfermagem, que responderam os questionários Escala Hamilton e KEZKAK. Os dados foram processados no programa Microsoft Excel, aparecendo: que 100% apresentam estresse. A ansiedade, tensão e insônia aparecem com maior percentagem. Os Fatores Competências do aluno: "cometer erros no seu trabalho e prejudicar o paciente", e em Docente: "receber ordens contraditórias" são os que apresentam maior freqüência, sendo o Docente o preponderante na aparição do estresse. Conclui-se que é necessário adequar as tutorias docentes às práticas clínicas, dando maior ênfase ao apoio que deverá ser oferecido ao aluno, com a finalidade de diminuir o estresse e favorecer o aprendizado. |
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Fatores derivados dos laboratórios intra-hospitalares que provocam estresse nos estudantes de enfermagemFactores derivados de los laboratorios intrahospitalarios que provocan estrés en los estudiantes de enfermeríaFactors derived from the intrahospitable laboratories that cause stress in infirmary studentsestresseestudantes de enfermagemlaboratórios de hospitalestrésestudiantes de enfermeríalaboratorios de hospitalstressstudentsnursinglaboratorieshospitalEstudo transversal, quantitativo, de correlação com análise descritiva, que teve como objetivo conhecer os fatores derivados dos laboratórios intra-hospitalares que incidem na aparição de estresse em 129 estudantes de Enfermagem, que responderam os questionários Escala Hamilton e KEZKAK. Os dados foram processados no programa Microsoft Excel, aparecendo: que 100% apresentam estresse. A ansiedade, tensão e insônia aparecem com maior percentagem. Os Fatores Competências do aluno: "cometer erros no seu trabalho e prejudicar o paciente", e em Docente: "receber ordens contraditórias" são os que apresentam maior freqüência, sendo o Docente o preponderante na aparição do estresse. Conclui-se que é necessário adequar as tutorias docentes às práticas clínicas, dando maior ênfase ao apoio que deverá ser oferecido ao aluno, com a finalidade de diminuir o estresse e favorecer o aprendizado.Quantitative, correlation cross-sectional study with descriptive analysis, whose objective was to assess the factors derived from the intra-hospitable laboratories that affect the stress appearance in Infirmary students. The sample consisted of 129 students, which voluntarily acceded to answer questionnaires Evaluative Scale de Hamilton for the Anxiety, validated in 2003, and Questionnaire KEZKAK, both adapted by the investigating group. The obtained data was processed through Microsoft Excel program, appearing: the 100% of the students presented Stress. From the manifestations of Stress, the tensional anxiety and insomnia appear with the biggest percentages. From the Stress producing Factors, in Student's competitions: "having errors on its work and harming the patient", and in the Educational "receiving contradictory orders" are the ones that present greater frequency of intensity, being the Educational factor the preponderant in the appearance of stress. One concludes that is necessary to adapt the educational positions of a guardian in the clinical practices given greater emphasis to the support that will have to be lend to student, with the purpose of diminishing stress an favoring the learning.Estudio transversal, cuantitativo, correlacional con análisis descriptivo, cuyo objetivo fue conocer los factores derivados de los laboratorios intrahospitalarios que inciden en la aparición de estrés en 129 estudiantes de Enfermería, que contestaron los cuestionarios Escala Hamilton y KEZKAK. Los datos fueron procesados con el programa Microsoft Excel, según los resultados: el 100% presenta Estrés. Ansiedad, tensión e insomnio, aparecen con mayor porcentaje. Los Factores Competencias del alumno: "cometer errores en su trabajo y perjudicar al paciente", y en Docente: "recibir ordenes contradictorias" son los que presentan mayor frecuencia, siendo el Docente el predominante en la aparición de estrés. Se concluye que es necesario adecuar las tutorías docentes en las prácticas clínicas, dando mayor énfasis al apoyo que deberá prestarse al alumno, con el fin de disminuir el estrés y favorecer el aprendizaje.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1700710.1590/S0104-11692008000500002Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 n. 5 (2008); 805-811Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 Núm. 5 (2008); 805-811Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 No. 5 (2008); 805-8111518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17007/18962https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17007/18963https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17007/18964Basso Musso, LilianaArdiles Vargas, BárbaraBernal Torres, MilencaCanovas del Canto, María JoséGonzález Meléndez, CatherinKroff Balloqui, María FranciscaSoto Cornejo, Angélicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-22T14:00:42Zoai:revistas.usp.br:article/17007Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-22T14:00:42Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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