Percepción de estudiantes de enfermería sobre el Laboratorio de Enfermería como estrategia de enseñanza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix, Carla Cristiane Paz
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Faro, Ana Cristina Mancussi e, Dias, Cristiane da Rocha Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40692
Resumo: Este estudo tem por objetivo conhecer a percepção de estudantes de enfermagem quanto aos aspectos físicos, pedagógicos e humanos referentes ao laboratório de enfermagem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, não experimental. A pesquisa foi realizada com 85 alunos. Um total de 58,8% dos alunos avaliou a estrutura física como ruim ou regular; já a acomodação foi avaliada por 50,6% dos alunos como ruim e péssima. Quanto ao horário de funcionamento, 63,5% dos alunos avaliaram como bom ou ótimo. Os alunos avaliaram positivamente as enfermeiras especialistas em laboratório e as monitoras com 87,0% e 84,9% de bom ou ótimo, respectivamente. A maioria dos aspectos obteve conceito bom, exceto a infra-estrutura física. O aspecto melhor avaliado foi o recurso humano.
id USP-24_3444ec3f2db366e4a9de6156ce5d7381
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40692
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Percepción de estudiantes de enfermería sobre el Laboratorio de Enfermería como estrategia de enseñanzaPercepção de estudantes de enfermagem sobre o Laboratório de Enfermagem como estratégia de ensinoNursing students' perception about the Nursing Laboratory as a teaching strategyEducationnursingStudentsLaboratoriesLearningEducación en enfermeríaEstudiantes de enfermeríaLaboratoriosAprendizajeEducação em enfermagemEstudantes de enfermagemLaboratóriosAprendizagemEste estudo tem por objetivo conhecer a percepção de estudantes de enfermagem quanto aos aspectos físicos, pedagógicos e humanos referentes ao laboratório de enfermagem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, não experimental. A pesquisa foi realizada com 85 alunos. Um total de 58,8% dos alunos avaliou a estrutura física como ruim ou regular; já a acomodação foi avaliada por 50,6% dos alunos como ruim e péssima. Quanto ao horário de funcionamento, 63,5% dos alunos avaliaram como bom ou ótimo. Os alunos avaliaram positivamente as enfermeiras especialistas em laboratório e as monitoras com 87,0% e 84,9% de bom ou ótimo, respectivamente. A maioria dos aspectos obteve conceito bom, exceto a infra-estrutura física. O aspecto melhor avaliado foi o recurso humano.Conocer la percepción de estudiantes de enfermería en cuanto a los aspectos físicos, pedagógicos y humanos referentes al laboratorio de enfermería en el proceso enseñanza-aprendizaje. Se trata de un estudio cuantitativo, transversal, no experimental. La pesquisa fue realizada con 85 alumnos. En cuanto a la estructura física, el 58,8% de los alumnos la evaluó como mala o regular, las comodidades fueron malas o pésimas para 50,6% de los alumnos. Respecto al horario de funcionamiento, 63,5% de los alumnos lo evaluó como bueno u óptimo. Los alumnos evaluaron positivamente a las enfermeras especialistas en laboratorio y a las monitoras, con 87,0% y 84,9% para bueno y óptimo, respectivamente. La mayoría de los aspectos obtuvo buenos conceptos, excepto los relacionados con la infraestructura física. El aspecto mejor evaluado fue el recurso humano.The objective of this study is to get to know the nursing students' perception in terms of the physical, educational and human aspects of the nursing laboratory in the teaching-learning process. This is a quantitative, cross-sectional, non-experimental study. Participants were 85 students who answered to a questionnaire about the laboratory in regard to human resources, teaching resources, physical infrastructure, and accommodation and hours of operation. Regarding the physical infrastructure of the lab, the majority of students (58.8%) rated it as bad or average, and accommodation was rated between bad and extremely bad by 50.6% of the students. The lab working hours were rated from good to excellent by 63.5% of the students. The nursing specialists and monitors of the laboratory were positively rated by the students, with 87.0% and 84.9% rating them from good to excellent, respectively. According to the students, the best aspect of the laboratory was human resources.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4069210.1590/S0080-62342011000100034Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 1 (2011); 243-249Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 1 (2011); 243-249Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 1 (2011); 243-2491980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40692/43947https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40692/43948http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelix, Carla Cristiane PazFaro, Ana Cristina Mancussi eDias, Cristiane da Rocha Ferreira2012-08-30T14:11:02Zoai:revistas.usp.br:article/40692Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:11:02Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepción de estudiantes de enfermería sobre el Laboratorio de Enfermería como estrategia de enseñanza
Percepção de estudantes de enfermagem sobre o Laboratório de Enfermagem como estratégia de ensino
Nursing students' perception about the Nursing Laboratory as a teaching strategy
title Percepción de estudiantes de enfermería sobre el Laboratorio de Enfermería como estrategia de enseñanza
spellingShingle Percepción de estudiantes de enfermería sobre el Laboratorio de Enfermería como estrategia de enseñanza
Felix, Carla Cristiane Paz
Education
nursing
Students
Laboratories
Learning
Educación en enfermería
Estudiantes de enfermería
Laboratorios
Aprendizaje
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Laboratórios
Aprendizagem
title_short Percepción de estudiantes de enfermería sobre el Laboratorio de Enfermería como estrategia de enseñanza
title_full Percepción de estudiantes de enfermería sobre el Laboratorio de Enfermería como estrategia de enseñanza
title_fullStr Percepción de estudiantes de enfermería sobre el Laboratorio de Enfermería como estrategia de enseñanza
title_full_unstemmed Percepción de estudiantes de enfermería sobre el Laboratorio de Enfermería como estrategia de enseñanza
title_sort Percepción de estudiantes de enfermería sobre el Laboratorio de Enfermería como estrategia de enseñanza
author Felix, Carla Cristiane Paz
author_facet Felix, Carla Cristiane Paz
Faro, Ana Cristina Mancussi e
Dias, Cristiane da Rocha Ferreira
author_role author
author2 Faro, Ana Cristina Mancussi e
Dias, Cristiane da Rocha Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felix, Carla Cristiane Paz
Faro, Ana Cristina Mancussi e
Dias, Cristiane da Rocha Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Education
nursing
Students
Laboratories
Learning
Educación en enfermería
Estudiantes de enfermería
Laboratorios
Aprendizaje
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Laboratórios
Aprendizagem
topic Education
nursing
Students
Laboratories
Learning
Educación en enfermería
Estudiantes de enfermería
Laboratorios
Aprendizaje
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Laboratórios
Aprendizagem
description Este estudo tem por objetivo conhecer a percepção de estudantes de enfermagem quanto aos aspectos físicos, pedagógicos e humanos referentes ao laboratório de enfermagem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, não experimental. A pesquisa foi realizada com 85 alunos. Um total de 58,8% dos alunos avaliou a estrutura física como ruim ou regular; já a acomodação foi avaliada por 50,6% dos alunos como ruim e péssima. Quanto ao horário de funcionamento, 63,5% dos alunos avaliaram como bom ou ótimo. Os alunos avaliaram positivamente as enfermeiras especialistas em laboratório e as monitoras com 87,0% e 84,9% de bom ou ótimo, respectivamente. A maioria dos aspectos obteve conceito bom, exceto a infra-estrutura física. O aspecto melhor avaliado foi o recurso humano.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40692
10.1590/S0080-62342011000100034
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40692
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342011000100034
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40692/43947
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40692/43948
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 1 (2011); 243-249
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 1 (2011); 243-249
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 1 (2011); 243-249
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221727994675200