Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujinaga, Cristina Ide
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moraes, Suzana Alves de, Zamberlan-Amorim, Nelma Ellen, Castral, Thaíla Corrêa, Silva, Andreara de Almeida e, Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52936
Resumo: INTRODUÇÃO: profissionais de saúde têm grande dificuldade para estabelecer o momento adequado e seguro para iniciar a amamentação em prematuros. Há necessidade de desenvolver um instrumento padronizado para auxiliar esses profissionais, na transição da alimentação gástrica para via oral do prematuro, incentivando a prática da amamentação nas unidades neonatais. Objetivo: avaliar a acurácia do Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral. MÉTODO: participaram do estudo 60 prematuros clinicamente estáveis e que não haviam recebido alimentação oral. A acurácia global, sensibilidade e especificidade do instrumento, em comparação à ingestão de leite por meio da translactação, foram estimadas através de curvas ROC (Receiver Operating Characteristic Curves). RESULTADOS: a acurácia global do instrumento foi de 74,38%. A maior sensibilidade e especificidade foram obtidas para três pontos de corte: 28, 29 e 30. Como o ponto de corte=30 do instrumento apresentou maior especificidade (75,68%), sugere-se, aqui, que deverá ser usado para selecionar os prematuros com prontidão para início da alimentação oral. CONCLUSÃO: o Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral está validado para assistir os profissionais de saúde a iniciar a alimentação do prematuro, com vistas ao aleitamento materno, de forma segura e objetiva.
id USP-38_da2e987315bcb9da956866c219eb8e77
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52936
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale Validação clínica do Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral La validación clínica del Instrumento de Evaluación de la Prontitud de los Prematuros para Iniciación de la Alimentación por Vía Oral PrematuroComportamento AlimentarAleitamento MaternoCurva ROCPrematuroConducta AlimentariaLactancia MaternaCurva ROCInfantPrematureFeeding BehaviorBreast FeedingROC Curve INTRODUÇÃO: profissionais de saúde têm grande dificuldade para estabelecer o momento adequado e seguro para iniciar a amamentação em prematuros. Há necessidade de desenvolver um instrumento padronizado para auxiliar esses profissionais, na transição da alimentação gástrica para via oral do prematuro, incentivando a prática da amamentação nas unidades neonatais. Objetivo: avaliar a acurácia do Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral. MÉTODO: participaram do estudo 60 prematuros clinicamente estáveis e que não haviam recebido alimentação oral. A acurácia global, sensibilidade e especificidade do instrumento, em comparação à ingestão de leite por meio da translactação, foram estimadas através de curvas ROC (Receiver Operating Characteristic Curves). RESULTADOS: a acurácia global do instrumento foi de 74,38%. A maior sensibilidade e especificidade foram obtidas para três pontos de corte: 28, 29 e 30. Como o ponto de corte=30 do instrumento apresentou maior especificidade (75,68%), sugere-se, aqui, que deverá ser usado para selecionar os prematuros com prontidão para início da alimentação oral. CONCLUSÃO: o Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral está validado para assistir os profissionais de saúde a iniciar a alimentação do prematuro, com vistas ao aleitamento materno, de forma segura e objetiva. INTRODUCTION: Health professionals have great difficulties to establish the adequate and safe time to start breast feeding in preterm infants. There is a need to develop a standardized tool to help health professionals to comprehensively evaluate preterm infant readiness to transition preterm infants´ feeding from gastric to oral, and encourage breast feeding practice in neonatal units. Aims: To clinical validate the accuracy of a Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale with 60 clinically stable preterm infants. METHODS: Global accuracy, sensitivity and specificity of Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale cut-offs, compared to milk intake through translactation, were estimated through ROC curves (Receiver Operating Characteristic Curves). RESULTS: The global accuracy of Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale was 74.38%. The highest sensitivity and specificity were obtained for three cut-offs: 28, 29 and 30. Since higher specificity (75.68%) for the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale was found at a score cut-off=of 30 showed higher specificity (75.68%), it should be used as a cut-off score to select initiate breastfeeding the preterm newborns' oral feeding readiness. CONCLUSION: The Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale is considered valid to assist health professionals to initiate preterm feeding in view of promoting safe and objective breastfeeding. INTRODUCCIÓN: Profesionales de la salud tienen grandes dificultades para establecer el momento adecuado y seguro para iniciar la lactancia en prematuros. Hay una necesidad de se desarrollar un instrumento para ayudar a estos profesionales en la transición de la alimentación gástrica para oral en prematuros mediante el fomento de la lactancia en las unidades neonatales. Objetivo: Evaluar la precisión de el Instrumento de Evaluación de la Prontitud de los Prematuros para Iniciación de la Alimentación por Vía Oral. MÉTODO: Participaron 60 prematuros clínicamente estables y que no recibieron alimentación oral. La precisión global, la sensibilidad y la especificidad del instrumento, en comparación con la ingestión de leche por translactancia se estimaron mediante curvas ROC. RESULTADOS: La precisión global del instrumento fue del 74,38%. La mayor sensibilidad y especificidad se obtuvieron para tres puntos de corte: 28, 29 y 30. Como el punto de corte=30 del instrumento mostró mayor especificidad (75,68%), sugerimos que debe utilizarse para seleccionar los prematuros con prontitud para la alimentación oral. CONCLUSIÓN: El Instrumento se valida para ayudar a los profesionales de la salud en la iniciación de la alimentación en los prematuros, con vistas a la lactancia de manera segura y objetiva. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5293610.1590/S0104-11692013000700018Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 140-145 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 140-145 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 140-145 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52936/56929https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52936/56930Fujinaga, Cristina IdeMoraes, Suzana Alves deZamberlan-Amorim, Nelma EllenCastral, Thaíla CorrêaSilva, Andreara de Almeida eScochi, Carmen Gracinda Silvaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:01:40Zoai:revistas.usp.br:article/52936Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:01:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale
Validação clínica do Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral
La validación clínica del Instrumento de Evaluación de la Prontitud de los Prematuros para Iniciación de la Alimentación por Vía Oral
title Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale
spellingShingle Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale
Fujinaga, Cristina Ide
Prematuro
Comportamento Alimentar
Aleitamento Materno
Curva ROC
Prematuro
Conducta Alimentaria
Lactancia Materna
Curva ROC
Infant
Premature
Feeding Behavior
Breast Feeding
ROC Curve
title_short Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale
title_full Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale
title_fullStr Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale
title_full_unstemmed Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale
title_sort Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale
author Fujinaga, Cristina Ide
author_facet Fujinaga, Cristina Ide
Moraes, Suzana Alves de
Zamberlan-Amorim, Nelma Ellen
Castral, Thaíla Corrêa
Silva, Andreara de Almeida e
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
author_role author
author2 Moraes, Suzana Alves de
Zamberlan-Amorim, Nelma Ellen
Castral, Thaíla Corrêa
Silva, Andreara de Almeida e
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fujinaga, Cristina Ide
Moraes, Suzana Alves de
Zamberlan-Amorim, Nelma Ellen
Castral, Thaíla Corrêa
Silva, Andreara de Almeida e
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
dc.subject.por.fl_str_mv Prematuro
Comportamento Alimentar
Aleitamento Materno
Curva ROC
Prematuro
Conducta Alimentaria
Lactancia Materna
Curva ROC
Infant
Premature
Feeding Behavior
Breast Feeding
ROC Curve
topic Prematuro
Comportamento Alimentar
Aleitamento Materno
Curva ROC
Prematuro
Conducta Alimentaria
Lactancia Materna
Curva ROC
Infant
Premature
Feeding Behavior
Breast Feeding
ROC Curve
description INTRODUÇÃO: profissionais de saúde têm grande dificuldade para estabelecer o momento adequado e seguro para iniciar a amamentação em prematuros. Há necessidade de desenvolver um instrumento padronizado para auxiliar esses profissionais, na transição da alimentação gástrica para via oral do prematuro, incentivando a prática da amamentação nas unidades neonatais. Objetivo: avaliar a acurácia do Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral. MÉTODO: participaram do estudo 60 prematuros clinicamente estáveis e que não haviam recebido alimentação oral. A acurácia global, sensibilidade e especificidade do instrumento, em comparação à ingestão de leite por meio da translactação, foram estimadas através de curvas ROC (Receiver Operating Characteristic Curves). RESULTADOS: a acurácia global do instrumento foi de 74,38%. A maior sensibilidade e especificidade foram obtidas para três pontos de corte: 28, 29 e 30. Como o ponto de corte=30 do instrumento apresentou maior especificidade (75,68%), sugere-se, aqui, que deverá ser usado para selecionar os prematuros com prontidão para início da alimentação oral. CONCLUSÃO: o Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral está validado para assistir os profissionais de saúde a iniciar a alimentação do prematuro, com vistas ao aleitamento materno, de forma segura e objetiva.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52936
10.1590/S0104-11692013000700018
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52936
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692013000700018
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52936/56929
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52936/56930
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 140-145
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 140-145
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 140-145
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222848601554944