Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujinaga, Cristina Ide
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moraes, Suzana Alves de, Zamberlan-Amorim, Nelma Ellen, Castral, Thaíla Corrêa, Silva, Andreara de Almeida e, Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52936
Resumo: INTRODUÇÃO: profissionais de saúde têm grande dificuldade para estabelecer o momento adequado e seguro para iniciar a amamentação em prematuros. Há necessidade de desenvolver um instrumento padronizado para auxiliar esses profissionais, na transição da alimentação gástrica para via oral do prematuro, incentivando a prática da amamentação nas unidades neonatais. Objetivo: avaliar a acurácia do Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral. MÉTODO: participaram do estudo 60 prematuros clinicamente estáveis e que não haviam recebido alimentação oral. A acurácia global, sensibilidade e especificidade do instrumento, em comparação à ingestão de leite por meio da translactação, foram estimadas através de curvas ROC (Receiver Operating Characteristic Curves). RESULTADOS: a acurácia global do instrumento foi de 74,38%. A maior sensibilidade e especificidade foram obtidas para três pontos de corte: 28, 29 e 30. Como o ponto de corte=30 do instrumento apresentou maior especificidade (75,68%), sugere-se, aqui, que deverá ser usado para selecionar os prematuros com prontidão para início da alimentação oral. CONCLUSÃO: o Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral está validado para assistir os profissionais de saúde a iniciar a alimentação do prematuro, com vistas ao aleitamento materno, de forma segura e objetiva.
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spelling Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale Validação clínica do Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral La validación clínica del Instrumento de Evaluación de la Prontitud de los Prematuros para Iniciación de la Alimentación por Vía Oral PrematuroComportamento AlimentarAleitamento MaternoCurva ROCPrematuroConducta AlimentariaLactancia MaternaCurva ROCInfantPrematureFeeding BehaviorBreast FeedingROC Curve INTRODUÇÃO: profissionais de saúde têm grande dificuldade para estabelecer o momento adequado e seguro para iniciar a amamentação em prematuros. Há necessidade de desenvolver um instrumento padronizado para auxiliar esses profissionais, na transição da alimentação gástrica para via oral do prematuro, incentivando a prática da amamentação nas unidades neonatais. Objetivo: avaliar a acurácia do Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral. MÉTODO: participaram do estudo 60 prematuros clinicamente estáveis e que não haviam recebido alimentação oral. A acurácia global, sensibilidade e especificidade do instrumento, em comparação à ingestão de leite por meio da translactação, foram estimadas através de curvas ROC (Receiver Operating Characteristic Curves). RESULTADOS: a acurácia global do instrumento foi de 74,38%. A maior sensibilidade e especificidade foram obtidas para três pontos de corte: 28, 29 e 30. Como o ponto de corte=30 do instrumento apresentou maior especificidade (75,68%), sugere-se, aqui, que deverá ser usado para selecionar os prematuros com prontidão para início da alimentação oral. CONCLUSÃO: o Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral está validado para assistir os profissionais de saúde a iniciar a alimentação do prematuro, com vistas ao aleitamento materno, de forma segura e objetiva. INTRODUCTION: Health professionals have great difficulties to establish the adequate and safe time to start breast feeding in preterm infants. There is a need to develop a standardized tool to help health professionals to comprehensively evaluate preterm infant readiness to transition preterm infants´ feeding from gastric to oral, and encourage breast feeding practice in neonatal units. Aims: To clinical validate the accuracy of a Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale with 60 clinically stable preterm infants. METHODS: Global accuracy, sensitivity and specificity of Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale cut-offs, compared to milk intake through translactation, were estimated through ROC curves (Receiver Operating Characteristic Curves). RESULTS: The global accuracy of Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale was 74.38%. The highest sensitivity and specificity were obtained for three cut-offs: 28, 29 and 30. Since higher specificity (75.68%) for the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale was found at a score cut-off=of 30 showed higher specificity (75.68%), it should be used as a cut-off score to select initiate breastfeeding the preterm newborns' oral feeding readiness. CONCLUSION: The Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale is considered valid to assist health professionals to initiate preterm feeding in view of promoting safe and objective breastfeeding. INTRODUCCIÓN: Profesionales de la salud tienen grandes dificultades para establecer el momento adecuado y seguro para iniciar la lactancia en prematuros. Hay una necesidad de se desarrollar un instrumento para ayudar a estos profesionales en la transición de la alimentación gástrica para oral en prematuros mediante el fomento de la lactancia en las unidades neonatales. Objetivo: Evaluar la precisión de el Instrumento de Evaluación de la Prontitud de los Prematuros para Iniciación de la Alimentación por Vía Oral. MÉTODO: Participaron 60 prematuros clínicamente estables y que no recibieron alimentación oral. La precisión global, la sensibilidad y la especificidad del instrumento, en comparación con la ingestión de leche por translactancia se estimaron mediante curvas ROC. RESULTADOS: La precisión global del instrumento fue del 74,38%. La mayor sensibilidad y especificidad se obtuvieron para tres puntos de corte: 28, 29 y 30. Como el punto de corte=30 del instrumento mostró mayor especificidad (75,68%), sugerimos que debe utilizarse para seleccionar los prematuros con prontitud para la alimentación oral. CONCLUSIÓN: El Instrumento se valida para ayudar a los profesionales de la salud en la iniciación de la alimentación en los prematuros, con vistas a la lactancia de manera segura y objetiva. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5293610.1590/S0104-11692013000700018Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 140-145 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 140-145 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 140-145 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52936/56929https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52936/56930Fujinaga, Cristina IdeMoraes, Suzana Alves deZamberlan-Amorim, Nelma EllenCastral, Thaíla CorrêaSilva, Andreara de Almeida eScochi, Carmen Gracinda Silvaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:01:40Zoai:revistas.usp.br:article/52936Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:01:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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