Enfermería: el significado de la profesión para adolescentes. Un primer abordaje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luchesi, Luciana Barizon
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Santos, Claudia Benedita dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2008
Resumo: Procurando entender, contar e, por que não, participar um pouco da história da Enfermagem, propusemo-nos a estudar os pré-juízos e estereótipos negativos permeando a profissão através dos tempos. Trata-se de estudo experimental tipo antes-depois, realizado sobre uma população de adolescentes regularmente matriculados na terceira série do segundo grau de uma escola pública. A intervenção consistiu de palestra proferida aos alunos de uma Escola Pública de Enfermagem sobre a profissão e um questionário composto por perguntas fechadas/aplicado antes e após da palestra. As conclusões foram obtidas baseadas nos resultados dos testes estatísticos não-paramétricos Binomial e McNemar para significância de mudanças. Embora não tendo sido encontrada presença estatisticamente significativa de pré-juízos e estereótipos negativos, a intervenção apresentou resultado dentro do esperado, visto que as mudanças ou (tendências para mudanças) aconteceram justamente dentro dos subgrupos que apresentaram maior freqüência dos estereótipos.
id USP-38_dcc7449da535604d79c386e2548027a2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2008
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Enfermería: el significado de la profesión para adolescentes. Un primer abordajeNursing: the meaning of this profession to nurses. A first approachEnfermagem: o que esta profissão significa para adolescentes. Uma primeira abordagemeducação em enfermagemmarketing socialhistória da enfermagemenfermagemeducación en enfermeríamercadeo socialhistoria de la enfermeríaenfermeríaeducationnursingsocial marketinghistory of nursingProcurando entender, contar e, por que não, participar um pouco da história da Enfermagem, propusemo-nos a estudar os pré-juízos e estereótipos negativos permeando a profissão através dos tempos. Trata-se de estudo experimental tipo antes-depois, realizado sobre uma população de adolescentes regularmente matriculados na terceira série do segundo grau de uma escola pública. A intervenção consistiu de palestra proferida aos alunos de uma Escola Pública de Enfermagem sobre a profissão e um questionário composto por perguntas fechadas/aplicado antes e após da palestra. As conclusões foram obtidas baseadas nos resultados dos testes estatísticos não-paramétricos Binomial e McNemar para significância de mudanças. Embora não tendo sido encontrada presença estatisticamente significativa de pré-juízos e estereótipos negativos, a intervenção apresentou resultado dentro do esperado, visto que as mudanças ou (tendências para mudanças) aconteceram justamente dentro dos subgrupos que apresentaram maior freqüência dos estereótipos.In an attempt to understand, tell and, why not, participate a little in the history of Nursing, we proposed to study the prejudices and negative stereotypes that have permeated this profession over time. This is a before-after experimental type of study in a population of adolescents regularly enrolled in the eleventh grade of a Brazilian public school. The intervention took the form of a lecture about the profession and a questionnaire with closed questions which was applied before and after the lecture. Conclusions were based on the results of binomial and McNemar's non-parametric tests for the significance of changes. Although the statistically significant presence of prejudice and negatives stereotypes was not found, the results of the intervention were in line with expectations, since the changes(or tendency towards changes) took place exactly in those subgroups that showed a greater frequency of stereotypes.Con el objetivo de comprender, contar y también participar un poco de la historia de la Enfermería, nuestra propuesta fue estudiar los prejuicios y estereotipos permeando la profesión a través de los tiempos. Se trata de un estudio experimental del tipo antes-después, realizado en una población de adolescentes regularmente matriculados en la tercera serie del segundo grado de una escuela pública. La intervención ocurrió bajo la forma de una ponencia sobre la profesión, proferida a los alumnos de una escuela pública de Enfermería y un cuestionario compuesto por preguntas cerradas, aplicado antes y después de la ponencia. Las conclusiones fueron basadas en los resultados de los testes estadísticos no-paramétricos binomial y McNemar para significancia de cambios. A pesar de que no fue encontrada presencia estadísticamente significativa de prejuicios y estereotipos, la intervención presentó un resultado esperado, visto que los cambios o (tendencias para cambios) ocurrieron justamente dentro de los subgrupos que presentaron mayor frecuencia de los estereotipos.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200810.1590/S0104-11692005000200005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 2 (2005); 158-164Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 2 (2005); 158-164Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 2 (2005); 158-1641518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2008/2086Luchesi, Luciana BarizonSantos, Claudia Benedita dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:19:27Zoai:revistas.usp.br:article/2008Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:19:27Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfermería: el significado de la profesión para adolescentes. Un primer abordaje
Nursing: the meaning of this profession to nurses. A first approach
Enfermagem: o que esta profissão significa para adolescentes. Uma primeira abordagem
title Enfermería: el significado de la profesión para adolescentes. Un primer abordaje
spellingShingle Enfermería: el significado de la profesión para adolescentes. Un primer abordaje
Luchesi, Luciana Barizon
educação em enfermagem
marketing social
história da enfermagem
enfermagem
educación en enfermería
mercadeo social
historia de la enfermería
enfermería
education
nursing
social marketing
history of nursing
title_short Enfermería: el significado de la profesión para adolescentes. Un primer abordaje
title_full Enfermería: el significado de la profesión para adolescentes. Un primer abordaje
title_fullStr Enfermería: el significado de la profesión para adolescentes. Un primer abordaje
title_full_unstemmed Enfermería: el significado de la profesión para adolescentes. Un primer abordaje
title_sort Enfermería: el significado de la profesión para adolescentes. Un primer abordaje
author Luchesi, Luciana Barizon
author_facet Luchesi, Luciana Barizon
Santos, Claudia Benedita dos
author_role author
author2 Santos, Claudia Benedita dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luchesi, Luciana Barizon
Santos, Claudia Benedita dos
dc.subject.por.fl_str_mv educação em enfermagem
marketing social
história da enfermagem
enfermagem
educación en enfermería
mercadeo social
historia de la enfermería
enfermería
education
nursing
social marketing
history of nursing
topic educação em enfermagem
marketing social
história da enfermagem
enfermagem
educación en enfermería
mercadeo social
historia de la enfermería
enfermería
education
nursing
social marketing
history of nursing
description Procurando entender, contar e, por que não, participar um pouco da história da Enfermagem, propusemo-nos a estudar os pré-juízos e estereótipos negativos permeando a profissão através dos tempos. Trata-se de estudo experimental tipo antes-depois, realizado sobre uma população de adolescentes regularmente matriculados na terceira série do segundo grau de uma escola pública. A intervenção consistiu de palestra proferida aos alunos de uma Escola Pública de Enfermagem sobre a profissão e um questionário composto por perguntas fechadas/aplicado antes e após da palestra. As conclusões foram obtidas baseadas nos resultados dos testes estatísticos não-paramétricos Binomial e McNemar para significância de mudanças. Embora não tendo sido encontrada presença estatisticamente significativa de pré-juízos e estereótipos negativos, a intervenção apresentou resultado dentro do esperado, visto que as mudanças ou (tendências para mudanças) aconteceram justamente dentro dos subgrupos que apresentaram maior freqüência dos estereótipos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2008
10.1590/S0104-11692005000200005
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2008
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692005000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2008/2086
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 2 (2005); 158-164
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 2 (2005); 158-164
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 2 (2005); 158-164
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222840189878272