Enfermagem e marketing : uma introdução ao tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23511
Resumo: A administração dos serviços de saúde vem adquirindo um cunho cada vez mais profissional. Modelos e estratégias utilizadas por empresas prestadoras de serviços, em outras áreas, têm sido trazidos para dentro dessas organizações. Nesse processo de importação de modelos são incorporados conceitos e ferramentas de marketing. Este ensaio teórico tem como objetivo oferecer aos enfermeiros uma visão introdutória dessa disciplina. Para atingir esse objetivo, o texto foi organizado em seções que abordam sua história e conceitos básicos; marketing social; alguns temas atualmente discutidos e estudos realizados na área de marketing e que envolvem a enfermagem e os serviços de saúde. Espera-se, assim, contribuir para o aprimoramento profissional dos enfermeiros.
id UFRGS-2_002260a4f115f71fb8e7c014d2ff5ca1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23511
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Gisela Maria Schebella Souto de2010-06-08T04:18:02Z20030102-6933http://hdl.handle.net/10183/23511000397138A administração dos serviços de saúde vem adquirindo um cunho cada vez mais profissional. Modelos e estratégias utilizadas por empresas prestadoras de serviços, em outras áreas, têm sido trazidos para dentro dessas organizações. Nesse processo de importação de modelos são incorporados conceitos e ferramentas de marketing. Este ensaio teórico tem como objetivo oferecer aos enfermeiros uma visão introdutória dessa disciplina. Para atingir esse objetivo, o texto foi organizado em seções que abordam sua história e conceitos básicos; marketing social; alguns temas atualmente discutidos e estudos realizados na área de marketing e que envolvem a enfermagem e os serviços de saúde. Espera-se, assim, contribuir para o aprimoramento profissional dos enfermeiros.The administration of health care services is becoming more and more professional. New models and strategies used by service companies, in other areas, are being introduced in these organizations. Through this importation process of models, marketing concepts and tools have been incorporated. The objective of this theoretical essay is offering the nurses an introductory view about marketing. In order to reach this objective, the text was organized into sections that approach its history and basic concepts, social marketing, a few subjects under discussion currently and studies carried out in the marketing area, which involve nursing and health care services. In this way, it is expected to contribute to the professional improvement of nursing.La administración de los servicios de salud está adquiriendo un cuño cada vez más profesional. Modelos y estrategias utilizados por empresas prestadoras de servicios, en otras áreas, están siendo conducidos para dentro de estas organizaciones. En este proceso de importación de modelos son incorporados conceptos y herramientas de marketing. Este ensayo teórico tiene el objetivo de ofrecer a los enfermeros una evidencia introductoria de esta disciplina. Para alcanzar este objetivo, el texto fue organizado en secciones que abordan su historia y conceptos básicos, marketing social, algunos temas actualmente discutidos y estudios realizados en el área de marketing y que envuelven la enfermería y los servicios de salud. Esperase así, contribuir para el perfeccionamiento profesional de los enfermeros.application/pdfporRevista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, RS. Vol. 24, n. 2 (ago. 2003), p. 147-160Marketing socialMarketing : HistóriaMarketing de serviços de saúdeNursingMarketingMarketing of health servicesSocial marketingEnfermeríaMercadeoComercialización de los servicios de saludMercadeo socialEnfermagem e marketing : uma introdução ao temaEnfermería y marketing: una introducción al tema Nursing and marketing: an introduction to the subject info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000397138.pdf.txt000397138.pdf.txtExtracted Texttext/plain54448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23511/2/000397138.pdf.txt0e99cb7e5f380743355fc79b706812daMD52ORIGINAL000397138.pdf000397138.pdfTexto completoapplication/pdf68702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23511/1/000397138.pdf613c0d39f8b9b81d2e5080f91e051593MD51THUMBNAIL000397138.pdf.jpg000397138.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23511/3/000397138.pdf.jpg3710ba2779167baeb248cfef57f5be5aMD5310183/235112018-10-17 08:12:35.564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23511Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:12:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enfermagem e marketing : uma introdução ao tema
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Enfermería y marketing: una introducción al tema
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Nursing and marketing: an introduction to the subject
title Enfermagem e marketing : uma introdução ao tema
spellingShingle Enfermagem e marketing : uma introdução ao tema
Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
Marketing social
Marketing : História
Marketing de serviços de saúde
Nursing
Marketing
Marketing of health services
Social marketing
Enfermería
Mercadeo
Comercialización de los servicios de salud
Mercadeo social
title_short Enfermagem e marketing : uma introdução ao tema
title_full Enfermagem e marketing : uma introdução ao tema
title_fullStr Enfermagem e marketing : uma introdução ao tema
title_full_unstemmed Enfermagem e marketing : uma introdução ao tema
title_sort Enfermagem e marketing : uma introdução ao tema
author Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
author_facet Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing social
Marketing : História
Marketing de serviços de saúde
topic Marketing social
Marketing : História
Marketing de serviços de saúde
Nursing
Marketing
Marketing of health services
Social marketing
Enfermería
Mercadeo
Comercialización de los servicios de salud
Mercadeo social
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing
Marketing
Marketing of health services
Social marketing
dc.subject.spa.fl_str_mv Enfermería
Mercadeo
Comercialización de los servicios de salud
Mercadeo social
description A administração dos serviços de saúde vem adquirindo um cunho cada vez mais profissional. Modelos e estratégias utilizadas por empresas prestadoras de serviços, em outras áreas, têm sido trazidos para dentro dessas organizações. Nesse processo de importação de modelos são incorporados conceitos e ferramentas de marketing. Este ensaio teórico tem como objetivo oferecer aos enfermeiros uma visão introdutória dessa disciplina. Para atingir esse objetivo, o texto foi organizado em seções que abordam sua história e conceitos básicos; marketing social; alguns temas atualmente discutidos e estudos realizados na área de marketing e que envolvem a enfermagem e os serviços de saúde. Espera-se, assim, contribuir para o aprimoramento profissional dos enfermeiros.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-08T04:18:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23511
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000397138
identifier_str_mv 0102-6933
000397138
url http://hdl.handle.net/10183/23511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, RS. Vol. 24, n. 2 (ago. 2003), p. 147-160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23511/2/000397138.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23511/1/000397138.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23511/3/000397138.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e99cb7e5f380743355fc79b706812da
613c0d39f8b9b81d2e5080f91e051593
3710ba2779167baeb248cfef57f5be5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224719161098240