Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1686 |
Resumo: | Estudo elaborado partindo-se da disciplina Saúde Mental-I sobre o desenvolvimento do enfermeiro por meio do estímulo ao autoconhecimento. Foram objetivos refletir sobre o autoconhecimento como ferramenta na formação do enfermeiro e analisar estratégias didáticas facilitadoras ao desenvolvimento dessa habilidade. Os dados foram coletados no decorrer da disciplina, utilizando-se registros escritos, auto-avaliação e avaliação da disciplina. Os resultados mostraram que o aluno tem oportunidade de desenvolver seu autoconhecimento sendo que determinadas técnicas de ensino estimulam o contato com aspectos pessoais, facilitando a descoberta de potencialidades para a prática profissional. Concluímos que a disciplina tem desempenhado papel fundamental na formação do enfermeiro. |
id |
USP-38_e2293d50dd4e4b148933079711630355 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1686 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse educationDesenvolvendo pessoas: estratégias didáticas facilitadoras para o autoconhecimento na formação do enfermeiroDesarrollando personas: estrategias didácticas para facilitar el autoconocimiento en la formación del enfermeroensinoenfermagemsaúde mentalenseñanzaenfermeríasalud mentalteachingnursingmental healthEstudo elaborado partindo-se da disciplina Saúde Mental-I sobre o desenvolvimento do enfermeiro por meio do estímulo ao autoconhecimento. Foram objetivos refletir sobre o autoconhecimento como ferramenta na formação do enfermeiro e analisar estratégias didáticas facilitadoras ao desenvolvimento dessa habilidade. Os dados foram coletados no decorrer da disciplina, utilizando-se registros escritos, auto-avaliação e avaliação da disciplina. Os resultados mostraram que o aluno tem oportunidade de desenvolver seu autoconhecimento sendo que determinadas técnicas de ensino estimulam o contato com aspectos pessoais, facilitando a descoberta de potencialidades para a prática profissional. Concluímos que a disciplina tem desempenhado papel fundamental na formação do enfermeiro.This is a study elaborated on the basis of the course Mental Health-I, about the nurse formation through self-knowledge motivation. The goals were, to reflect about self-knowledge as a tool in the nurse formation and to analyze didactic strategies to facilitate its development. The data was collected during the course using written registers, self-evaluation and course evaluation. Results showed that the student has the opportunity to develop her/his self-knowledge given that some teaching techniques stimulate the contact with personal issues, facilitating the discovery of potentiality for the professional practice. We concluded that the course has been playing a fundamental role in the nurse education.Estudio elaborado a partir del curso de Salud Mental sobre el desarrollo del enfermero a través de estímulos para el autoconocimiento. Los objetivos fueron, reflexionar sobre el autoconocimiento como herramienta en la formación del enfermero y analizar estrategias didácticas que faciliten el desarrollo de esta habilidad. Los datos fueron recolectados con forme al desarrollo del curso, utilizando registros escritos, autoevaluación y evaluación del curso. Los resultados mostraron que el alumno tiene la oportunidad de desarrollar su autoconocimiento dado que determinadas técnicas de enseñanza estimulan el contacto con aspectos personales, facilitando el descrubrimiento de potencialidades personales para la práctica profesional. Concluimos que el curso ha desempeñado un papel fundamental en la formación del enfermero.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/168610.1590/S0104-11692002000400008Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 4 (2002); 516-522Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 4 (2002); 516-522Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 4 (2002); 516-5221518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1686/1731Esperidião, ElizabethMunari, Denize BoutteletStacciarin, Jeanne Marie R.info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:08:38Zoai:revistas.usp.br:article/1686Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:08:38Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education Desenvolvendo pessoas: estratégias didáticas facilitadoras para o autoconhecimento na formação do enfermeiro Desarrollando personas: estrategias didácticas para facilitar el autoconocimiento en la formación del enfermero |
title |
Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education |
spellingShingle |
Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education Esperidião, Elizabeth ensino enfermagem saúde mental enseñanza enfermería salud mental teaching nursing mental health |
title_short |
Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education |
title_full |
Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education |
title_fullStr |
Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education |
title_full_unstemmed |
Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education |
title_sort |
Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education |
author |
Esperidião, Elizabeth |
author_facet |
Esperidião, Elizabeth Munari, Denize Bouttelet Stacciarin, Jeanne Marie R. |
author_role |
author |
author2 |
Munari, Denize Bouttelet Stacciarin, Jeanne Marie R. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esperidião, Elizabeth Munari, Denize Bouttelet Stacciarin, Jeanne Marie R. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino enfermagem saúde mental enseñanza enfermería salud mental teaching nursing mental health |
topic |
ensino enfermagem saúde mental enseñanza enfermería salud mental teaching nursing mental health |
description |
Estudo elaborado partindo-se da disciplina Saúde Mental-I sobre o desenvolvimento do enfermeiro por meio do estímulo ao autoconhecimento. Foram objetivos refletir sobre o autoconhecimento como ferramenta na formação do enfermeiro e analisar estratégias didáticas facilitadoras ao desenvolvimento dessa habilidade. Os dados foram coletados no decorrer da disciplina, utilizando-se registros escritos, auto-avaliação e avaliação da disciplina. Os resultados mostraram que o aluno tem oportunidade de desenvolver seu autoconhecimento sendo que determinadas técnicas de ensino estimulam o contato com aspectos pessoais, facilitando a descoberta de potencialidades para a prática profissional. Concluímos que a disciplina tem desempenhado papel fundamental na formação do enfermeiro. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1686 10.1590/S0104-11692002000400008 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1686 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692002000400008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1686/1731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 4 (2002); 516-522 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 4 (2002); 516-522 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 4 (2002); 516-522 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222838441902080 |