Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperidião, Elizabeth
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Munari, Denize Bouttelet, Stacciarin, Jeanne Marie R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1686
Resumo: Estudo elaborado partindo-se da disciplina Saúde Mental-I sobre o desenvolvimento do enfermeiro por meio do estímulo ao autoconhecimento. Foram objetivos refletir sobre o autoconhecimento como ferramenta na formação do enfermeiro e analisar estratégias didáticas facilitadoras ao desenvolvimento dessa habilidade. Os dados foram coletados no decorrer da disciplina, utilizando-se registros escritos, auto-avaliação e avaliação da disciplina. Os resultados mostraram que o aluno tem oportunidade de desenvolver seu autoconhecimento sendo que determinadas técnicas de ensino estimulam o contato com aspectos pessoais, facilitando a descoberta de potencialidades para a prática profissional. Concluímos que a disciplina tem desempenhado papel fundamental na formação do enfermeiro.
id USP-38_e2293d50dd4e4b148933079711630355
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1686
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse educationDesenvolvendo pessoas: estratégias didáticas facilitadoras para o autoconhecimento na formação do enfermeiroDesarrollando personas: estrategias didácticas para facilitar el autoconocimiento en la formación del enfermeroensinoenfermagemsaúde mentalenseñanzaenfermeríasalud mentalteachingnursingmental healthEstudo elaborado partindo-se da disciplina Saúde Mental-I sobre o desenvolvimento do enfermeiro por meio do estímulo ao autoconhecimento. Foram objetivos refletir sobre o autoconhecimento como ferramenta na formação do enfermeiro e analisar estratégias didáticas facilitadoras ao desenvolvimento dessa habilidade. Os dados foram coletados no decorrer da disciplina, utilizando-se registros escritos, auto-avaliação e avaliação da disciplina. Os resultados mostraram que o aluno tem oportunidade de desenvolver seu autoconhecimento sendo que determinadas técnicas de ensino estimulam o contato com aspectos pessoais, facilitando a descoberta de potencialidades para a prática profissional. Concluímos que a disciplina tem desempenhado papel fundamental na formação do enfermeiro.This is a study elaborated on the basis of the course Mental Health-I, about the nurse formation through self-knowledge motivation. The goals were, to reflect about self-knowledge as a tool in the nurse formation and to analyze didactic strategies to facilitate its development. The data was collected during the course using written registers, self-evaluation and course evaluation. Results showed that the student has the opportunity to develop her/his self-knowledge given that some teaching techniques stimulate the contact with personal issues, facilitating the discovery of potentiality for the professional practice. We concluded that the course has been playing a fundamental role in the nurse education.Estudio elaborado a partir del curso de Salud Mental sobre el desarrollo del enfermero a través de estímulos para el autoconocimiento. Los objetivos fueron, reflexionar sobre el autoconocimiento como herramienta en la formación del enfermero y analizar estrategias didácticas que faciliten el desarrollo de esta habilidad. Los datos fueron recolectados con forme al desarrollo del curso, utilizando registros escritos, autoevaluación y evaluación del curso. Los resultados mostraron que el alumno tiene la oportunidad de desarrollar su autoconocimiento dado que determinadas técnicas de enseñanza estimulan el contacto con aspectos personales, facilitando el descrubrimiento de potencialidades personales para la práctica profesional. Concluimos que el curso ha desempeñado un papel fundamental en la formación del enfermero.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/168610.1590/S0104-11692002000400008Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 4 (2002); 516-522Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 4 (2002); 516-522Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 4 (2002); 516-5221518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1686/1731Esperidião, ElizabethMunari, Denize BoutteletStacciarin, Jeanne Marie R.info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:08:38Zoai:revistas.usp.br:article/1686Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:08:38Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education
Desenvolvendo pessoas: estratégias didáticas facilitadoras para o autoconhecimento na formação do enfermeiro
Desarrollando personas: estrategias didácticas para facilitar el autoconocimiento en la formación del enfermero
title Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education
spellingShingle Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education
Esperidião, Elizabeth
ensino
enfermagem
saúde mental
enseñanza
enfermería
salud mental
teaching
nursing
mental health
title_short Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education
title_full Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education
title_fullStr Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education
title_full_unstemmed Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education
title_sort Developing people: didactic strategies to promote self-knowledge in the nurse education
author Esperidião, Elizabeth
author_facet Esperidião, Elizabeth
Munari, Denize Bouttelet
Stacciarin, Jeanne Marie R.
author_role author
author2 Munari, Denize Bouttelet
Stacciarin, Jeanne Marie R.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esperidião, Elizabeth
Munari, Denize Bouttelet
Stacciarin, Jeanne Marie R.
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
enfermagem
saúde mental
enseñanza
enfermería
salud mental
teaching
nursing
mental health
topic ensino
enfermagem
saúde mental
enseñanza
enfermería
salud mental
teaching
nursing
mental health
description Estudo elaborado partindo-se da disciplina Saúde Mental-I sobre o desenvolvimento do enfermeiro por meio do estímulo ao autoconhecimento. Foram objetivos refletir sobre o autoconhecimento como ferramenta na formação do enfermeiro e analisar estratégias didáticas facilitadoras ao desenvolvimento dessa habilidade. Os dados foram coletados no decorrer da disciplina, utilizando-se registros escritos, auto-avaliação e avaliação da disciplina. Os resultados mostraram que o aluno tem oportunidade de desenvolver seu autoconhecimento sendo que determinadas técnicas de ensino estimulam o contato com aspectos pessoais, facilitando a descoberta de potencialidades para a prática profissional. Concluímos que a disciplina tem desempenhado papel fundamental na formação do enfermeiro.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1686
10.1590/S0104-11692002000400008
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1686
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692002000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1686/1731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 4 (2002); 516-522
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 4 (2002); 516-522
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 4 (2002); 516-522
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222838441902080