Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Kamylla Santos da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, Selma Regina de, Erdmann, Alacoque Lorenzini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144189
Resumo: Objetivo: compreender o significado da gestão universitária realizada por enfermeiros gestores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. Método: pesquisa qualitativa, ancorada na teoria fundamentada nos dados. A coleta de dados ocorreu entre maio e setembro de 2016, com entrevistas abertas, no cenário de uma universidade pública federal. Respeitou-se a técnica de análise comparativa constante dos dados, obtendo amostragem teórica com 19 enfermeiros, em dois grupos amostrais. Resultados: emergiram três categorias que configuraram o fenômeno: Articulando coletivos complexos por meio da gestão universitária para a formação qualificada de novos enfermeiros. As categorias incluíram: a) condições, definidas por Percebendo o compromisso com o coletivo, experiências anteriores e formação para a gestão em saúde, como motivações para ser docente gestor; b) ações/interações, delimitadas por Conhecendo e reconhecendo, na prática, o processo de gestão universitária, limites e possibilidades na coordenação de assuntos coletivos complexos; e, c) consequências, como Aperfeiçoando o trabalho docente e se responsabilizando com a formação universitária. Conclusão: os enfermeiros docentes gestores significam a gestão universitária como um conjunto de ações individuais e coletivas que, articuladas em um ambiente social complexo, promovem condições para a formação de enfermeiros críticos e reflexivos com as demandas da sociedade.
id USP-38_e7f6d8eab3b92479153dbd56663384c3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/144189
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dadosUniversity management nurse: a grounded theoryEnfermero gestor universitario: una teoría fundamentada en los datosGrounded TheoryFacultyNursingSchoolsEducationOrganization and AdministrationUniversitiesTeoría FundamentadaDocentes de EnfermeríaEscuelasEnfermeríaEducación en EnfermeríaOrganización y AdministraciónUniversidadesTeoria FundamentadaDocente de EnfermagemEscola de EnfermagemEducação em EnfermagemOrganização e AdministraçãoUniversidades Objetivo: compreender o significado da gestão universitária realizada por enfermeiros gestores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. Método: pesquisa qualitativa, ancorada na teoria fundamentada nos dados. A coleta de dados ocorreu entre maio e setembro de 2016, com entrevistas abertas, no cenário de uma universidade pública federal. Respeitou-se a técnica de análise comparativa constante dos dados, obtendo amostragem teórica com 19 enfermeiros, em dois grupos amostrais. Resultados: emergiram três categorias que configuraram o fenômeno: Articulando coletivos complexos por meio da gestão universitária para a formação qualificada de novos enfermeiros. As categorias incluíram: a) condições, definidas por Percebendo o compromisso com o coletivo, experiências anteriores e formação para a gestão em saúde, como motivações para ser docente gestor; b) ações/interações, delimitadas por Conhecendo e reconhecendo, na prática, o processo de gestão universitária, limites e possibilidades na coordenação de assuntos coletivos complexos; e, c) consequências, como Aperfeiçoando o trabalho docente e se responsabilizando com a formação universitária. Conclusão: os enfermeiros docentes gestores significam a gestão universitária como um conjunto de ações individuais e coletivas que, articuladas em um ambiente social complexo, promovem condições para a formação de enfermeiros críticos e reflexivos com as demandas da sociedade. Objetivo: comprender el significado de la gestión universitaria realizada por enfermeros gestores del curso de graduación en enfermería de una universidad pública. Método: investigación cualitativa, basada en la teoría fundamentada en los datos. La recolección de datos fue entre mayo y septiembre de 2016, con entrevistas abiertas, en el escenario de una universidad pública federal. Se respetó la técnica de análisis comparativa constante de los datos, obteniendo una muestra teórica con 19 enfermeros, en dos grupos de muestras. Resultados: surgieron tres categorías que configuraron el fenómeno: Articulando colectivos complejos por medio de la gestión universitaria para la formación cualificada de nuevos enfermeros. Las categorías incluyeron: a) condiciones, definidas por Percebiendo el compromiso con el colectivo, experiencias anteriores y formación para la gestión en salud, como motivaciones para ser docente gestor; b) acciones/interacciones, delimitadas por Conociendo y reconociendo, en la práctica, el proceso de gestión universitaria, límites y posibilidades en la cordinación de asuntos colectivos complejos; y, c) consecuencias, como Aperfeccionamiento del trabajo docente y responsabilizándose con la formación universitaria. Conclusión: los enfermeros docentes gestores dan significado a la gestión universitaria como un conjunto de acciones individuales y colectivas que, articuladas en un ambiente social complejo, promueven condiciones para la formación de enfermeros críticos y reflexivos con las demandas de la sociedad. Objective: to understand the meaning of the university management performed by nurses managers of the nursing undergraduate course of a public university. Method: this is a qualitative research, based on the grounded theory. Data collection took place between May and September 2016, with open interviews, in the scenario of a federal public university. The technique of constant comparative analysis of the data was followed, obtaining a theoretical sample with 19 nurses, in two sample groups. Results: there were three categories emerged that shaped the phenomenon: Articulating complex collectives through university management for the qualified training of new nurses. The categories included: a) conditions, defined by perceiving the commitment to the collective, previous experiences, and training for health management, as motivations to be a teacher manager; b) actions/interactions, delimited by Knowing and recognizing, in practice, the university management process, limits and possibilities in the coordination of complex collective subjects; and, c) consequences, such as Improving teaching work and taking responsibility for university education. Conclusion: the nurses teaching managers to explain university management as a set of individual and collective actions that, articulated in a complex social environment, promote conditions for the training of critical and reflexive nurses with the demands of society.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/14418910.1590/1518-8345.2199.2980Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e2980Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e2980Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e29801518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144189/138601https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144189/138602https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144189/138603Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Kamylla Santos daAndrade, Selma Regina deErdmann, Alacoque Lorenzini2018-08-17T15:57:37Zoai:revistas.usp.br:article/144189Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2018-08-17T15:57:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dados
University management nurse: a grounded theory
Enfermero gestor universitario: una teoría fundamentada en los datos
title Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dados
spellingShingle Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dados
Cunha, Kamylla Santos da
Grounded Theory
Faculty
Nursing
Schools
Education
Organization and Administration
Universities
Teoría Fundamentada
Docentes de Enfermería
Escuelas
Enfermería
Educación en Enfermería
Organización y Administración
Universidades
Teoria Fundamentada
Docente de Enfermagem
Escola de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Organização e Administração
Universidades
title_short Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dados
title_full Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dados
title_fullStr Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dados
title_full_unstemmed Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dados
title_sort Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dados
author Cunha, Kamylla Santos da
author_facet Cunha, Kamylla Santos da
Andrade, Selma Regina de
Erdmann, Alacoque Lorenzini
author_role author
author2 Andrade, Selma Regina de
Erdmann, Alacoque Lorenzini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Kamylla Santos da
Andrade, Selma Regina de
Erdmann, Alacoque Lorenzini
dc.subject.por.fl_str_mv Grounded Theory
Faculty
Nursing
Schools
Education
Organization and Administration
Universities
Teoría Fundamentada
Docentes de Enfermería
Escuelas
Enfermería
Educación en Enfermería
Organización y Administración
Universidades
Teoria Fundamentada
Docente de Enfermagem
Escola de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Organização e Administração
Universidades
topic Grounded Theory
Faculty
Nursing
Schools
Education
Organization and Administration
Universities
Teoría Fundamentada
Docentes de Enfermería
Escuelas
Enfermería
Educación en Enfermería
Organización y Administración
Universidades
Teoria Fundamentada
Docente de Enfermagem
Escola de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Organização e Administração
Universidades
description Objetivo: compreender o significado da gestão universitária realizada por enfermeiros gestores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. Método: pesquisa qualitativa, ancorada na teoria fundamentada nos dados. A coleta de dados ocorreu entre maio e setembro de 2016, com entrevistas abertas, no cenário de uma universidade pública federal. Respeitou-se a técnica de análise comparativa constante dos dados, obtendo amostragem teórica com 19 enfermeiros, em dois grupos amostrais. Resultados: emergiram três categorias que configuraram o fenômeno: Articulando coletivos complexos por meio da gestão universitária para a formação qualificada de novos enfermeiros. As categorias incluíram: a) condições, definidas por Percebendo o compromisso com o coletivo, experiências anteriores e formação para a gestão em saúde, como motivações para ser docente gestor; b) ações/interações, delimitadas por Conhecendo e reconhecendo, na prática, o processo de gestão universitária, limites e possibilidades na coordenação de assuntos coletivos complexos; e, c) consequências, como Aperfeiçoando o trabalho docente e se responsabilizando com a formação universitária. Conclusão: os enfermeiros docentes gestores significam a gestão universitária como um conjunto de ações individuais e coletivas que, articuladas em um ambiente social complexo, promovem condições para a formação de enfermeiros críticos e reflexivos com as demandas da sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144189
10.1590/1518-8345.2199.2980
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144189
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.2199.2980
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144189/138601
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144189/138602
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/144189/138603
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e2980
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e2980
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e2980
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222852915396608