Representações Sociais do enfermeiro sobre a abordagem às crianças e adolescentes vítimas de violência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro Marcolino, Emanuella de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sales Clementino, Francisco de, Queiroga Souto, Rafaella, Clemente dos Santos, Renata, Nunes de Miranda, Francisco Arnoldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198914
Resumo: Objetivo: analisar as representações sociais na perspectivada vertente estrutural sobre a abordagem do enfermeiro àscrianças e adolescentes vítimas de violência, comparando-seserviços de saúde de atenção primária, secundária e terciária.Método: pesquisa analítica com abordagem qualitativa sobo aporte teórico metodológico da Teoria das RepresentaçõesSociais a partir da Teoria do Núcleo Central. Participaram doestudo 76 enfermeiros, sendo 30 da atenção primária, 16da atenção secundária e 30 da atenção terciária. Aplicou-seentrevista semiestruturada por meio de roteiro pré-definido eanálise de similitude a partir do software Interface de R pour lesAnalyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires.Resultados: estruturalmente, a árvore máxima revelou o núcleocentral no quadrante superior direito, a primeira zona periféricano quadrante superior esquerdo; a segunda zona periférica noquadrante inferior esquerdo e no quadrante inferior direito azona muda. As dez ramificações da árvore máxima emergirama partir dos termos: bater, deixar, abordagem, receber,abordar, lembrar, contar, passar, cuidado, mãe. Conclusão:as representações sociais da abordagem dos enfermeiros nosserviços de saúde de atenção primária, secundária e terciáriaevidenciaram pontos em comum quanto a déficit de notificação,transferência de responsabilidades, fragilidade na identificaçãodas situações de violência e necessidade de capacitação.
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Artigo Original ComoObjetivo: analisar as representações sociais na perspectivada vertente estrutural sobre a abordagem do enfermeiro àscrianças e adolescentes vítimas de violência, comparando-seserviços de saúde de atenção primária, secundária e terciária.Método: pesquisa analítica com abordagem qualitativa sobo aporte teórico metodológico da Teoria das RepresentaçõesSociais a partir da Teoria do Núcleo Central. Participaram doestudo 76 enfermeiros, sendo 30 da atenção primária, 16da atenção secundária e 30 da atenção terciária. Aplicou-seentrevista semiestruturada por meio de roteiro pré-definido eanálise de similitude a partir do software Interface de R pour lesAnalyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires.Resultados: estruturalmente, a árvore máxima revelou o núcleocentral no quadrante superior direito, a primeira zona periféricano quadrante superior esquerdo; a segunda zona periférica noquadrante inferior esquerdo e no quadrante inferior direito azona muda. As dez ramificações da árvore máxima emergirama partir dos termos: bater, deixar, abordagem, receber,abordar, lembrar, contar, passar, cuidado, mãe. Conclusão:as representações sociais da abordagem dos enfermeiros nosserviços de saúde de atenção primária, secundária e terciáriaevidenciaram pontos em comum quanto a déficit de notificação,transferência de responsabilidades, fragilidade na identificaçãodas situações de violência e necessidade de capacitação.Objective: to analyze social representations from theperspective of the structural aspect about the nurses’ approachto children and adolescents who are victims of violence,comparing primary, secondary and tertiary health care services.Method: an analytical research study with a qualitativeapproach under the methodological theoretical framework ofthe Theory of Social Representations from the Central CoreTheory. A total of 76 nurses participated in the study: 30 fromprimary care, 16 from secondary care and 30 from tertiarycare. A semi-structured interview was applied using a predefinedscript and similarity analysis using the Interface ofR pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et deQuestionnaires software. Results: structurally, the maximumtree revealed the central core in the upper right quadrant, thefirst peripheral zone in the upper left quadrant; the secondperipheral zone in the lower left quadrant; and the silent zonein the lower right quadrant. The ten branches of the maximumtree emerged from the following terms: hit, leave, approach (n),receive, approach (v), remember, tell, spend, pass, caution,mom. Conclusion: the social representations on the nurses’approach in primary, secondary and tertiary care health servicesevidenced common points as for the lack of notification, transferof responsibilities, weakness in identifying situations of violenceand the need for training.Objetivo: analizar las representaciones sociales desde laperspectiva de la vertiente estructural sobre el abordaje delenfermero a los niños y adolescentes víctimas de violencia,comparando los servicios de atención primaria, secundariay terciaria. Método: investigación analítica con enfoquecualitativo basada en el marco teórico metodológico de la Teoríade las Representaciones Sociales a partir de la Teoría del NúcleoCentral. En el estudio participaron 76 enfermeros en total, 30 deatención primaria, 16 de atención secundaria y 30 de atenciónterciaria. Se aplicó una entrevista semiestructurada utilizandoun cuestionario predefinido y el análisis de similitud a través delsoftware Interface de R pour les Analyses Multidimensionnellesde Textes et de Questionnaires. Resultados: estructuralmente,el árbol máximo reveló el núcleo central en el cuadrante superiorderecho, la primera zona periférica en el cuadrante superiorizquierdo; la segunda zona periférica en el cuadrante inferiorizquierdo y en el cuadrante inferior derecho la zona muda. Lasdiez ramas del árbol máximo surgieron de los términos: golpear,dejar, abordaje, recibir, abordar, recordar, contar, pasar,cuidado, madre. Conclusión: las representaciones sociales delabordaje de los enfermeros en los servicios de atención primaria,secundaria y terciaria de la salud demostraron que tenían puntosen común en cuanto a la falta de notificación, transferencia deresponsabilidades, deficiencia en la identificación de situacionesde violencia y necesidad de capacitación.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19891410.1590/1518-8345.5414.3509Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3509Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3509Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e35091518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198914/183083https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198914/183084https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198914/183086https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro Marcolino, Emanuella de Sales Clementino, Francisco de Queiroga Souto, Rafaella Clemente dos Santos, Renata Nunes de Miranda, Francisco Arnoldo 2022-06-13T18:08:04Zoai:revistas.usp.br:article/198914Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-06-13T18:08:04Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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