Preparando a relação de atendimento: ferramenta para o acolhimento em unidades de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matumoto, Silvia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Mishima, Silvana Martins, Fortuna, Cinira Magali, Pereira, Maria José Bistafa, Almeida, Maria Cecília Puntel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4077
Resumo: Objetivou-se identificar e analisar aspectos pertinentes ao preparo para a relação trabalhador/usuário em unidade de saúde da rede de atenção básica de um município do Estado de São Paulo, Brasil, tendo como perspectiva o acolhimento. O processo de trabalho em saúde sustenta teoricamente o estudo. Utilizou-se a observação participante e entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados e a análise temática na etapa de análise. Para o acolhimento se processar há um "momento" de preparo do trabalhador, do seu espaço físico e das relações presentes no trabalho para que se dê o atendimento ao usuário, onde nem sempre são consideradas suas necessidades. Embora haja dificuldades quanto à disponibilidade de recursos, especialmente no setor público, na preparação da relação serviço/usuário e trabalhador/usuário, devem ser considerados os aspectos ligados ao relacionamento mais humano, acolhedor, uma vez que é no trabalho vivo em ato, nessa intercessão, que se configura a qualidade do atendimento.
id USP-38_ea0a595128c6bddb40175613d4b19b77
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4077
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Preparando a relação de atendimento: ferramenta para o acolhimento em unidades de saúdePreparing the care relationship: a welcoming tool in health unitsPreparando la relación para atender al paciente: una herramienta para el acogimiento en unidades de saludprimary health careinterpersonal relationshealth servicesatención primaria de saludrelaciones interpersonalesservicios de saludatenção primária à saúderelações interpessoaisserviços de saúdeObjetivou-se identificar e analisar aspectos pertinentes ao preparo para a relação trabalhador/usuário em unidade de saúde da rede de atenção básica de um município do Estado de São Paulo, Brasil, tendo como perspectiva o acolhimento. O processo de trabalho em saúde sustenta teoricamente o estudo. Utilizou-se a observação participante e entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados e a análise temática na etapa de análise. Para o acolhimento se processar há um "momento" de preparo do trabalhador, do seu espaço físico e das relações presentes no trabalho para que se dê o atendimento ao usuário, onde nem sempre são consideradas suas necessidades. Embora haja dificuldades quanto à disponibilidade de recursos, especialmente no setor público, na preparação da relação serviço/usuário e trabalhador/usuário, devem ser considerados os aspectos ligados ao relacionamento mais humano, acolhedor, uma vez que é no trabalho vivo em ato, nessa intercessão, que se configura a qualidade do atendimento.This study aimed to identify and analyze aspects regarding the preparation for the worker-user relationship in a primary health care unit in a city in the state of São Paulo-Brazil, from the perspective of welcoming. The health work process is the theoretical basis of the study; participant observation and semi-structured interviews were used as data collection techniques, and thematic analysis in the analysis stage. For the welcoming to be processed, there is a "moment" of preparation for the worker, the physical environment and the relationships present at work so that users are welcomed, in which the users' needs are sometimes disregarded. Despite the difficulties in terms of resource availability, especially in the public sector, when preparing the service/user and worker/user relationships, one should consider the aspects associated to a more human, welcoming relationship, since it is during live work, in this intersection, that care quality is established.Se tuvo por objetivo identificar y analizar aspectos pertinentes a la preparación para la relación trabajador/usuario en una unidad de salud de la red de atención básica de un municipio del Estado de San Pablo, Brasil, teniendo como perspectiva el acogimiento. El proceso de trabajo en salud sustenta teóricamente el estudio. Se utilizó la observación participante y la entrevista semiestructurada como técnicas de recolección de datos y el análisis temático en la etapa de análisis. Para que el acogimiento se procese deben existir un "momento" de preparación del trabajador; debe ser preparado su espacio físico y las relaciones presentes en el trabajo para que suceda la atención al usuario, donde no siempre son consideradas sus necesidades. A pesar de que existan dificultades en la disponibilidad de recursos, especialmente en el sector público, en la preparación de la relación servicio/usuario y trabajador/usuario, deben ser considerados los aspectos vinculados a una relación más humana, que debe ser acogedora, una vez que es en el trabajo vivo en acto, en esa intersección, donde se configura a calidad de la atención.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/407710.1590/S0104-11692009000600012Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 6 (2009); 1001-1008Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 6 (2009); 1001-1008Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 6 (2009); 1001-10081518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4077/4920https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4077/4921https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4077/4922Matumoto, SilviaMishima, Silvana MartinsFortuna, Cinira MagaliPereira, Maria José BistafaAlmeida, Maria Cecília Puntel deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T12:59:28Zoai:revistas.usp.br:article/4077Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T12:59:28Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Preparando a relação de atendimento: ferramenta para o acolhimento em unidades de saúde
Preparing the care relationship: a welcoming tool in health units
Preparando la relación para atender al paciente: una herramienta para el acogimiento en unidades de salud
title Preparando a relação de atendimento: ferramenta para o acolhimento em unidades de saúde
spellingShingle Preparando a relação de atendimento: ferramenta para o acolhimento em unidades de saúde
Matumoto, Silvia
primary health care
interpersonal relations
health services
atención primaria de salud
relaciones interpersonales
servicios de salud
atenção primária à saúde
relações interpessoais
serviços de saúde
title_short Preparando a relação de atendimento: ferramenta para o acolhimento em unidades de saúde
title_full Preparando a relação de atendimento: ferramenta para o acolhimento em unidades de saúde
title_fullStr Preparando a relação de atendimento: ferramenta para o acolhimento em unidades de saúde
title_full_unstemmed Preparando a relação de atendimento: ferramenta para o acolhimento em unidades de saúde
title_sort Preparando a relação de atendimento: ferramenta para o acolhimento em unidades de saúde
author Matumoto, Silvia
author_facet Matumoto, Silvia
Mishima, Silvana Martins
Fortuna, Cinira Magali
Pereira, Maria José Bistafa
Almeida, Maria Cecília Puntel de
author_role author
author2 Mishima, Silvana Martins
Fortuna, Cinira Magali
Pereira, Maria José Bistafa
Almeida, Maria Cecília Puntel de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matumoto, Silvia
Mishima, Silvana Martins
Fortuna, Cinira Magali
Pereira, Maria José Bistafa
Almeida, Maria Cecília Puntel de
dc.subject.por.fl_str_mv primary health care
interpersonal relations
health services
atención primaria de salud
relaciones interpersonales
servicios de salud
atenção primária à saúde
relações interpessoais
serviços de saúde
topic primary health care
interpersonal relations
health services
atención primaria de salud
relaciones interpersonales
servicios de salud
atenção primária à saúde
relações interpessoais
serviços de saúde
description Objetivou-se identificar e analisar aspectos pertinentes ao preparo para a relação trabalhador/usuário em unidade de saúde da rede de atenção básica de um município do Estado de São Paulo, Brasil, tendo como perspectiva o acolhimento. O processo de trabalho em saúde sustenta teoricamente o estudo. Utilizou-se a observação participante e entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados e a análise temática na etapa de análise. Para o acolhimento se processar há um "momento" de preparo do trabalhador, do seu espaço físico e das relações presentes no trabalho para que se dê o atendimento ao usuário, onde nem sempre são consideradas suas necessidades. Embora haja dificuldades quanto à disponibilidade de recursos, especialmente no setor público, na preparação da relação serviço/usuário e trabalhador/usuário, devem ser considerados os aspectos ligados ao relacionamento mais humano, acolhedor, uma vez que é no trabalho vivo em ato, nessa intercessão, que se configura a qualidade do atendimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4077
10.1590/S0104-11692009000600012
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4077
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692009000600012
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4077/4920
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4077/4921
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4077/4922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 6 (2009); 1001-1008
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 6 (2009); 1001-1008
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 6 (2009); 1001-1008
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222843808514048