Analysis of the evolution of competences in the clinical practice of the nursing degree

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martínez-Momblán, Maria Antonia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Colina-Torralva, Javier, Cueva-Ariza, Laura De la, Guix-Comellas, Eva Maria, Romero-García, Marta, Delgado-Hito, Pilar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178482
Resumo: Objetivo: analisar a progressão de estudantes na aquisição de competências específicas e transversais em relação às dimensões de competência. Método: este estudo transversal descritivo foi realizado no contexto das disciplinas de prática clínica do curso de enfermagem. O desenvolvimento de competências de 323 alunos foi analisado usando um questionário ad-hoc com quatro dimensões: provisão e gerenciamento do cuidado; comunicação terapêutica; desenvolvimento profissional; e gerenciamento do cuidado. Resultados: os resultados acadêmicos obtidos no segundo e terceiro anos apresentaram melhora nas habilidades referentes à provisão do cuidado e comunicação terapêutica (Práticas Clínicas I: 12%-29%; Práticas Clínicas II: 32%-47%) e uma piora no desenvolvimento profissional e gerenciamento do cuidado (Práticas Clínicas I: 44%-38%; Práticas Clínicas II: 44%-26%). Conclusão: as correlações entre estes dois anos foram altas em todas as dimensões analisadas. A avaliação da progressão de competências no contexto da prática clínica do curso de enfermagem nos permite otimizar estas práticas ao máximo e estabelecer perfis profissionais com maior grau de adaptação para o futuro profissional.
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spelling Analysis of the evolution of competences in the clinical practice of the nursing degreeAnálisis de la evolución de las competencias en la práctica clínica del grado en enfermeríaAnálise da evolução de competências da prática clínica no curso de enfermagemAmbiente de AprendizagemCompetiçõesEscolaridadeEducação em EnfermagemEstudantes de EnfermagemPesquisa em EnfermagemEntorno de AprendizajeCompetenciasLicenciaturaEducación en EnfermeríaEstudiantes de EnfermeríaInvestigación en EnfermeríaLearning EnvironmentCompetenceBachelor’s DegreeNursing EducationNursing StudentsNursing ResearchObjetivo: analisar a progressão de estudantes na aquisição de competências específicas e transversais em relação às dimensões de competência. Método: este estudo transversal descritivo foi realizado no contexto das disciplinas de prática clínica do curso de enfermagem. O desenvolvimento de competências de 323 alunos foi analisado usando um questionário ad-hoc com quatro dimensões: provisão e gerenciamento do cuidado; comunicação terapêutica; desenvolvimento profissional; e gerenciamento do cuidado. Resultados: os resultados acadêmicos obtidos no segundo e terceiro anos apresentaram melhora nas habilidades referentes à provisão do cuidado e comunicação terapêutica (Práticas Clínicas I: 12%-29%; Práticas Clínicas II: 32%-47%) e uma piora no desenvolvimento profissional e gerenciamento do cuidado (Práticas Clínicas I: 44%-38%; Práticas Clínicas II: 44%-26%). Conclusão: as correlações entre estes dois anos foram altas em todas as dimensões analisadas. A avaliação da progressão de competências no contexto da prática clínica do curso de enfermagem nos permite otimizar estas práticas ao máximo e estabelecer perfis profissionais com maior grau de adaptação para o futuro profissional.Objetivo: analizar la progresión del alumno en la adquisición de competencias específicas y transversales en relación con las dimensiones de competencia. Método: el estudio descriptivo transversal se realizó en los sujetos de práctica clínica incluidos en la licenciatura de Enfermería. Incluimos 323 estudiantes y contemplamos el desarrollo de competencias a través de un cuestionario ad hoc con 4 dimensiones: suministro y gestión del cuidado; comunicación terapéutica; desarrollo profesional; y, gestión del cuidado. Resultados: los resultados académicos entre la práctica del segundo y tercer año mostraron una mejora en la provisión del cuidado y en las habilidades de comunicación terapéutica: (Colocaciones clínicas I: 12% -29%; Colocaciones clínicas II: 32% -47%) y empeoraron en el desarrollo profesional y en la gestión del cuidado (Colocaciones clínicas I: 44%- 38%; Colocaciones clínicas II: 44%-26%). Conclusión: las correlaciones entre estos dos años fueron altas en todas las dimensiones analizadas. La evaluación de la progresión de competencias, en el contexto de la práctica clínica, en los estudios universitarios de enfermería, nos permite optimizar estas prácticas al máximo y establecer perfiles profesionales con un mayor grado de adaptación al futuro profesional.Objective: to analyze the student’s progression in the acquisition of specific and transversal competences in relation to the competence dimensions. Method: the cross-sectional descriptive study was carried out in the clinical practice subjects included in the Nursing Degree. We included 323 students and we contemplated the development of competences through an ad-hoc questionnaire with 4 dimensions: delivery and care management, therapeutic communication, professional development and care management. Results: the academic results between the practice of the second and third year showed an improvement in care provision and therapeutic communication skills (Clinical Placements I: 12%-29%; Clinical Placements II: 32%-47%) and worsened in professional development and care management (Clinical Placements I: 44%-38%; Clinical Placements II: 44%-26%). Conclusion: the correlations between these two years were high in all the dimensions analyzed. The evaluation of competence progression in the context of clinical practice in nursing university studies allows us to optimize these practices to the maximum and establish professional profiles with a greater degree of adaptation to the professional future.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17848210.1590/1518-8345.2927.3231Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3231Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3231Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e32311518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178482/165256https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178482/165257https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178482/165258Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartínez-Momblán, Maria Antonia Colina-Torralva, Javier Cueva-Ariza, Laura De la Guix-Comellas, Eva Maria Romero-García, Marta Delgado-Hito, Pilar 2021-05-17T15:38:19Zoai:revistas.usp.br:article/178482Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T15:38:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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