Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1274 |
Resumo: | Este estudo relata a percepção do cliente quanto a consulta de enfermagem, sob o ponto de vista do contexto da comunicação interpessoal. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, com uma amostra de 11 (onze) clientes atendidos no Programa de Controle do Diabetes e Hipertensão do Centro de Especialidades Médicas, em Campo Grande-MS. Os resultados mostraram a percepção positiva do cliente em relação a consulta de enfermagem e ao enfermeiro, e evidenciaram as dificuldades dos clientes em expor seus sentimentos claramente. |
id |
USP-38_f4def4362df5fda06506210bca7f1661 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1274 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perceptionA consulta de enfermagem no contexto da comunicação interpessoal: a percepção do clienteLa consulta de enfermería en el contexto de la comunicación interpersonal: la percepción del clienteconsulta de enfermagemcomunicação interpessoalconsulta de enfermeríacomunicación interpersonalnursing consultationinterpersonal communicationEste estudo relata a percepção do cliente quanto a consulta de enfermagem, sob o ponto de vista do contexto da comunicação interpessoal. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, com uma amostra de 11 (onze) clientes atendidos no Programa de Controle do Diabetes e Hipertensão do Centro de Especialidades Médicas, em Campo Grande-MS. Os resultados mostraram a percepção positiva do cliente em relação a consulta de enfermagem e ao enfermeiro, e evidenciaram as dificuldades dos clientes em expor seus sentimentos claramente.This study describes clients perceptions about the nursing consultation, under the interpersonal communication context point of view. Data were collected through semi-structured interviews, with a sample of 11 (eleven) clients, who attended the Diabetis Control and High Blood Pressure Program of the Medical Specialities Center of Campo Grande - MS. Results demonstrated clients positive perceptions about nursing consultation and nurses and clients difficulties in explaining their feelings clearly.Este estudo relata la percepción del cliente cuando estealizada la consulta de enfermería, bajo el punto de vista del contexto de la comunicación interpersonal. Los datos fueron colectados por medio de entrevista semi-estructurada, con una muestra de 11 (once) clientes atendidos en el Programa de Control de la Diabetis e Hipertensión del Centro de Especialidades Médicas, en Campo Grande - M.S. Los resultados mostraron la percepción positiva del cliente en relación a la consulta de enfermería y al enfermero, y evidenciaron las dificultades de los clientes en exponer sus sentimientos claramente.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/127410.1590/S0104-11691998000100005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 1 (1998); 27-31Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 1 (1998); 27-31Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 1 (1998); 27-311518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1274/1298Silva, Maria da Graça dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:00:46Zoai:revistas.usp.br:article/1274Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:00:46Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception A consulta de enfermagem no contexto da comunicação interpessoal: a percepção do cliente La consulta de enfermería en el contexto de la comunicación interpersonal: la percepción del cliente |
title |
Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception |
spellingShingle |
Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception Silva, Maria da Graça da consulta de enfermagem comunicação interpessoal consulta de enfermería comunicación interpersonal nursing consultation interpersonal communication |
title_short |
Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception |
title_full |
Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception |
title_fullStr |
Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception |
title_full_unstemmed |
Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception |
title_sort |
Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception |
author |
Silva, Maria da Graça da |
author_facet |
Silva, Maria da Graça da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria da Graça da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consulta de enfermagem comunicação interpessoal consulta de enfermería comunicación interpersonal nursing consultation interpersonal communication |
topic |
consulta de enfermagem comunicação interpessoal consulta de enfermería comunicación interpersonal nursing consultation interpersonal communication |
description |
Este estudo relata a percepção do cliente quanto a consulta de enfermagem, sob o ponto de vista do contexto da comunicação interpessoal. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, com uma amostra de 11 (onze) clientes atendidos no Programa de Controle do Diabetes e Hipertensão do Centro de Especialidades Médicas, em Campo Grande-MS. Os resultados mostraram a percepção positiva do cliente em relação a consulta de enfermagem e ao enfermeiro, e evidenciaram as dificuldades dos clientes em expor seus sentimentos claramente. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1274 10.1590/S0104-11691998000100005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1274 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11691998000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1274/1298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 1 (1998); 27-31 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 1 (1998); 27-31 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 1 (1998); 27-31 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222836322729984 |