Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria da Graça da
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1274
Resumo: Este estudo relata a percepção do cliente quanto a consulta de enfermagem, sob o ponto de vista do contexto da comunicação interpessoal. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, com uma amostra de 11 (onze) clientes atendidos no Programa de Controle do Diabetes e Hipertensão do Centro de Especialidades Médicas, em Campo Grande-MS. Os resultados mostraram a percepção positiva do cliente em relação a consulta de enfermagem e ao enfermeiro, e evidenciaram as dificuldades dos clientes em expor seus sentimentos claramente.
id USP-38_f4def4362df5fda06506210bca7f1661
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1274
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perceptionA consulta de enfermagem no contexto da comunicação interpessoal: a percepção do clienteLa consulta de enfermería en el contexto de la comunicación interpersonal: la percepción del clienteconsulta de enfermagemcomunicação interpessoalconsulta de enfermeríacomunicación interpersonalnursing consultationinterpersonal communicationEste estudo relata a percepção do cliente quanto a consulta de enfermagem, sob o ponto de vista do contexto da comunicação interpessoal. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, com uma amostra de 11 (onze) clientes atendidos no Programa de Controle do Diabetes e Hipertensão do Centro de Especialidades Médicas, em Campo Grande-MS. Os resultados mostraram a percepção positiva do cliente em relação a consulta de enfermagem e ao enfermeiro, e evidenciaram as dificuldades dos clientes em expor seus sentimentos claramente.This study describes clients perceptions about the nursing consultation, under the interpersonal communication context point of view. Data were collected through semi-structured interviews, with a sample of 11 (eleven) clients, who attended the Diabetis Control and High Blood Pressure Program of the Medical Specialities Center of Campo Grande - MS. Results demonstrated clients positive perceptions about nursing consultation and nurses and clients difficulties in explaining their feelings clearly.Este estudo relata la percepción del cliente cuando estealizada la consulta de enfermería, bajo el punto de vista del contexto de la comunicación interpersonal. Los datos fueron colectados por medio de entrevista semi-estructurada, con una muestra de 11 (once) clientes atendidos en el Programa de Control de la Diabetis e Hipertensión del Centro de Especialidades Médicas, en Campo Grande - M.S. Los resultados mostraron la percepción positiva del cliente en relación a la consulta de enfermería y al enfermero, y evidenciaron las dificultades de los clientes en exponer sus sentimientos claramente.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/127410.1590/S0104-11691998000100005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 1 (1998); 27-31Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 1 (1998); 27-31Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 1 (1998); 27-311518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1274/1298Silva, Maria da Graça dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:00:46Zoai:revistas.usp.br:article/1274Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:00:46Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception
A consulta de enfermagem no contexto da comunicação interpessoal: a percepção do cliente
La consulta de enfermería en el contexto de la comunicación interpersonal: la percepción del cliente
title Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception
spellingShingle Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception
Silva, Maria da Graça da
consulta de enfermagem
comunicação interpessoal
consulta de enfermería
comunicación interpersonal
nursing consultation
interpersonal communication
title_short Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception
title_full Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception
title_fullStr Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception
title_full_unstemmed Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception
title_sort Nursing consultation in the interpersonal communication context: clients perception
author Silva, Maria da Graça da
author_facet Silva, Maria da Graça da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria da Graça da
dc.subject.por.fl_str_mv consulta de enfermagem
comunicação interpessoal
consulta de enfermería
comunicación interpersonal
nursing consultation
interpersonal communication
topic consulta de enfermagem
comunicação interpessoal
consulta de enfermería
comunicación interpersonal
nursing consultation
interpersonal communication
description Este estudo relata a percepção do cliente quanto a consulta de enfermagem, sob o ponto de vista do contexto da comunicação interpessoal. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, com uma amostra de 11 (onze) clientes atendidos no Programa de Controle do Diabetes e Hipertensão do Centro de Especialidades Médicas, em Campo Grande-MS. Os resultados mostraram a percepção positiva do cliente em relação a consulta de enfermagem e ao enfermeiro, e evidenciaram as dificuldades dos clientes em expor seus sentimentos claramente.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1274
10.1590/S0104-11691998000100005
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1274
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691998000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1274/1298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 1 (1998); 27-31
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 1 (1998); 27-31
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 1 (1998); 27-31
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222836322729984