Validade e confiabilidade da versão turca da escala de avaliação do Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem (CLES+T)
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng spa por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155859 |
Resumo: | Objetivo: Um estudo do tipo metodológico foi desenvolvido com o propósito de investigar a validade e a confiabilidade da versão turca da escala de avaliação do Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem (CLES + T) no ambiente de aprendizagem clínica de estudantes, enfermeiros clínicos e educadores. Métodos: A amostra foi composta por 602 estudantes de enfermagem turcos com experiência na prática clínica hospitalar. O CLES + T, desenvolvido por Saarikoski, foi utilizado para coleta de dados. Equivalência de linguagem, consistência interna, correlação item-total e validade de estrutura foram avaliados no escopo do estudo de validade e confiabilidade na escala CLES + T. Resultados: As correlações item-total de quatro itens foram inferiores a 0,30, e tais itens foram removidos da escala como resultado da análise de itens. O valor alfa de Cronbach da escala foi de 0,93-0,99; as correlações itemtotal da escala variaram entre 0,45 e 0,66; seis fatores foram identificados na análise fatorial da escala, com uma variância total explicada por esses seis fatores de 64%. Conclusão: De acordo com os resultados da pesquisa, a versão turca do escala CLES+T foi considerada válida e confiável, a qual pode ser usada para avaliar a satisfação de estudantes de enfermagem com sua educação clínica na Turquia. |
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Validade e confiabilidade da versão turca da escala de avaliação do Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem (CLES+T)Validity and reliability of the Clinical Learning Environment, Supervision and Nurse Teacher (CLES+T), Turkish versionValidez y confiabilidad del Entorno de Aprendizaje Clínico, Supervisión y Enfermera Docente (CLES+T), versión turcaNursing StudentClinical EnvironmentScaleSatisfactionValidityReliabilityEstudiante de EnfermeríaAmbiente ClínicoEscalaSatisfacciónValidezConfiabilidadEstudante de EnfermagemAmbiente ClínicoEscalaSatisfaçãoValidadeConfiabilidadeObjetivo: Um estudo do tipo metodológico foi desenvolvido com o propósito de investigar a validade e a confiabilidade da versão turca da escala de avaliação do Ambiente de Aprendizagem Clínica, Supervisão e Professor de Enfermagem (CLES + T) no ambiente de aprendizagem clínica de estudantes, enfermeiros clínicos e educadores. Métodos: A amostra foi composta por 602 estudantes de enfermagem turcos com experiência na prática clínica hospitalar. O CLES + T, desenvolvido por Saarikoski, foi utilizado para coleta de dados. Equivalência de linguagem, consistência interna, correlação item-total e validade de estrutura foram avaliados no escopo do estudo de validade e confiabilidade na escala CLES + T. Resultados: As correlações item-total de quatro itens foram inferiores a 0,30, e tais itens foram removidos da escala como resultado da análise de itens. O valor alfa de Cronbach da escala foi de 0,93-0,99; as correlações itemtotal da escala variaram entre 0,45 e 0,66; seis fatores foram identificados na análise fatorial da escala, com uma variância total explicada por esses seis fatores de 64%. Conclusão: De acordo com os resultados da pesquisa, a versão turca do escala CLES+T foi considerada válida e confiável, a qual pode ser usada para avaliar a satisfação de estudantes de enfermagem com sua educação clínica na Turquia.Objetivo: Se realizó un estudio de tipo metodológico con el fin de investigar la validez y la fiabilidad de la versión turca de la escala de evaluación del entorno de aprendizaje clínico, la supervisión y la enfermera docente (CLES + T) del entorno clínico de aprendizaje de estudiantes, enfermeras clínicas, y docentes. Métodos: La muestra estuvo compuesta por 602 estudiantes de enfermería turcos con experiencia en práctica clínica en el hospital. Se utilizó el CLES + T, desarrollado por Saarikoski, para la recopilación de datos. Se realizaron la equivalencia idiomática, la consistencia interna, la correlación ítem-total y la validez de la estructura dentro del alcance del estudio de validez y confiabilidad en la escala CLES + T. Resultados: se determinó que las correlaciones ítem-total de cuatro ítems eran inferiores a 0.30, y se eliminaron de la escala como resultado del análisis. El valor alfa de Cronbach de la escala fue 0.93-0.99; las correlaciones de puntos totales de los ítems de la escala variaron entre 0.45 y 0.66; se identificaron seis factores en el estudio de análisis del factor CLES + T, con una varianza total explicada por estos seis factores del 64%. Conclusión: según los resultados de la investigación, se encontró que la versión turca de CLES + T era una escala válida y confiable, que se puede utilizar para evaluar la satisfacción de los estudiantes de enfermería con su educación clínica en TurquíaAim: A methodological type of study was conducted for the purpose of investigating the validity and reliability of the Turkish version of the Clinical Learning Environment, Supervision and Nurse Teacher (CLES+T) evaluation scale of the clinical learning environment of students, clinical nurses, and educators. Methods: Sample was comprised of 602 Turkish nursing students with clinical practice experience at the hospital. The CLES+T, developed by Saarikoski, was used for data collection. Language equivalency, internal consistency, item-total correlation, and structure validity were conducted within the scope of the validity and reliability study on the CLES +T scale. Results: It was determined that item-total correlations of four items were lower than 0.30, and those items were removed from the scale as a result of item analysis. The Cronbach’s alpha value of the scale was 0.93-0.99; item total point correlations of the scale varied between 0.45 and 0.66; six factors were identified in the CLES+T factor analysis study, with a total variance explained by these six factors of 64%. Conclusion: According to the findings of the research, the CLES+T Turkish version was found to be a valid and reliable scale, which can be used to evaluate satisfaction of nursing students with their clinical education in TurkeyUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/15585910.1590/1518-8345.2413.3037Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e3037Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e3037Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e30371518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengspaporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155859/151458https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155859/151459https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/155859/151460Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessAtay, SelmaKurt, Fatma YılmazAslan, Gülbahar KorkmazSaarikosk, MikkoYılmaz, HilalEkinci, Volkan2019-03-21T13:44:36Zoai:revistas.usp.br:article/155859Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2019-03-21T13:44:36Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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