Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clinical and Laboratorial Research in Dentistry |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/185307 |
Resumo: | Objetivo: Com base na notória necessidade da presença da disciplina de psicologia nas grades curriculares do ensino superior de cursos de saúde, buscou-se compreender qual sua oferta nas graduações em odontologia, obtendo-se um panorama da inserção da disciplina de psicologia nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em odontologia da região Sudeste do Brasil. Método: Realizou-se um estudo transversal no qual as grades curriculares dos cursos foram analisadas, buscando-se as informações referentes às variáveis: oferta da disciplina, natureza do componente curricular (obrigatória ou não-obrigatória), forma em que o conteúdo é ministrado (presencial ou à distância) e carga horária. Resultados: Participaram do estudo 176 faculdades, das quais 32 foram excluídas por não disponibilizarem suas respectivas grades curriculares. Observou-se que 98 (68,05%) instituições de ensino superior (IES) oferecem a disciplina de em sua grade curricular, sendo 78,44% obrigatória, 78,57% presencial e com carga horária máxima de 80h e mínima de 30h. Conclusão: Conclui-se que, embora seja ofertada na maioria das IES, é necessária a elevação da inclusão dessa disciplina em toda a amostra estudada, visto que ela é de grande relevância para a humanização do atendimento odontológico. |
id |
USP-39_e8572f5f8b43fe907a3027b7ac71b839 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/185307 |
network_acronym_str |
USP-39 |
network_name_str |
Clinical and Laboratorial Research in Dentistry |
repository_id_str |
|
spelling |
Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúdeInclusion of psychology in undergraduate dentistry courses: contribution to a humanized healthcareMedicina do comportamentoHumanização da assistênciaEducação em odontologiaCurrículoBehavioral medicineHumanization of assistanceEducation dentalCurriculumObjetivo: Com base na notória necessidade da presença da disciplina de psicologia nas grades curriculares do ensino superior de cursos de saúde, buscou-se compreender qual sua oferta nas graduações em odontologia, obtendo-se um panorama da inserção da disciplina de psicologia nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em odontologia da região Sudeste do Brasil. Método: Realizou-se um estudo transversal no qual as grades curriculares dos cursos foram analisadas, buscando-se as informações referentes às variáveis: oferta da disciplina, natureza do componente curricular (obrigatória ou não-obrigatória), forma em que o conteúdo é ministrado (presencial ou à distância) e carga horária. Resultados: Participaram do estudo 176 faculdades, das quais 32 foram excluídas por não disponibilizarem suas respectivas grades curriculares. Observou-se que 98 (68,05%) instituições de ensino superior (IES) oferecem a disciplina de em sua grade curricular, sendo 78,44% obrigatória, 78,57% presencial e com carga horária máxima de 80h e mínima de 30h. Conclusão: Conclui-se que, embora seja ofertada na maioria das IES, é necessária a elevação da inclusão dessa disciplina em toda a amostra estudada, visto que ela é de grande relevância para a humanização do atendimento odontológico.Objective: Based on the evident need for classes on psychology in higher education curricula, we sought to understand its offer in undergraduate Dentistry courses in southeast Brazil, thus obtaining an overview on how undergraduate pedagogical projects in Dentistry include the discipline of Psychology. Method: This cross-sectional study analyzed the undergraduate programs, collecting the following variables: if the discipline is offered, nature of the curricular component (mandatory or elective), format (in-person or distance learning) and course load. Results: Our sample consisted of 176 faculties, of which we excluded 32 for not providing their respective curriculum. Results show that 98 (68.05%) higher education institutions (HEIs) offer a class on Psychology in their curriculum, with 78.44% of them being mandatory, 78.57% in-person, with maximum course load of 80 hours and minimum of 30 hours. Conclusion: Although the discipline of Psychology is offered by most HEIs, its inclusion should reach all institutions analyzed, since the field is of great relevance for humanizing dental care.Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia2021-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPeer reviewedapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/18530710.11606/issn.2357-8041.clrd.2021.185307Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; 2021Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; 20212357-8041reponame:Clinical and Laboratorial Research in Dentistryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/185307/175142Copyright (c) 2021 Danielle Fernandes Lopes, Yuri de Lima Medeiros, Luan Viana Faria, João Paulo Santana da Silva, Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov, Gracieli Prado Eliashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Danielle Fernandes Medeiros, Yuri de Lima Faria, Luan Viana Silva, João Paulo Santana da Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos Elias, Gracieli Prado Lopes, Danielle Fernandes Medeiros, Yuri de Lima Faria, Luan Viana Silva, João Paulo Santana da Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos Elias, Gracieli Prado 2021-09-06T19:14:48Zoai:revistas.usp.br:article/185307Revistahttps://www.revistas.usp.br/clrdPUBhttps://www.revistas.usp.br/clrd/oai||clrd.fo@usp.br2357-80412357-8041opendoar:2021-09-06T19:14:48Clinical and Laboratorial Research in Dentistry - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde Inclusion of psychology in undergraduate dentistry courses: contribution to a humanized healthcare |
title |
Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde |
spellingShingle |
Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde Lopes, Danielle Fernandes Medicina do comportamento Humanização da assistência Educação em odontologia Currículo Behavioral medicine Humanization of assistance Education dental Curriculum |
title_short |
Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde |
title_full |
Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde |
title_fullStr |
Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde |
title_full_unstemmed |
Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde |
title_sort |
Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde |
author |
Lopes, Danielle Fernandes |
author_facet |
Lopes, Danielle Fernandes Medeiros, Yuri de Lima Faria, Luan Viana Silva, João Paulo Santana da Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos Elias, Gracieli Prado |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Yuri de Lima Faria, Luan Viana Silva, João Paulo Santana da Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos Elias, Gracieli Prado |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Danielle Fernandes Medeiros, Yuri de Lima Faria, Luan Viana Silva, João Paulo Santana da Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos Elias, Gracieli Prado Lopes, Danielle Fernandes Medeiros, Yuri de Lima Faria, Luan Viana Silva, João Paulo Santana da Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos Elias, Gracieli Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medicina do comportamento Humanização da assistência Educação em odontologia Currículo Behavioral medicine Humanization of assistance Education dental Curriculum |
topic |
Medicina do comportamento Humanização da assistência Educação em odontologia Currículo Behavioral medicine Humanization of assistance Education dental Curriculum |
description |
Objetivo: Com base na notória necessidade da presença da disciplina de psicologia nas grades curriculares do ensino superior de cursos de saúde, buscou-se compreender qual sua oferta nas graduações em odontologia, obtendo-se um panorama da inserção da disciplina de psicologia nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em odontologia da região Sudeste do Brasil. Método: Realizou-se um estudo transversal no qual as grades curriculares dos cursos foram analisadas, buscando-se as informações referentes às variáveis: oferta da disciplina, natureza do componente curricular (obrigatória ou não-obrigatória), forma em que o conteúdo é ministrado (presencial ou à distância) e carga horária. Resultados: Participaram do estudo 176 faculdades, das quais 32 foram excluídas por não disponibilizarem suas respectivas grades curriculares. Observou-se que 98 (68,05%) instituições de ensino superior (IES) oferecem a disciplina de em sua grade curricular, sendo 78,44% obrigatória, 78,57% presencial e com carga horária máxima de 80h e mínima de 30h. Conclusão: Conclui-se que, embora seja ofertada na maioria das IES, é necessária a elevação da inclusão dessa disciplina em toda a amostra estudada, visto que ela é de grande relevância para a humanização do atendimento odontológico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Peer reviewed |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/185307 10.11606/issn.2357-8041.clrd.2021.185307 |
url |
https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/185307 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2357-8041.clrd.2021.185307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/185307/175142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; 2021 Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; 2021 2357-8041 reponame:Clinical and Laboratorial Research in Dentistry instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Clinical and Laboratorial Research in Dentistry |
collection |
Clinical and Laboratorial Research in Dentistry |
repository.name.fl_str_mv |
Clinical and Laboratorial Research in Dentistry - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||clrd.fo@usp.br |
_version_ |
1800222878256332800 |