Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Danielle Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Medeiros, Yuri de Lima, Faria, Luan Viana, Silva, João Paulo Santana da, Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos, Elias, Gracieli Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Laboratorial Research in Dentistry
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/185307
Resumo: Objetivo: Com base na notória necessidade da presença da disciplina de psicologia nas grades curriculares do ensino superior de cursos de saúde, buscou-se compreender qual sua oferta nas graduações em odontologia, obtendo-se um panorama da inserção da disciplina de psicologia nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em odontologia da região Sudeste do Brasil. Método: Realizou-se um estudo transversal no qual as grades curriculares dos cursos foram analisadas, buscando-se as informações referentes às variáveis: oferta da disciplina, natureza do componente curricular (obrigatória ou não-obrigatória), forma em que o conteúdo é ministrado (presencial ou à distância) e carga horária. Resultados: Participaram do estudo 176 faculdades, das quais 32 foram excluídas por não disponibilizarem suas respectivas grades curriculares. Observou-se que 98 (68,05%) instituições de ensino superior (IES) oferecem a disciplina de em sua grade curricular, sendo 78,44% obrigatória, 78,57% presencial e com carga horária máxima de 80h e mínima de 30h. Conclusão: Conclui-se que, embora seja ofertada na maioria das IES, é necessária a elevação da inclusão dessa disciplina em toda a amostra estudada, visto que ela é de grande relevância para a humanização do atendimento odontológico.
id USP-39_e8572f5f8b43fe907a3027b7ac71b839
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185307
network_acronym_str USP-39
network_name_str Clinical and Laboratorial Research in Dentistry
repository_id_str
spelling Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúdeInclusion of psychology in undergraduate dentistry courses: contribution to a humanized healthcareMedicina do comportamentoHumanização da assistênciaEducação em odontologiaCurrículoBehavioral medicineHumanization of assistanceEducation dentalCurriculumObjetivo: Com base na notória necessidade da presença da disciplina de psicologia nas grades curriculares do ensino superior de cursos de saúde, buscou-se compreender qual sua oferta nas graduações em odontologia, obtendo-se um panorama da inserção da disciplina de psicologia nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em odontologia da região Sudeste do Brasil. Método: Realizou-se um estudo transversal no qual as grades curriculares dos cursos foram analisadas, buscando-se as informações referentes às variáveis: oferta da disciplina, natureza do componente curricular (obrigatória ou não-obrigatória), forma em que o conteúdo é ministrado (presencial ou à distância) e carga horária. Resultados: Participaram do estudo 176 faculdades, das quais 32 foram excluídas por não disponibilizarem suas respectivas grades curriculares. Observou-se que 98 (68,05%) instituições de ensino superior (IES) oferecem a disciplina de em sua grade curricular, sendo 78,44% obrigatória, 78,57% presencial e com carga horária máxima de 80h e mínima de 30h. Conclusão: Conclui-se que, embora seja ofertada na maioria das IES, é necessária a elevação da inclusão dessa disciplina em toda a amostra estudada, visto que ela é de grande relevância para a humanização do atendimento odontológico.Objective: Based on the evident need for classes on psychology in higher education curricula, we sought to understand its offer in undergraduate Dentistry courses in southeast Brazil, thus obtaining an overview on how undergraduate pedagogical projects in Dentistry include the discipline of Psychology. Method: This cross-sectional study analyzed the undergraduate programs, collecting the following variables: if the discipline is offered, nature of the curricular component (mandatory or elective), format (in-person or distance learning) and course load. Results: Our sample consisted of 176 faculties, of which we excluded 32 for not providing their respective curriculum. Results show that 98 (68.05%) higher education institutions (HEIs) offer a class on Psychology in their curriculum, with 78.44% of them being mandatory, 78.57% in-person, with maximum course load of 80 hours and minimum of 30 hours. Conclusion: Although the discipline of Psychology is offered by most HEIs, its inclusion should reach all institutions analyzed, since the field is of great relevance for humanizing dental care.Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia2021-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPeer reviewedapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/18530710.11606/issn.2357-8041.clrd.2021.185307Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; 2021Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; 20212357-8041reponame:Clinical and Laboratorial Research in Dentistryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/185307/175142Copyright (c) 2021 Danielle Fernandes Lopes, Yuri de Lima Medeiros, Luan Viana Faria, João Paulo Santana da Silva, Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov, Gracieli Prado Eliashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Danielle Fernandes Medeiros, Yuri de Lima Faria, Luan Viana Silva, João Paulo Santana da Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos Elias, Gracieli Prado Lopes, Danielle Fernandes Medeiros, Yuri de Lima Faria, Luan Viana Silva, João Paulo Santana da Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos Elias, Gracieli Prado 2021-09-06T19:14:48Zoai:revistas.usp.br:article/185307Revistahttps://www.revistas.usp.br/clrdPUBhttps://www.revistas.usp.br/clrd/oai||clrd.fo@usp.br2357-80412357-8041opendoar:2021-09-06T19:14:48Clinical and Laboratorial Research in Dentistry - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde
Inclusion of psychology in undergraduate dentistry courses: contribution to a humanized healthcare
title Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde
spellingShingle Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde
Lopes, Danielle Fernandes
Medicina do comportamento
Humanização da assistência
Educação em odontologia
Currículo
Behavioral medicine
Humanization of assistance
Education dental
Curriculum
title_short Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde
title_full Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde
title_fullStr Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde
title_full_unstemmed Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde
title_sort Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde
author Lopes, Danielle Fernandes
author_facet Lopes, Danielle Fernandes
Medeiros, Yuri de Lima
Faria, Luan Viana
Silva, João Paulo Santana da
Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos
Elias, Gracieli Prado
author_role author
author2 Medeiros, Yuri de Lima
Faria, Luan Viana
Silva, João Paulo Santana da
Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos
Elias, Gracieli Prado
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Danielle Fernandes
Medeiros, Yuri de Lima
Faria, Luan Viana
Silva, João Paulo Santana da
Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos
Elias, Gracieli Prado
Lopes, Danielle Fernandes
Medeiros, Yuri de Lima
Faria, Luan Viana
Silva, João Paulo Santana da
Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos
Elias, Gracieli Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Medicina do comportamento
Humanização da assistência
Educação em odontologia
Currículo
Behavioral medicine
Humanization of assistance
Education dental
Curriculum
topic Medicina do comportamento
Humanização da assistência
Educação em odontologia
Currículo
Behavioral medicine
Humanization of assistance
Education dental
Curriculum
description Objetivo: Com base na notória necessidade da presença da disciplina de psicologia nas grades curriculares do ensino superior de cursos de saúde, buscou-se compreender qual sua oferta nas graduações em odontologia, obtendo-se um panorama da inserção da disciplina de psicologia nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em odontologia da região Sudeste do Brasil. Método: Realizou-se um estudo transversal no qual as grades curriculares dos cursos foram analisadas, buscando-se as informações referentes às variáveis: oferta da disciplina, natureza do componente curricular (obrigatória ou não-obrigatória), forma em que o conteúdo é ministrado (presencial ou à distância) e carga horária. Resultados: Participaram do estudo 176 faculdades, das quais 32 foram excluídas por não disponibilizarem suas respectivas grades curriculares. Observou-se que 98 (68,05%) instituições de ensino superior (IES) oferecem a disciplina de em sua grade curricular, sendo 78,44% obrigatória, 78,57% presencial e com carga horária máxima de 80h e mínima de 30h. Conclusão: Conclui-se que, embora seja ofertada na maioria das IES, é necessária a elevação da inclusão dessa disciplina em toda a amostra estudada, visto que ela é de grande relevância para a humanização do atendimento odontológico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Peer reviewed
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/185307
10.11606/issn.2357-8041.clrd.2021.185307
url https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/185307
identifier_str_mv 10.11606/issn.2357-8041.clrd.2021.185307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/clrd/article/view/185307/175142
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia
dc.source.none.fl_str_mv Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; 2021
Clinical and Laboratorial Research in Dentistry; 2021
2357-8041
reponame:Clinical and Laboratorial Research in Dentistry
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Clinical and Laboratorial Research in Dentistry
collection Clinical and Laboratorial Research in Dentistry
repository.name.fl_str_mv Clinical and Laboratorial Research in Dentistry - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||clrd.fo@usp.br
_version_ 1800222878256332800