Publicidade e os agonizantes modelos de comunicação de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomini Filho, Gino; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1296
Resumo: O modelo atual da comunicação de marketing mostra-se imerso em um novo sistema social e de mercado, configurado pelo empoderamento do cidadão, tecnologias interativas da comunicação, consumerismo e mediadores público-privados, o que pode significar um redesenho para a forma como conteúdos publicitários têm sido empregados até então. A publicidade oferece valioso suporte ao conteúdo livre, ao jornalismo de qualidade e às conexões sociais; os consumidores, no entanto, estão muito frustrados com anúncios que prejudicam sua experiência nas relações de consumo. Esse aparente descompasso da agenda do consumidor com a agenda da propaganda comercial tem o potencial de provocar tensões, reações e desdobramentos diversos, mas pouco desejáveis tanto para o cidadão como para a indústria da propaganda. Nos últimos anos, o empoderamento do consumidor da publicidade atingiu tal patamar que, independentemente de leis, normas ou esforços dos atores ligados à publicidade, ele pode decidir se aceita ou como recepciona um anúncio, notadamente em ambientes virtuais. Um sinalizador prático e real desse modelo é o adblock. Consumidores, cansados de tantos anúncios invasivos, injustos e irrelevantes, resolvem utilizar bloqueadores de anúncios que, em outras palavras, significa uma interrupção da comunicação desejada pelo anunciante, organização ou agente publicitário. O bloqueio de anúncios é um basta à comunicação publicitária deceptiva. É uma medida radical do consumidor que abre mão de anúncios úteis e significativos para não ter que lidar com peças irritantes, desrespeitosas e impertinentes. É o resultado extremo para uma prática publicitária que rompe o contrato social e escancara um modelo agonizante de comunicação.
id USP-3_0fc468ddd53b026967ce850dba3a4311
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1184
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Publicidade e os agonizantes modelos de comunicação de marketingEducaçãoPandemiasCovid-19AtlasDiscursoEducaçãoSaúde públicaPandemiaODSSDG Sustainable Development ObjectivesBem estarO modelo atual da comunicação de marketing mostra-se imerso em um novo sistema social e de mercado, configurado pelo empoderamento do cidadão, tecnologias interativas da comunicação, consumerismo e mediadores público-privados, o que pode significar um redesenho para a forma como conteúdos publicitários têm sido empregados até então. A publicidade oferece valioso suporte ao conteúdo livre, ao jornalismo de qualidade e às conexões sociais; os consumidores, no entanto, estão muito frustrados com anúncios que prejudicam sua experiência nas relações de consumo. Esse aparente descompasso da agenda do consumidor com a agenda da propaganda comercial tem o potencial de provocar tensões, reações e desdobramentos diversos, mas pouco desejáveis tanto para o cidadão como para a indústria da propaganda. Nos últimos anos, o empoderamento do consumidor da publicidade atingiu tal patamar que, independentemente de leis, normas ou esforços dos atores ligados à publicidade, ele pode decidir se aceita ou como recepciona um anúncio, notadamente em ambientes virtuais. Um sinalizador prático e real desse modelo é o adblock. Consumidores, cansados de tantos anúncios invasivos, injustos e irrelevantes, resolvem utilizar bloqueadores de anúncios que, em outras palavras, significa uma interrupção da comunicação desejada pelo anunciante, organização ou agente publicitário. O bloqueio de anúncios é um basta à comunicação publicitária deceptiva. É uma medida radical do consumidor que abre mão de anúncios úteis e significativos para não ter que lidar com peças irritantes, desrespeitosas e impertinentes. É o resultado extremo para uma prática publicitária que rompe o contrato social e escancara um modelo agonizante de comunicação.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2024-03-14textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1296USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1296/1184/4541Giacomini Filho, Gino; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-11T12:34:18Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1184Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:32.479580Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade e os agonizantes modelos de comunicação de marketing
title Publicidade e os agonizantes modelos de comunicação de marketing
spellingShingle Publicidade e os agonizantes modelos de comunicação de marketing
Giacomini Filho, Gino; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Educação
Pandemias
Covid-19
Atlas
Discurso
Educação
Saúde pública
Pandemia
ODS
SDG Sustainable Development Objectives
Bem estar
title_short Publicidade e os agonizantes modelos de comunicação de marketing
title_full Publicidade e os agonizantes modelos de comunicação de marketing
title_fullStr Publicidade e os agonizantes modelos de comunicação de marketing
title_full_unstemmed Publicidade e os agonizantes modelos de comunicação de marketing
title_sort Publicidade e os agonizantes modelos de comunicação de marketing
author Giacomini Filho, Gino; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
author_facet Giacomini Filho, Gino; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacomini Filho, Gino; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pandemias
Covid-19
Atlas
Discurso
Educação
Saúde pública
Pandemia
ODS
SDG Sustainable Development Objectives
Bem estar
topic Educação
Pandemias
Covid-19
Atlas
Discurso
Educação
Saúde pública
Pandemia
ODS
SDG Sustainable Development Objectives
Bem estar
description O modelo atual da comunicação de marketing mostra-se imerso em um novo sistema social e de mercado, configurado pelo empoderamento do cidadão, tecnologias interativas da comunicação, consumerismo e mediadores público-privados, o que pode significar um redesenho para a forma como conteúdos publicitários têm sido empregados até então. A publicidade oferece valioso suporte ao conteúdo livre, ao jornalismo de qualidade e às conexões sociais; os consumidores, no entanto, estão muito frustrados com anúncios que prejudicam sua experiência nas relações de consumo. Esse aparente descompasso da agenda do consumidor com a agenda da propaganda comercial tem o potencial de provocar tensões, reações e desdobramentos diversos, mas pouco desejáveis tanto para o cidadão como para a indústria da propaganda. Nos últimos anos, o empoderamento do consumidor da publicidade atingiu tal patamar que, independentemente de leis, normas ou esforços dos atores ligados à publicidade, ele pode decidir se aceita ou como recepciona um anúncio, notadamente em ambientes virtuais. Um sinalizador prático e real desse modelo é o adblock. Consumidores, cansados de tantos anúncios invasivos, injustos e irrelevantes, resolvem utilizar bloqueadores de anúncios que, em outras palavras, significa uma interrupção da comunicação desejada pelo anunciante, organização ou agente publicitário. O bloqueio de anúncios é um basta à comunicação publicitária deceptiva. É uma medida radical do consumidor que abre mão de anúncios úteis e significativos para não ter que lidar com peças irritantes, desrespeitosas e impertinentes. É o resultado extremo para uma prática publicitária que rompe o contrato social e escancara um modelo agonizante de comunicação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-14
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1296
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1296/1184/4541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047288144592896