Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420 |
Resumo: | O presente estudo visa a analisar a percepção e os sentimentos de bem-estar e mal-estar dos professores, sobre o ensino remoto em tempos de pandemia. autores, como Esteve (1999), Nóvoa (2009), Santos (2020), Saviani e Galvão (2021), Brooks (2021) e outros, auxiliaram no suporte teórico para entendermos o complexo trabalho da docência. A coleta de dados se deu por meio de questionário on-line pelo google forms para todos os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Maracaju – MS. Sem sombra de dúvida o professor foi uma das profissões com mais fatores de mal-estar, porém também foi a profissão que mais se reinventou durante a pandemia, superando várias dificuldades, entre elas o de manter o vínculo com os alunos à distância, principalmente quando muitas destas crianças estão em situação de vulnerabilidade. |
id |
UFLA-6_9f14626bc8ec733070df2bc5700f4a9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/420 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemiaPandemia covid; Docência; Mal-estar/bem-estar docente.O presente estudo visa a analisar a percepção e os sentimentos de bem-estar e mal-estar dos professores, sobre o ensino remoto em tempos de pandemia. autores, como Esteve (1999), Nóvoa (2009), Santos (2020), Saviani e Galvão (2021), Brooks (2021) e outros, auxiliaram no suporte teórico para entendermos o complexo trabalho da docência. A coleta de dados se deu por meio de questionário on-line pelo google forms para todos os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Maracaju – MS. Sem sombra de dúvida o professor foi uma das profissões com mais fatores de mal-estar, porém também foi a profissão que mais se reinventou durante a pandemia, superando várias dificuldades, entre elas o de manter o vínculo com os alunos à distância, principalmente quando muitas destas crianças estão em situação de vulnerabilidade.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2021-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/42010.30905/rde.v0i0.420Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-2862526-849X10.30905/rde.v0i0reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420/229https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420/272Copyright (c) 2021 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerronatto, Eliane Terezinha TulioSantos, Helen Thais dos2023-12-31T14:04:30Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/420Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:04:30Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia |
title |
Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia Ferronatto, Eliane Terezinha Tulio Pandemia covid; Docência; Mal-estar/bem-estar docente. |
title_short |
Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia |
title_full |
Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia |
title_sort |
Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia |
author |
Ferronatto, Eliane Terezinha Tulio |
author_facet |
Ferronatto, Eliane Terezinha Tulio Santos, Helen Thais dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Helen Thais dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferronatto, Eliane Terezinha Tulio Santos, Helen Thais dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia covid; Docência; Mal-estar/bem-estar docente. |
topic |
Pandemia covid; Docência; Mal-estar/bem-estar docente. |
description |
O presente estudo visa a analisar a percepção e os sentimentos de bem-estar e mal-estar dos professores, sobre o ensino remoto em tempos de pandemia. autores, como Esteve (1999), Nóvoa (2009), Santos (2020), Saviani e Galvão (2021), Brooks (2021) e outros, auxiliaram no suporte teórico para entendermos o complexo trabalho da docência. A coleta de dados se deu por meio de questionário on-line pelo google forms para todos os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Maracaju – MS. Sem sombra de dúvida o professor foi uma das profissões com mais fatores de mal-estar, porém também foi a profissão que mais se reinventou durante a pandemia, superando várias dificuldades, entre elas o de manter o vínculo com os alunos à distância, principalmente quando muitas destas crianças estão em situação de vulnerabilidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420 10.30905/rde.v0i0.420 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420 |
identifier_str_mv |
10.30905/rde.v0i0.420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420/229 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420/272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286 Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286 Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286 Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286 2526-849X 10.30905/rde.v0i0 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375115689984 |