Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferronatto, Eliane Terezinha Tulio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Helen Thais dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420
Resumo: O presente estudo visa a analisar a percepção e os sentimentos de bem-estar e mal-estar dos professores, sobre o ensino remoto em tempos de pandemia. autores, como Esteve (1999), Nóvoa (2009), Santos (2020), Saviani e Galvão (2021), Brooks (2021) e outros, auxiliaram no suporte teórico para entendermos o complexo trabalho da docência. A coleta de dados se deu por meio de questionário on-line pelo google forms para todos os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Maracaju – MS. Sem sombra de dúvida o professor foi uma das profissões com mais fatores de mal-estar, porém também foi a profissão que mais se reinventou durante a pandemia, superando várias dificuldades, entre elas o de manter o vínculo com os alunos à distância, principalmente quando muitas destas crianças estão em situação de vulnerabilidade.
id UFLA-6_9f14626bc8ec733070df2bc5700f4a9a
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/420
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemiaPandemia covid; Docência; Mal-estar/bem-estar docente.O presente estudo visa a analisar a percepção e os sentimentos de bem-estar e mal-estar dos professores, sobre o ensino remoto em tempos de pandemia. autores, como Esteve (1999), Nóvoa (2009), Santos (2020), Saviani e Galvão (2021), Brooks (2021) e outros, auxiliaram no suporte teórico para entendermos o complexo trabalho da docência. A coleta de dados se deu por meio de questionário on-line pelo google forms para todos os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Maracaju – MS. Sem sombra de dúvida o professor foi uma das profissões com mais fatores de mal-estar, porém também foi a profissão que mais se reinventou durante a pandemia, superando várias dificuldades, entre elas o de manter o vínculo com os alunos à distância, principalmente quando muitas destas crianças estão em situação de vulnerabilidade.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2021-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/42010.30905/rde.v0i0.420Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-2862526-849X10.30905/rde.v0i0reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420/229https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420/272Copyright (c) 2021 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerronatto, Eliane Terezinha TulioSantos, Helen Thais dos2023-12-31T14:04:30Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/420Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:04:30Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia
title Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia
spellingShingle Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia
Ferronatto, Eliane Terezinha Tulio
Pandemia covid; Docência; Mal-estar/bem-estar docente.
title_short Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia
title_full Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia
title_fullStr Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia
title_sort Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia
author Ferronatto, Eliane Terezinha Tulio
author_facet Ferronatto, Eliane Terezinha Tulio
Santos, Helen Thais dos
author_role author
author2 Santos, Helen Thais dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferronatto, Eliane Terezinha Tulio
Santos, Helen Thais dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia covid; Docência; Mal-estar/bem-estar docente.
topic Pandemia covid; Docência; Mal-estar/bem-estar docente.
description O presente estudo visa a analisar a percepção e os sentimentos de bem-estar e mal-estar dos professores, sobre o ensino remoto em tempos de pandemia. autores, como Esteve (1999), Nóvoa (2009), Santos (2020), Saviani e Galvão (2021), Brooks (2021) e outros, auxiliaram no suporte teórico para entendermos o complexo trabalho da docência. A coleta de dados se deu por meio de questionário on-line pelo google forms para todos os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Maracaju – MS. Sem sombra de dúvida o professor foi uma das profissões com mais fatores de mal-estar, porém também foi a profissão que mais se reinventou durante a pandemia, superando várias dificuldades, entre elas o de manter o vínculo com os alunos à distância, principalmente quando muitas destas crianças estão em situação de vulnerabilidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420
10.30905/rde.v0i0.420
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420
identifier_str_mv 10.30905/rde.v0i0.420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420/229
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/420/272
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286
Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286
Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286
Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 269-286
2526-849X
10.30905/rde.v0i0
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375115689984