Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/745 |
Resumo: | É função da escola e dos profissionais da educação propiciar que o percurso pedagógico dos alunos seja suave e fluido, ao mesmo tempo que seja motivador e intrigante. Conseguir isso em uma sala de aula heterogênea pode não ser fácil, especialmente se essa sala for composta por sujeitos que não compartilham de mesma língua, cultura e experiência processual mental. Esta obra objetiva aportar aos estudantes e profissionais da educação modelos pedagógicos de práticas de ensino para salas de aula inclusivas, cujo público seja composto de alunos ouvintes e surdos. Tendo como base teórica estudiosos e pesquisadores da temática de Educação de Surdos e o documento produzido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo intitulado Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais, as organizadoras elucidam embasamento científico atrelado à prática. A proposta do livro é motivar o leitor a trabalhar a acessibilidade de maneira plena, mesmo em ambientes com alunos cujos processos mentais de aprendizado sejam diferentes. |
id |
USP-3_379b3ed0a5aba7bcd940d6d2d31e5075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/662 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aulaÉ função da escola e dos profissionais da educação propiciar que o percurso pedagógico dos alunos seja suave e fluido, ao mesmo tempo que seja motivador e intrigante. Conseguir isso em uma sala de aula heterogênea pode não ser fácil, especialmente se essa sala for composta por sujeitos que não compartilham de mesma língua, cultura e experiência processual mental. Esta obra objetiva aportar aos estudantes e profissionais da educação modelos pedagógicos de práticas de ensino para salas de aula inclusivas, cujo público seja composto de alunos ouvintes e surdos. Tendo como base teórica estudiosos e pesquisadores da temática de Educação de Surdos e o documento produzido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo intitulado Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais, as organizadoras elucidam embasamento científico atrelado à prática. A proposta do livro é motivar o leitor a trabalhar a acessibilidade de maneira plena, mesmo em ambientes com alunos cujos processos mentais de aprendizado sejam diferentes.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2022-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/745USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/745/662/2465Zerbato, Ana Paula ; Universidade de São Paulo. Faculdade de EducaçãoPaula, Bárbara Neves Salviano de; Universidade de São Paulo. Faculdade de EducaçãoMolina, Karina Soledad Maldonado; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-19T21:04:55Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/662Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:06.238498Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula |
title |
Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula |
spellingShingle |
Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula Zerbato, Ana Paula ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
title_short |
Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula |
title_full |
Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula |
title_fullStr |
Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula |
title_sort |
Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula |
author |
Zerbato, Ana Paula ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
author_facet |
Zerbato, Ana Paula ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Paula, Bárbara Neves Salviano de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Molina, Karina Soledad Maldonado; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
author_role |
author |
author2 |
Paula, Bárbara Neves Salviano de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Molina, Karina Soledad Maldonado; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zerbato, Ana Paula ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Paula, Bárbara Neves Salviano de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Molina, Karina Soledad Maldonado; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
description |
É função da escola e dos profissionais da educação propiciar que o percurso pedagógico dos alunos seja suave e fluido, ao mesmo tempo que seja motivador e intrigante. Conseguir isso em uma sala de aula heterogênea pode não ser fácil, especialmente se essa sala for composta por sujeitos que não compartilham de mesma língua, cultura e experiência processual mental. Esta obra objetiva aportar aos estudantes e profissionais da educação modelos pedagógicos de práticas de ensino para salas de aula inclusivas, cujo público seja composto de alunos ouvintes e surdos. Tendo como base teórica estudiosos e pesquisadores da temática de Educação de Surdos e o documento produzido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo intitulado Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais, as organizadoras elucidam embasamento científico atrelado à prática. A proposta do livro é motivar o leitor a trabalhar a acessibilidade de maneira plena, mesmo em ambientes com alunos cujos processos mentais de aprendizado sejam diferentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/745 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/745/662/2465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047285917417472 |