Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zerbato, Ana Paula ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paula, Bárbara Neves Salviano de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, Molina, Karina Soledad Maldonado; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/745
Resumo: É função da escola e dos profissionais da educação propiciar que o percurso pedagógico dos alunos seja suave e fluido, ao mesmo tempo que seja motivador e intrigante. Conseguir isso em uma sala de aula heterogênea pode não ser fácil, especialmente se essa sala for composta por sujeitos que não compartilham de mesma língua, cultura e experiência processual mental. Esta obra objetiva aportar aos estudantes e profissionais da educação modelos pedagógicos de práticas de ensino para salas de aula inclusivas, cujo público seja composto de alunos ouvintes e surdos. Tendo como base teórica estudiosos e pesquisadores da temática de Educação de Surdos e o documento produzido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo intitulado Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais, as organizadoras elucidam embasamento científico atrelado à prática. A proposta do livro é motivar o leitor a trabalhar a acessibilidade de maneira plena, mesmo em ambientes com alunos cujos processos mentais de aprendizado sejam diferentes.
id USP-3_379b3ed0a5aba7bcd940d6d2d31e5075
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/662
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aulaÉ função da escola e dos profissionais da educação propiciar que o percurso pedagógico dos alunos seja suave e fluido, ao mesmo tempo que seja motivador e intrigante. Conseguir isso em uma sala de aula heterogênea pode não ser fácil, especialmente se essa sala for composta por sujeitos que não compartilham de mesma língua, cultura e experiência processual mental. Esta obra objetiva aportar aos estudantes e profissionais da educação modelos pedagógicos de práticas de ensino para salas de aula inclusivas, cujo público seja composto de alunos ouvintes e surdos. Tendo como base teórica estudiosos e pesquisadores da temática de Educação de Surdos e o documento produzido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo intitulado Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais, as organizadoras elucidam embasamento científico atrelado à prática. A proposta do livro é motivar o leitor a trabalhar a acessibilidade de maneira plena, mesmo em ambientes com alunos cujos processos mentais de aprendizado sejam diferentes.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2022-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/745USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/745/662/2465Zerbato, Ana Paula ; Universidade de São Paulo. Faculdade de EducaçãoPaula, Bárbara Neves Salviano de; Universidade de São Paulo. Faculdade de EducaçãoMolina, Karina Soledad Maldonado; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-19T21:04:55Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/662Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:06.238498Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula
title Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula
spellingShingle Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula
Zerbato, Ana Paula ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
title_short Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula
title_full Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula
title_fullStr Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula
title_full_unstemmed Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula
title_sort Construção de práticas a partir da proposta curricular bilíngue de São Paulo: o desafio da materialidade em sala de aula
author Zerbato, Ana Paula ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
author_facet Zerbato, Ana Paula ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Paula, Bárbara Neves Salviano de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Molina, Karina Soledad Maldonado; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
author_role author
author2 Paula, Bárbara Neves Salviano de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Molina, Karina Soledad Maldonado; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zerbato, Ana Paula ; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Paula, Bárbara Neves Salviano de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Molina, Karina Soledad Maldonado; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
description É função da escola e dos profissionais da educação propiciar que o percurso pedagógico dos alunos seja suave e fluido, ao mesmo tempo que seja motivador e intrigante. Conseguir isso em uma sala de aula heterogênea pode não ser fácil, especialmente se essa sala for composta por sujeitos que não compartilham de mesma língua, cultura e experiência processual mental. Esta obra objetiva aportar aos estudantes e profissionais da educação modelos pedagógicos de práticas de ensino para salas de aula inclusivas, cujo público seja composto de alunos ouvintes e surdos. Tendo como base teórica estudiosos e pesquisadores da temática de Educação de Surdos e o documento produzido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo intitulado Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais, as organizadoras elucidam embasamento científico atrelado à prática. A proposta do livro é motivar o leitor a trabalhar a acessibilidade de maneira plena, mesmo em ambientes com alunos cujos processos mentais de aprendizado sejam diferentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-19
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/745
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/745/662/2465
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047285917417472