Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Haydée Torres de; Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Santos, Silvia Aparecida Martins dos; Universidade de São Paulo. Centro de Divulgação Científica e Cultural, Dominguez, Isabel Georgina Patronis; Universidade Tecnológica La Salle, Kunieda, Edna; Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCar
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1269
Resumo: Cada um dos artigos deste livro, oriundo do processo de formação implantado pelo Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (Cescar), faz-nos reviver o início do processo de implantação da proposta dos Coletivos Educadores, que vivenciamos a partir do Ministério do Meio Ambiente e que se iniciou no ano de 2004. Na época, fizemos o convite para diversas instituições e pessoas dialogarem com o Programa de Formação de Educadores Ambientais do DEA/MMA, visando ao enraizamento da EA nas diferentes partes deste Brasil; em especial, nesse caso, no Estado de São Paulo. Eram tantas perguntas em aberto, diante do desafio posto pelo Programa Nacional de Formação de Educadores(as) Ambientais (ProFEA): quem é o educador ou a educadora ambiental popular? Como se formam? Onde atuam? E nossas respostas não estavam prontas, pois acreditamos que continuam em construção. Este Caderno 1 apresenta os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – CESCAR. Inclui temas como interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade na educação ambiental, pesquisa-ação-participante, comunidades interpretativas e comunidades de aprendizagem, dentre outros temas.  
id USP-3_67d872e4fadcc0af18c76ec4b4e162e8
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1160
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011História da América CentralHistoriografia – América CentralAmérica Central – Aspectos socialesAmérica Central - Aspectos políticosAmérica Central - Aspectos económicosCiências HumanasHistóriaCada um dos artigos deste livro, oriundo do processo de formação implantado pelo Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (Cescar), faz-nos reviver o início do processo de implantação da proposta dos Coletivos Educadores, que vivenciamos a partir do Ministério do Meio Ambiente e que se iniciou no ano de 2004. Na época, fizemos o convite para diversas instituições e pessoas dialogarem com o Programa de Formação de Educadores Ambientais do DEA/MMA, visando ao enraizamento da EA nas diferentes partes deste Brasil; em especial, nesse caso, no Estado de São Paulo. Eram tantas perguntas em aberto, diante do desafio posto pelo Programa Nacional de Formação de Educadores(as) Ambientais (ProFEA): quem é o educador ou a educadora ambiental popular? Como se formam? Onde atuam? E nossas respostas não estavam prontas, pois acreditamos que continuam em construção. Este Caderno 1 apresenta os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – CESCAR. Inclui temas como interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade na educação ambiental, pesquisa-ação-participante, comunidades interpretativas e comunidades de aprendizagem, dentre outros temas.  USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2024-03-09textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1269USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1269/1160/4437Oliveira, Haydée Torres de; Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da SaúdeSantos, Silvia Aparecida Martins dos; Universidade de São Paulo. Centro de Divulgação Científica e CulturalDominguez, Isabel Georgina Patronis; Universidade Tecnológica La SalleKunieda, Edna; Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-23T13:33:33Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1160Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:31.640887Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011
title Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011
spellingShingle Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011
Oliveira, Haydée Torres de; Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
História da América Central
Historiografia – América Central
América Central – Aspectos sociales
América Central - Aspectos políticos
América Central - Aspectos económicos
Ciências Humanas
História
title_short Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011
title_full Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011
title_fullStr Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011
title_full_unstemmed Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011
title_sort Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011
author Oliveira, Haydée Torres de; Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
author_facet Oliveira, Haydée Torres de; Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Santos, Silvia Aparecida Martins dos; Universidade de São Paulo. Centro de Divulgação Científica e Cultural
Dominguez, Isabel Georgina Patronis; Universidade Tecnológica La Salle
Kunieda, Edna; Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCar
author_role author
author2 Santos, Silvia Aparecida Martins dos; Universidade de São Paulo. Centro de Divulgação Científica e Cultural
Dominguez, Isabel Georgina Patronis; Universidade Tecnológica La Salle
Kunieda, Edna; Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Haydée Torres de; Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Santos, Silvia Aparecida Martins dos; Universidade de São Paulo. Centro de Divulgação Científica e Cultural
Dominguez, Isabel Georgina Patronis; Universidade Tecnológica La Salle
Kunieda, Edna; Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCar
dc.subject.por.fl_str_mv História da América Central
Historiografia – América Central
América Central – Aspectos sociales
América Central - Aspectos políticos
América Central - Aspectos económicos
Ciências Humanas
História
topic História da América Central
Historiografia – América Central
América Central – Aspectos sociales
América Central - Aspectos políticos
América Central - Aspectos económicos
Ciências Humanas
História
description Cada um dos artigos deste livro, oriundo do processo de formação implantado pelo Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (Cescar), faz-nos reviver o início do processo de implantação da proposta dos Coletivos Educadores, que vivenciamos a partir do Ministério do Meio Ambiente e que se iniciou no ano de 2004. Na época, fizemos o convite para diversas instituições e pessoas dialogarem com o Programa de Formação de Educadores Ambientais do DEA/MMA, visando ao enraizamento da EA nas diferentes partes deste Brasil; em especial, nesse caso, no Estado de São Paulo. Eram tantas perguntas em aberto, diante do desafio posto pelo Programa Nacional de Formação de Educadores(as) Ambientais (ProFEA): quem é o educador ou a educadora ambiental popular? Como se formam? Onde atuam? E nossas respostas não estavam prontas, pois acreditamos que continuam em construção. Este Caderno 1 apresenta os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – CESCAR. Inclui temas como interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade na educação ambiental, pesquisa-ação-participante, comunidades interpretativas e comunidades de aprendizagem, dentre outros temas.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1269
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1269/1160/4437
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047275752521728