Psicologia escolar e políticas públicas para a educação básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marilene Proença Rebello de; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/602
Resumo: Para comemorar seus vinte anos de existência, o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) apresenta este e-book, fruto dos trabalhos de pesquisa, ensino, cultura e extensão desenvolvidos pelo LIEPPE. As grandes áreas de investigação que compõem tais atividades e que, portanto, constituem as temáticas abordadas neste livro são: formação inicial de professores em relação à Psicologia e à Educação, a Psicologia Escolar e as políticas públicas intersetoriais de Saúde e Educação, a Educação em espaços urbanos e as estratégias para o enfrentamento à desigualdade social, a gestão democrática na Educação, o enfrentamento ao fracasso escolar e a atuação e formação de psicólogos na Educação Básica. As prioridades estão centradas no trabalho coletivo e na expectativa que a Psicologia Escolar possa subsidiar a compreensão da Psicologia na Educação, tão bem analisada e criticamente concebida durante todos esses anos, tornando-se área de conhecimento, além de área de atuação.
id USP-3_73713d67bf7b377ac6cc8ca355a9271f
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/536
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Psicologia escolar e políticas públicas para a educação básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafiosEconomia (aspectos sociais)Ciências Sociais (aspectos econômicos)InterdisciplinaridadeDesigualdades sociaisEconomiaPara comemorar seus vinte anos de existência, o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) apresenta este e-book, fruto dos trabalhos de pesquisa, ensino, cultura e extensão desenvolvidos pelo LIEPPE. As grandes áreas de investigação que compõem tais atividades e que, portanto, constituem as temáticas abordadas neste livro são: formação inicial de professores em relação à Psicologia e à Educação, a Psicologia Escolar e as políticas públicas intersetoriais de Saúde e Educação, a Educação em espaços urbanos e as estratégias para o enfrentamento à desigualdade social, a gestão democrática na Educação, o enfrentamento ao fracasso escolar e a atuação e formação de psicólogos na Educação Básica. As prioridades estão centradas no trabalho coletivo e na expectativa que a Psicologia Escolar possa subsidiar a compreensão da Psicologia na Educação, tão bem analisada e criticamente concebida durante todos esses anos, tornando-se área de conhecimento, além de área de atuação.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2021-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/60210.11606/9786587596129978-65-87596-12-9USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/602/536/2035Souza, Marilene Proença Rebello de; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-29T20:34:03Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/536Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:00.480924Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia escolar e políticas públicas para a educação básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios
title Psicologia escolar e políticas públicas para a educação básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios
spellingShingle Psicologia escolar e políticas públicas para a educação básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios
Souza, Marilene Proença Rebello de; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
Economia (aspectos sociais)
Ciências Sociais (aspectos econômicos)
Interdisciplinaridade
Desigualdades sociais
Economia
title_short Psicologia escolar e políticas públicas para a educação básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios
title_full Psicologia escolar e políticas públicas para a educação básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios
title_fullStr Psicologia escolar e políticas públicas para a educação básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios
title_full_unstemmed Psicologia escolar e políticas públicas para a educação básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios
title_sort Psicologia escolar e políticas públicas para a educação básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios
author Souza, Marilene Proença Rebello de; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
author_facet Souza, Marilene Proença Rebello de; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marilene Proença Rebello de; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.subject.por.fl_str_mv Economia (aspectos sociais)
Ciências Sociais (aspectos econômicos)
Interdisciplinaridade
Desigualdades sociais
Economia
topic Economia (aspectos sociais)
Ciências Sociais (aspectos econômicos)
Interdisciplinaridade
Desigualdades sociais
Economia
description Para comemorar seus vinte anos de existência, o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) apresenta este e-book, fruto dos trabalhos de pesquisa, ensino, cultura e extensão desenvolvidos pelo LIEPPE. As grandes áreas de investigação que compõem tais atividades e que, portanto, constituem as temáticas abordadas neste livro são: formação inicial de professores em relação à Psicologia e à Educação, a Psicologia Escolar e as políticas públicas intersetoriais de Saúde e Educação, a Educação em espaços urbanos e as estratégias para o enfrentamento à desigualdade social, a gestão democrática na Educação, o enfrentamento ao fracasso escolar e a atuação e formação de psicólogos na Educação Básica. As prioridades estão centradas no trabalho coletivo e na expectativa que a Psicologia Escolar possa subsidiar a compreensão da Psicologia na Educação, tão bem analisada e criticamente concebida durante todos esses anos, tornando-se área de conhecimento, além de área de atuação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/602
10.11606/9786587596129
978-65-87596-12-9
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/602
identifier_str_mv 10.11606/9786587596129
978-65-87596-12-9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/602/536/2035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047285478064128