Caminhos do imaginário na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Julvan Moreira de; Universidade Federal de Juiz de Fora
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1221
Resumo: Os textos aqui reunidos oferecem uma visão panorâmica dos caminhos que os estudos do imaginário percorreram e continuam a percorrer no paradigma politeísta de mitos, alegorias e metáforas. Tais estudos, gradualmente, vêm se firmando e adquirindo status dentro das fronteiras acadêmicas. Germinaram, floresceram, começaram a dar frutos e alguns deles podem ser apreciados nesta coletânea organizada por Julvan Moreira de Oliveira e Rogério de Almeida, numa oportuna iniciativa de fazer uma espécie de retrospectiva/prospectiva da produção desta área, focando nas “leituras epistemológicas e nos processos de investigação” na educação. Mesmo se tratando de uma pequena parcela do que já foi produzido até o momento, os estudos aqui apresentados são significativos e representativos. Os autores dos textos têm uma trajetória comum: são educadores que, movidos pelo desejo de compreender melhor a educação e a cultura da escola e insatisfeitos com as abordagens reducionistas e simplificadoras que ofereciam uma visão racionalista de mundo, buscaram outros referenciais que pudessem dar conta de uma realidade cada vez mais complexa, heterogênea e plural. Nesse sentido, este livro oferece um grande contributo para a consolidação deste campo de estudos, além de redundar numa “filosofia do imaginário”, de oferecer novas heurísticas para as pesquisas em educação, também poderão indicar pistas para uma “pedagogia do imaginário”, para uma educação como instância de mediação capaz de promover o encontro do sujeito consigo mesmo, com outros sujeitos e com o mundo, como parece ser o desejo de todos os que trabalham com imaginário e educação. Uma “educação estética” totalmente humana, que promova o reencantamento do mundo.
id USP-3_d5d273dc3d1cbdc0aae8dbf8060fc1e0
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1116
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Caminhos do imaginário na educaçãoPsicologia da criançaCinemaDesenvolvimento infantilCiências HumanasPsicologiaOs textos aqui reunidos oferecem uma visão panorâmica dos caminhos que os estudos do imaginário percorreram e continuam a percorrer no paradigma politeísta de mitos, alegorias e metáforas. Tais estudos, gradualmente, vêm se firmando e adquirindo status dentro das fronteiras acadêmicas. Germinaram, floresceram, começaram a dar frutos e alguns deles podem ser apreciados nesta coletânea organizada por Julvan Moreira de Oliveira e Rogério de Almeida, numa oportuna iniciativa de fazer uma espécie de retrospectiva/prospectiva da produção desta área, focando nas “leituras epistemológicas e nos processos de investigação” na educação. Mesmo se tratando de uma pequena parcela do que já foi produzido até o momento, os estudos aqui apresentados são significativos e representativos. Os autores dos textos têm uma trajetória comum: são educadores que, movidos pelo desejo de compreender melhor a educação e a cultura da escola e insatisfeitos com as abordagens reducionistas e simplificadoras que ofereciam uma visão racionalista de mundo, buscaram outros referenciais que pudessem dar conta de uma realidade cada vez mais complexa, heterogênea e plural. Nesse sentido, este livro oferece um grande contributo para a consolidação deste campo de estudos, além de redundar numa “filosofia do imaginário”, de oferecer novas heurísticas para as pesquisas em educação, também poderão indicar pistas para uma “pedagogia do imaginário”, para uma educação como instância de mediação capaz de promover o encontro do sujeito consigo mesmo, com outros sujeitos e com o mundo, como parece ser o desejo de todos os que trabalham com imaginário e educação. Uma “educação estética” totalmente humana, que promova o reencantamento do mundo.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2024-01-04Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1221USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1221/1116/4230Oliveira, Julvan Moreira de; Universidade Federal de Juiz de ForaAlmeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T11:50:21Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1116Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:27.840294Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos do imaginário na educação
title Caminhos do imaginário na educação
spellingShingle Caminhos do imaginário na educação
Oliveira, Julvan Moreira de; Universidade Federal de Juiz de Fora
Psicologia da criança
Cinema
Desenvolvimento infantil
Ciências Humanas
Psicologia
title_short Caminhos do imaginário na educação
title_full Caminhos do imaginário na educação
title_fullStr Caminhos do imaginário na educação
title_full_unstemmed Caminhos do imaginário na educação
title_sort Caminhos do imaginário na educação
author Oliveira, Julvan Moreira de; Universidade Federal de Juiz de Fora
author_facet Oliveira, Julvan Moreira de; Universidade Federal de Juiz de Fora
Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
author_role author
author2 Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Julvan Moreira de; Universidade Federal de Juiz de Fora
Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da criança
Cinema
Desenvolvimento infantil
Ciências Humanas
Psicologia
topic Psicologia da criança
Cinema
Desenvolvimento infantil
Ciências Humanas
Psicologia
description Os textos aqui reunidos oferecem uma visão panorâmica dos caminhos que os estudos do imaginário percorreram e continuam a percorrer no paradigma politeísta de mitos, alegorias e metáforas. Tais estudos, gradualmente, vêm se firmando e adquirindo status dentro das fronteiras acadêmicas. Germinaram, floresceram, começaram a dar frutos e alguns deles podem ser apreciados nesta coletânea organizada por Julvan Moreira de Oliveira e Rogério de Almeida, numa oportuna iniciativa de fazer uma espécie de retrospectiva/prospectiva da produção desta área, focando nas “leituras epistemológicas e nos processos de investigação” na educação. Mesmo se tratando de uma pequena parcela do que já foi produzido até o momento, os estudos aqui apresentados são significativos e representativos. Os autores dos textos têm uma trajetória comum: são educadores que, movidos pelo desejo de compreender melhor a educação e a cultura da escola e insatisfeitos com as abordagens reducionistas e simplificadoras que ofereciam uma visão racionalista de mundo, buscaram outros referenciais que pudessem dar conta de uma realidade cada vez mais complexa, heterogênea e plural. Nesse sentido, este livro oferece um grande contributo para a consolidação deste campo de estudos, além de redundar numa “filosofia do imaginário”, de oferecer novas heurísticas para as pesquisas em educação, também poderão indicar pistas para uma “pedagogia do imaginário”, para uma educação como instância de mediação capaz de promover o encontro do sujeito consigo mesmo, com outros sujeitos e com o mundo, como parece ser o desejo de todos os que trabalham com imaginário e educação. Uma “educação estética” totalmente humana, que promova o reencantamento do mundo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv Texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1221
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1221/1116/4230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047288092164096