Caminhos do imaginário na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1221 |
Resumo: | Os textos aqui reunidos oferecem uma visão panorâmica dos caminhos que os estudos do imaginário percorreram e continuam a percorrer no paradigma politeísta de mitos, alegorias e metáforas. Tais estudos, gradualmente, vêm se firmando e adquirindo status dentro das fronteiras acadêmicas. Germinaram, floresceram, começaram a dar frutos e alguns deles podem ser apreciados nesta coletânea organizada por Julvan Moreira de Oliveira e Rogério de Almeida, numa oportuna iniciativa de fazer uma espécie de retrospectiva/prospectiva da produção desta área, focando nas “leituras epistemológicas e nos processos de investigação” na educação. Mesmo se tratando de uma pequena parcela do que já foi produzido até o momento, os estudos aqui apresentados são significativos e representativos. Os autores dos textos têm uma trajetória comum: são educadores que, movidos pelo desejo de compreender melhor a educação e a cultura da escola e insatisfeitos com as abordagens reducionistas e simplificadoras que ofereciam uma visão racionalista de mundo, buscaram outros referenciais que pudessem dar conta de uma realidade cada vez mais complexa, heterogênea e plural. Nesse sentido, este livro oferece um grande contributo para a consolidação deste campo de estudos, além de redundar numa “filosofia do imaginário”, de oferecer novas heurísticas para as pesquisas em educação, também poderão indicar pistas para uma “pedagogia do imaginário”, para uma educação como instância de mediação capaz de promover o encontro do sujeito consigo mesmo, com outros sujeitos e com o mundo, como parece ser o desejo de todos os que trabalham com imaginário e educação. Uma “educação estética” totalmente humana, que promova o reencantamento do mundo. |
id |
USP-3_d5d273dc3d1cbdc0aae8dbf8060fc1e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1116 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhos do imaginário na educaçãoPsicologia da criançaCinemaDesenvolvimento infantilCiências HumanasPsicologiaOs textos aqui reunidos oferecem uma visão panorâmica dos caminhos que os estudos do imaginário percorreram e continuam a percorrer no paradigma politeísta de mitos, alegorias e metáforas. Tais estudos, gradualmente, vêm se firmando e adquirindo status dentro das fronteiras acadêmicas. Germinaram, floresceram, começaram a dar frutos e alguns deles podem ser apreciados nesta coletânea organizada por Julvan Moreira de Oliveira e Rogério de Almeida, numa oportuna iniciativa de fazer uma espécie de retrospectiva/prospectiva da produção desta área, focando nas “leituras epistemológicas e nos processos de investigação” na educação. Mesmo se tratando de uma pequena parcela do que já foi produzido até o momento, os estudos aqui apresentados são significativos e representativos. Os autores dos textos têm uma trajetória comum: são educadores que, movidos pelo desejo de compreender melhor a educação e a cultura da escola e insatisfeitos com as abordagens reducionistas e simplificadoras que ofereciam uma visão racionalista de mundo, buscaram outros referenciais que pudessem dar conta de uma realidade cada vez mais complexa, heterogênea e plural. Nesse sentido, este livro oferece um grande contributo para a consolidação deste campo de estudos, além de redundar numa “filosofia do imaginário”, de oferecer novas heurísticas para as pesquisas em educação, também poderão indicar pistas para uma “pedagogia do imaginário”, para uma educação como instância de mediação capaz de promover o encontro do sujeito consigo mesmo, com outros sujeitos e com o mundo, como parece ser o desejo de todos os que trabalham com imaginário e educação. Uma “educação estética” totalmente humana, que promova o reencantamento do mundo.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2024-01-04Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1221USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1221/1116/4230Oliveira, Julvan Moreira de; Universidade Federal de Juiz de ForaAlmeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T11:50:21Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/1116Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:27.840294Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos do imaginário na educação |
title |
Caminhos do imaginário na educação |
spellingShingle |
Caminhos do imaginário na educação Oliveira, Julvan Moreira de; Universidade Federal de Juiz de Fora Psicologia da criança Cinema Desenvolvimento infantil Ciências Humanas Psicologia |
title_short |
Caminhos do imaginário na educação |
title_full |
Caminhos do imaginário na educação |
title_fullStr |
Caminhos do imaginário na educação |
title_full_unstemmed |
Caminhos do imaginário na educação |
title_sort |
Caminhos do imaginário na educação |
author |
Oliveira, Julvan Moreira de; Universidade Federal de Juiz de Fora |
author_facet |
Oliveira, Julvan Moreira de; Universidade Federal de Juiz de Fora Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Julvan Moreira de; Universidade Federal de Juiz de Fora Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da criança Cinema Desenvolvimento infantil Ciências Humanas Psicologia |
topic |
Psicologia da criança Cinema Desenvolvimento infantil Ciências Humanas Psicologia |
description |
Os textos aqui reunidos oferecem uma visão panorâmica dos caminhos que os estudos do imaginário percorreram e continuam a percorrer no paradigma politeísta de mitos, alegorias e metáforas. Tais estudos, gradualmente, vêm se firmando e adquirindo status dentro das fronteiras acadêmicas. Germinaram, floresceram, começaram a dar frutos e alguns deles podem ser apreciados nesta coletânea organizada por Julvan Moreira de Oliveira e Rogério de Almeida, numa oportuna iniciativa de fazer uma espécie de retrospectiva/prospectiva da produção desta área, focando nas “leituras epistemológicas e nos processos de investigação” na educação. Mesmo se tratando de uma pequena parcela do que já foi produzido até o momento, os estudos aqui apresentados são significativos e representativos. Os autores dos textos têm uma trajetória comum: são educadores que, movidos pelo desejo de compreender melhor a educação e a cultura da escola e insatisfeitos com as abordagens reducionistas e simplificadoras que ofereciam uma visão racionalista de mundo, buscaram outros referenciais que pudessem dar conta de uma realidade cada vez mais complexa, heterogênea e plural. Nesse sentido, este livro oferece um grande contributo para a consolidação deste campo de estudos, além de redundar numa “filosofia do imaginário”, de oferecer novas heurísticas para as pesquisas em educação, também poderão indicar pistas para uma “pedagogia do imaginário”, para uma educação como instância de mediação capaz de promover o encontro do sujeito consigo mesmo, com outros sujeitos e com o mundo, como parece ser o desejo de todos os que trabalham com imaginário e educação. Uma “educação estética” totalmente humana, que promova o reencantamento do mundo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Texto info:eu-repo/semantics/book |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1221 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1221/1116/4230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047288092164096 |