Mídia, discurso e ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/225 |
Resumo: | Mídia, discurso e ensino é a obra composta de dez artigos de docentes e pesquisadores, que trazem como foco principal a fundamentação teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin a diferentes objetos da sociedade contemporânea. O escopo teórico dos artigos abrange também as relações dialógicas da obra do Círculo com os estudos sobre letramento e leitura (Brian Street e Michele Petit), teorias de aprendizagem (Vigotsky), análise do discurso francesa (Dominique Maingueneau, Catherine Authier-Revuz, Michel Pêcheux e Catherine Fuchs), e teorias de identidade e de gênero (Stuart Hall, Teresa Lauretti, Judith Butler). Nesse escopo de um diálogo com as várias teorias, como citado na epígrafe desse texto, retirado de Problemas da Poética de Dostoiévski, aproveitamos esses dez artigos reunidos para refletir sobre a circulação das traduções brasileiras da obra de Bakhtin e o Círculo e da convivência entre traduções diretas do russo, do francês, do espanhol e do italiano. |
id |
USP-3_d9753a99e9c46821eb957a05c164b520 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/266 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídia, discurso e ensinoLinguística hístoricaEtimologia (América)(Brasil)Cartografia (Brasil)(Século XVI)Lingua portuguesaMídia, discurso e ensino é a obra composta de dez artigos de docentes e pesquisadores, que trazem como foco principal a fundamentação teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin a diferentes objetos da sociedade contemporânea. O escopo teórico dos artigos abrange também as relações dialógicas da obra do Círculo com os estudos sobre letramento e leitura (Brian Street e Michele Petit), teorias de aprendizagem (Vigotsky), análise do discurso francesa (Dominique Maingueneau, Catherine Authier-Revuz, Michel Pêcheux e Catherine Fuchs), e teorias de identidade e de gênero (Stuart Hall, Teresa Lauretti, Judith Butler). Nesse escopo de um diálogo com as várias teorias, como citado na epígrafe desse texto, retirado de Problemas da Poética de Dostoiévski, aproveitamos esses dez artigos reunidos para refletir sobre a circulação das traduções brasileiras da obra de Bakhtin e o Círculo e da convivência entre traduções diretas do russo, do francês, do espanhol e do italiano.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2021-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/22510.11606/9788575063255978-85-7506-325-5USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/225/266/1153Campos, Maria Inês Batista; Universidade São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências HumanasSouza, Geraldo Tadeu; Universidade Federal de São Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-09T11:03:20Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/266Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:27:47.184342Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia, discurso e ensino |
title |
Mídia, discurso e ensino |
spellingShingle |
Mídia, discurso e ensino Campos, Maria Inês Batista; Universidade São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Linguística hístorica Etimologia (América)(Brasil) Cartografia (Brasil)(Século XVI) Lingua portuguesa |
title_short |
Mídia, discurso e ensino |
title_full |
Mídia, discurso e ensino |
title_fullStr |
Mídia, discurso e ensino |
title_full_unstemmed |
Mídia, discurso e ensino |
title_sort |
Mídia, discurso e ensino |
author |
Campos, Maria Inês Batista; Universidade São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
author_facet |
Campos, Maria Inês Batista; Universidade São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Souza, Geraldo Tadeu; Universidade Federal de São Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Geraldo Tadeu; Universidade Federal de São Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Maria Inês Batista; Universidade São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Souza, Geraldo Tadeu; Universidade Federal de São Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística hístorica Etimologia (América)(Brasil) Cartografia (Brasil)(Século XVI) Lingua portuguesa |
topic |
Linguística hístorica Etimologia (América)(Brasil) Cartografia (Brasil)(Século XVI) Lingua portuguesa |
description |
Mídia, discurso e ensino é a obra composta de dez artigos de docentes e pesquisadores, que trazem como foco principal a fundamentação teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin a diferentes objetos da sociedade contemporânea. O escopo teórico dos artigos abrange também as relações dialógicas da obra do Círculo com os estudos sobre letramento e leitura (Brian Street e Michele Petit), teorias de aprendizagem (Vigotsky), análise do discurso francesa (Dominique Maingueneau, Catherine Authier-Revuz, Michel Pêcheux e Catherine Fuchs), e teorias de identidade e de gênero (Stuart Hall, Teresa Lauretti, Judith Butler). Nesse escopo de um diálogo com as várias teorias, como citado na epígrafe desse texto, retirado de Problemas da Poética de Dostoiévski, aproveitamos esses dez artigos reunidos para refletir sobre a circulação das traduções brasileiras da obra de Bakhtin e o Círculo e da convivência entre traduções diretas do russo, do francês, do espanhol e do italiano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/225 10.11606/9788575063255 978-85-7506-325-5 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/225 |
identifier_str_mv |
10.11606/9788575063255 978-85-7506-325-5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/225/266/1153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047284407468032 |