Mídia, discurso e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Maria Inês Batista; Universidade São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Geraldo Tadeu; Universidade Federal de São Carlos
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/225
Resumo: Mídia, discurso e ensino é a obra composta de dez artigos de docentes e pesquisadores, que trazem como foco principal a fundamentação teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin a diferentes objetos da sociedade contemporânea. O escopo teórico dos artigos abrange também as relações dialógicas da obra do Círculo com os estudos sobre letramento e leitura (Brian Street e Michele Petit), teorias de aprendizagem (Vigotsky), análise do discurso francesa (Dominique Maingueneau, Catherine Authier-Revuz, Michel Pêcheux e Catherine Fuchs), e teorias de identidade e de gênero (Stuart Hall, Teresa Lauretti, Judith Butler). Nesse escopo de um diálogo com as várias teorias, como citado na epígrafe desse texto, retirado de Problemas da Poética de Dostoiévski, aproveitamos esses dez artigos reunidos para refletir sobre a circulação das traduções brasileiras da obra de Bakhtin e o Círculo e da convivência entre traduções diretas do russo, do francês, do espanhol e do italiano.
id USP-3_d9753a99e9c46821eb957a05c164b520
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/266
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Mídia, discurso e ensinoLinguística hístoricaEtimologia (América)(Brasil)Cartografia (Brasil)(Século XVI)Lingua portuguesaMídia, discurso e ensino é a obra composta de dez artigos de docentes e pesquisadores, que trazem como foco principal a fundamentação teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin a diferentes objetos da sociedade contemporânea. O escopo teórico dos artigos abrange também as relações dialógicas da obra do Círculo com os estudos sobre letramento e leitura (Brian Street e Michele Petit), teorias de aprendizagem (Vigotsky), análise do discurso francesa (Dominique Maingueneau, Catherine Authier-Revuz, Michel Pêcheux e Catherine Fuchs), e teorias de identidade e de gênero (Stuart Hall, Teresa Lauretti, Judith Butler). Nesse escopo de um diálogo com as várias teorias, como citado na epígrafe desse texto, retirado de Problemas da Poética de Dostoiévski, aproveitamos esses dez artigos reunidos para refletir sobre a circulação das traduções brasileiras da obra de Bakhtin e o Círculo e da convivência entre traduções diretas do russo, do francês, do espanhol e do italiano.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2021-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/22510.11606/9788575063255978-85-7506-325-5USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/225/266/1153Campos, Maria Inês Batista; Universidade São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências HumanasSouza, Geraldo Tadeu; Universidade Federal de São Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-09T11:03:20Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/266Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:27:47.184342Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia, discurso e ensino
title Mídia, discurso e ensino
spellingShingle Mídia, discurso e ensino
Campos, Maria Inês Batista; Universidade São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Linguística hístorica
Etimologia (América)(Brasil)
Cartografia (Brasil)(Século XVI)
Lingua portuguesa
title_short Mídia, discurso e ensino
title_full Mídia, discurso e ensino
title_fullStr Mídia, discurso e ensino
title_full_unstemmed Mídia, discurso e ensino
title_sort Mídia, discurso e ensino
author Campos, Maria Inês Batista; Universidade São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
author_facet Campos, Maria Inês Batista; Universidade São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Souza, Geraldo Tadeu; Universidade Federal de São Carlos
author_role author
author2 Souza, Geraldo Tadeu; Universidade Federal de São Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Maria Inês Batista; Universidade São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Souza, Geraldo Tadeu; Universidade Federal de São Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística hístorica
Etimologia (América)(Brasil)
Cartografia (Brasil)(Século XVI)
Lingua portuguesa
topic Linguística hístorica
Etimologia (América)(Brasil)
Cartografia (Brasil)(Século XVI)
Lingua portuguesa
description Mídia, discurso e ensino é a obra composta de dez artigos de docentes e pesquisadores, que trazem como foco principal a fundamentação teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin a diferentes objetos da sociedade contemporânea. O escopo teórico dos artigos abrange também as relações dialógicas da obra do Círculo com os estudos sobre letramento e leitura (Brian Street e Michele Petit), teorias de aprendizagem (Vigotsky), análise do discurso francesa (Dominique Maingueneau, Catherine Authier-Revuz, Michel Pêcheux e Catherine Fuchs), e teorias de identidade e de gênero (Stuart Hall, Teresa Lauretti, Judith Butler). Nesse escopo de um diálogo com as várias teorias, como citado na epígrafe desse texto, retirado de Problemas da Poética de Dostoiévski, aproveitamos esses dez artigos reunidos para refletir sobre a circulação das traduções brasileiras da obra de Bakhtin e o Círculo e da convivência entre traduções diretas do russo, do francês, do espanhol e do italiano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/225
10.11606/9788575063255
978-85-7506-325-5
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/225
identifier_str_mv 10.11606/9788575063255
978-85-7506-325-5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/225/266/1153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047284407468032