Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brando, Fernanda da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Giselle Alves; Universidade de São Paulo. Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB/USP)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/679
Resumo: A fragmentação e descontextualização de currículos e atividades escolares mostram certa desarticulação com temas ambientais que são de urgente atenção para as sociedades atuais, o que compromete a educação de milhares de cidadãos a estarem preparados para lidar com as demandas de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a visão de uma educação cidadã interdisciplinar, na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, traz a ideia de processos formativos participativos. A Educação para a Sustentabilidade se torna pertinente nesse cenário por tratar de questões ambientais e humanas de forma integrada e de objetivar o desenvolvimento de uma consciência crítica que inter-relaciona aspectos sociais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais, científicos, tecnológicos e éticos. Os objetivos específicos do projeto são: construir um “cardápio de atividades sustentáveis”, desenvolver seminários online de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), articular diferentes áreas do conhecimento em espaços formais e não formais de ensino e criar um fórum de diálogo entre pesquisadores e comunidades escolares envolvidas com temas voltados à educação e sustentabilidade.
id USP-3_f235897e426f24291223a85977cd1d36
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/605
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinaresA fragmentação e descontextualização de currículos e atividades escolares mostram certa desarticulação com temas ambientais que são de urgente atenção para as sociedades atuais, o que compromete a educação de milhares de cidadãos a estarem preparados para lidar com as demandas de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a visão de uma educação cidadã interdisciplinar, na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, traz a ideia de processos formativos participativos. A Educação para a Sustentabilidade se torna pertinente nesse cenário por tratar de questões ambientais e humanas de forma integrada e de objetivar o desenvolvimento de uma consciência crítica que inter-relaciona aspectos sociais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais, científicos, tecnológicos e éticos. Os objetivos específicos do projeto são: construir um “cardápio de atividades sustentáveis”, desenvolver seminários online de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), articular diferentes áreas do conhecimento em espaços formais e não formais de ensino e criar um fórum de diálogo entre pesquisadores e comunidades escolares envolvidas com temas voltados à educação e sustentabilidade.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2021-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/67910.11606/9786588082027978-65-88082-02-7USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/679/605/2267Brando, Fernanda da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão PretoMartins, Giselle Alves; Universidade de São Paulo. Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB/USP)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-03T14:46:15Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/605Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:03.696467Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares
title Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares
spellingShingle Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares
Brando, Fernanda da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
title_short Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares
title_full Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares
title_fullStr Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares
title_full_unstemmed Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares
title_sort Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares
author Brando, Fernanda da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
author_facet Brando, Fernanda da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Martins, Giselle Alves; Universidade de São Paulo. Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB/USP)
author_role author
author2 Martins, Giselle Alves; Universidade de São Paulo. Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB/USP)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brando, Fernanda da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Martins, Giselle Alves; Universidade de São Paulo. Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB/USP)
description A fragmentação e descontextualização de currículos e atividades escolares mostram certa desarticulação com temas ambientais que são de urgente atenção para as sociedades atuais, o que compromete a educação de milhares de cidadãos a estarem preparados para lidar com as demandas de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a visão de uma educação cidadã interdisciplinar, na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, traz a ideia de processos formativos participativos. A Educação para a Sustentabilidade se torna pertinente nesse cenário por tratar de questões ambientais e humanas de forma integrada e de objetivar o desenvolvimento de uma consciência crítica que inter-relaciona aspectos sociais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais, científicos, tecnológicos e éticos. Os objetivos específicos do projeto são: construir um “cardápio de atividades sustentáveis”, desenvolver seminários online de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), articular diferentes áreas do conhecimento em espaços formais e não formais de ensino e criar um fórum de diálogo entre pesquisadores e comunidades escolares envolvidas com temas voltados à educação e sustentabilidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/679
10.11606/9786588082027
978-65-88082-02-7
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/679
identifier_str_mv 10.11606/9786588082027
978-65-88082-02-7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/679/605/2267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047285837725696