Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/679 |
Resumo: | A fragmentação e descontextualização de currículos e atividades escolares mostram certa desarticulação com temas ambientais que são de urgente atenção para as sociedades atuais, o que compromete a educação de milhares de cidadãos a estarem preparados para lidar com as demandas de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a visão de uma educação cidadã interdisciplinar, na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, traz a ideia de processos formativos participativos. A Educação para a Sustentabilidade se torna pertinente nesse cenário por tratar de questões ambientais e humanas de forma integrada e de objetivar o desenvolvimento de uma consciência crítica que inter-relaciona aspectos sociais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais, científicos, tecnológicos e éticos. Os objetivos específicos do projeto são: construir um “cardápio de atividades sustentáveis”, desenvolver seminários online de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), articular diferentes áreas do conhecimento em espaços formais e não formais de ensino e criar um fórum de diálogo entre pesquisadores e comunidades escolares envolvidas com temas voltados à educação e sustentabilidade. |
id |
USP-3_f235897e426f24291223a85977cd1d36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/605 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinaresA fragmentação e descontextualização de currículos e atividades escolares mostram certa desarticulação com temas ambientais que são de urgente atenção para as sociedades atuais, o que compromete a educação de milhares de cidadãos a estarem preparados para lidar com as demandas de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a visão de uma educação cidadã interdisciplinar, na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, traz a ideia de processos formativos participativos. A Educação para a Sustentabilidade se torna pertinente nesse cenário por tratar de questões ambientais e humanas de forma integrada e de objetivar o desenvolvimento de uma consciência crítica que inter-relaciona aspectos sociais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais, científicos, tecnológicos e éticos. Os objetivos específicos do projeto são: construir um “cardápio de atividades sustentáveis”, desenvolver seminários online de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), articular diferentes áreas do conhecimento em espaços formais e não formais de ensino e criar um fórum de diálogo entre pesquisadores e comunidades escolares envolvidas com temas voltados à educação e sustentabilidade.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2021-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/67910.11606/9786588082027978-65-88082-02-7USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/679/605/2267Brando, Fernanda da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão PretoMartins, Giselle Alves; Universidade de São Paulo. Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB/USP)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-03T14:46:15Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/605Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:28:03.696467Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares |
title |
Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares |
spellingShingle |
Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares Brando, Fernanda da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
title_short |
Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares |
title_full |
Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares |
title_fullStr |
Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares |
title_full_unstemmed |
Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares |
title_sort |
Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares |
author |
Brando, Fernanda da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
author_facet |
Brando, Fernanda da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Martins, Giselle Alves; Universidade de São Paulo. Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB/USP) |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Giselle Alves; Universidade de São Paulo. Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB/USP) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brando, Fernanda da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Martins, Giselle Alves; Universidade de São Paulo. Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB/USP) |
description |
A fragmentação e descontextualização de currículos e atividades escolares mostram certa desarticulação com temas ambientais que são de urgente atenção para as sociedades atuais, o que compromete a educação de milhares de cidadãos a estarem preparados para lidar com as demandas de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a visão de uma educação cidadã interdisciplinar, na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, traz a ideia de processos formativos participativos. A Educação para a Sustentabilidade se torna pertinente nesse cenário por tratar de questões ambientais e humanas de forma integrada e de objetivar o desenvolvimento de uma consciência crítica que inter-relaciona aspectos sociais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais, científicos, tecnológicos e éticos. Os objetivos específicos do projeto são: construir um “cardápio de atividades sustentáveis”, desenvolver seminários online de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), articular diferentes áreas do conhecimento em espaços formais e não formais de ensino e criar um fórum de diálogo entre pesquisadores e comunidades escolares envolvidas com temas voltados à educação e sustentabilidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/679 10.11606/9786588082027 978-65-88082-02-7 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/679 |
identifier_str_mv |
10.11606/9786588082027 978-65-88082-02-7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/679/605/2267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047285837725696 |