Estudo da percepção de gêneros sobre a comunicação em sites na internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79170 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar a comunicação na internet direcionada a gêneros distintos, como forma de direcionar estratégias mercadológicas adequadas ao perfil de cada segmento. Assim, quatro pontos de partida formam os pilares que sustentaram esta pesquisa: a) valores sociais, que envolvem uma gama de variáveis ligadas ao contexto o qual o indivíduo encontra-se inserido, bem como suas influências sociais e culturais; b) fatores de vida e de tempo, que implicam as maneiras como os papéis se diferem e como homens e mulheres empregam seu tempo; c) dinâmicas sintetizadoras, onde se analisa a capacidade de processamento de informações; e d) padrões de comunicação que apontam para os diferentes padrões e expressões na comunicação. A coleta de dados, com enfoque quantitativo, foi realizada através de um questionário estruturado on-line, atingindo uma amostra com participantes do selecionados em comunidades sociais de relacionamento na internet, com uma margem de confiança de 95%. Os resultados obtidos demonstram que existe diferença de percepção entre os gêneros no tocante ao processo comunicativo na internet, , as mulheres percebem, com maior ênfase, a falta de foco dos sites das empresas do segmento, e que os homens, em sua maioria não voltariam ou permaneceriam o menor tempo possível um site que não lhe agregue informações |
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Estudo da percepção de gêneros sobre a comunicação em sites na internetA STUDY OF THE PERCEPTION OF GENDERS ON THE COMMUNICATION IN INTERNET SITESSTUDY OF GENDER PERCEPTION OF COMMUNICATION ON INTERNET SITES DOI: 10.5585/rai.v7i2.410MarketingCommunicationGenderInternet.MarketingComunicaçãoGêneroInternet.Esta pesquisa objetivou analisar a comunicação na internet direcionada a gêneros distintos, como forma de direcionar estratégias mercadológicas adequadas ao perfil de cada segmento. Assim, quatro pontos de partida formam os pilares que sustentaram esta pesquisa: a) valores sociais, que envolvem uma gama de variáveis ligadas ao contexto o qual o indivíduo encontra-se inserido, bem como suas influências sociais e culturais; b) fatores de vida e de tempo, que implicam as maneiras como os papéis se diferem e como homens e mulheres empregam seu tempo; c) dinâmicas sintetizadoras, onde se analisa a capacidade de processamento de informações; e d) padrões de comunicação que apontam para os diferentes padrões e expressões na comunicação. A coleta de dados, com enfoque quantitativo, foi realizada através de um questionário estruturado on-line, atingindo uma amostra com participantes do selecionados em comunidades sociais de relacionamento na internet, com uma margem de confiança de 95%. Os resultados obtidos demonstram que existe diferença de percepção entre os gêneros no tocante ao processo comunicativo na internet, , as mulheres percebem, com maior ênfase, a falta de foco dos sites das empresas do segmento, e que os homens, em sua maioria não voltariam ou permaneceriam o menor tempo possível um site que não lhe agregue informaçõesThis research had as an objective to analyze the communication on the internet directed to distinct genders, as a form of direct marketing strategies appropriated to the profile of each segment . Four starting points were the bases that sustained this research: a) social values, which involve a scale of variables linked to the context in which the individual is inserted. This also is applied to social and cultural influences; b) life and time factors, which which influence the ways as how men and women use their time;c) synthesizer dynamics, where we analyze the capability of processing information, and; d) communication patterns that point to different patterns and expressions in communication. The data collection, with a quantitative focus, was realized through a structured on-line questionnaire, reaching a sample, with a reliable margin of 95%. The participants in the study were selected through social communities of online . The results obtained showed that differences of perception exist between men and women regarding communication on the Internet and they highlighted that women were more aware of the lack of information provided on Internet sites and most of the men spent very little time on sites that did not provide sufficient information and did not go back to these sites.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79170INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 2 (2010); 60-792515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79170/83242Abreu, Nelsio Rodrigues deBaldanza, Renata F.Ribeiro, Gabriela Calheiros GomesAlmeida, Nayron Henrique SantanaAraujo, Alcides Carlos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T12:14:59Zoai:revistas.usp.br:article/79170Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T12:14:59Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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