Inovação na gestão da informação: evidências empíricas no setor de transporte público urbano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79288 |
Resumo: | O acesso a tecnologias de informação constitui-se em vantagem competitiva gerencial tanto pelas melhorias de gestão como pela geração do conhecimento e inovação. A proposta deste estudo consistiu em analisar de que forma a gestão estratégica da informação pode proporcionar melhorias inovadoras em um grupo de empresas do setor de transporte coletivo urbano de passageiros da região metropolitana de Porto Alegre. As análises foram baseadas em pesquisa após a implantação de um sistema informatizado do controle das operações de aquisição e uso de passagens via cartão eletrônico. Para identificação dos resultados foi realizada análise de conteúdo, que uniformizou os dados empíricos coletados, criando uma síntese das opiniões dos respondentes e do material bibliográfico. O conjunto de verificações empíricas evidenciou que o gerenciamento estratégico da informação ocorrido com a Bilhetagem Eletrônica, nas empresas de transporte coletivo de passageiros da Região Metropolitana de Porto Alegre, possibilitou à redução de falhas operacionais, melhorias dos serviços e do sistema de controle e manutenção da competitividade e lucratividade das empresas. Ressalta-se também que o sistema de Bilhetagem Eletrônica exerceu um papel estratégico permitindo a utilização de controles que aumentam a eficácia do sistema tanto por parte das empresas como pelo poder público, sendo a Bilhetagem Eletrônica considerada como uma forma inovadora de gerenciar as operações de compra, venda e utilização de passagens no transporte coletivo urbano. |
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Inovação na gestão da informação: evidências empíricas no setor de transporte público urbanoINNOVATION IN INFORMATION MANAGEMENT: EMPIRICAL EVIDENCE IN URBAN PUBLIC TRANSPORT SECTORInnovationInformation SystemsElectronic Ticketing SystemUrban Collective Transport.InovaçãoSistemas de informaçãoBilhetagem EletrônicaTransporte coletivo urbano.O acesso a tecnologias de informação constitui-se em vantagem competitiva gerencial tanto pelas melhorias de gestão como pela geração do conhecimento e inovação. A proposta deste estudo consistiu em analisar de que forma a gestão estratégica da informação pode proporcionar melhorias inovadoras em um grupo de empresas do setor de transporte coletivo urbano de passageiros da região metropolitana de Porto Alegre. As análises foram baseadas em pesquisa após a implantação de um sistema informatizado do controle das operações de aquisição e uso de passagens via cartão eletrônico. Para identificação dos resultados foi realizada análise de conteúdo, que uniformizou os dados empíricos coletados, criando uma síntese das opiniões dos respondentes e do material bibliográfico. O conjunto de verificações empíricas evidenciou que o gerenciamento estratégico da informação ocorrido com a Bilhetagem Eletrônica, nas empresas de transporte coletivo de passageiros da Região Metropolitana de Porto Alegre, possibilitou à redução de falhas operacionais, melhorias dos serviços e do sistema de controle e manutenção da competitividade e lucratividade das empresas. Ressalta-se também que o sistema de Bilhetagem Eletrônica exerceu um papel estratégico permitindo a utilização de controles que aumentam a eficácia do sistema tanto por parte das empresas como pelo poder público, sendo a Bilhetagem Eletrônica considerada como uma forma inovadora de gerenciar as operações de compra, venda e utilização de passagens no transporte coletivo urbano.Access to information technologies constitutes a competitive managing advantage for the management improvements as for knowledge generating and innovation. This study aimed to analyze how the management of information can provide innovative improvements in a group of companies of the urban collective transportation in the metropolitan region of Porto Alegre. Analyses were based on research after the implementation of an electronic ticket system. To identify the results a Content Analysis was performed, which standardized the empirical data, creating a synthesis of the responses opinions and bibliographical data. The set of empirical findings revealed that revealed that the management of information by the electronic ticketing system in the metropolitan region of Porto Alegre, enabled the reduction of operational failures, improvements in services and control system and competitiveness maintenance as well as profitability. We also emphasize that the electronic ticketing system played a strategic role in allowing the use of controls that enhance the effectiveness of the system both by the companies and by the public authorities. The electronic ticketing system is considered an innovative way to manage the purchasing, sale and use of tickets in urban public transportation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79288INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 21-432515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79288/83359Lübeck, Rafael MendesWittmann, Milton LuizGomes, Clandia Maffiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T13:19:09Zoai:revistas.usp.br:article/79288Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T13:19:09Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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